TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA DE MERCADO PARA ABERTURA DE NEGÓCIO

Por:   •  20/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

CURSO DE GRADUÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

APS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE PESQUISA DE MERCADO

BEATRIZ DOS SANTOS MARTINS

PROJETO DE PESQUISA DE MERCADO PARA ABERTURA DE NEGÓCIO

ACADEMIA IRON FITNESS

FORTALEZA
     2017

SUMARIO

1        INTRODUÇÃO        3

1.1        PROBLEMA E OBJETIVOS        4

1.1.1        Problema / Objetivo Geral        4

1.1.2        Problema da pesquisa de marketing        4

1.1.3        Objetivos Específicos        5

2        METODOLOGIA        5

2.1        Tipo de pesquisa realizado        5

2.2        Amostra e a população e a técnica de amostragem        5

2.3        O método de coleta de dados (o local e a data)        6

2.4        A técnica de análise de dados        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        7

ANEXOS / APENDICES        8

  1. INTRODUÇÃO

A pesquisa de mercado é um estudo que tem como objetivo determinar as perspectivas de venda do produto ou serviços no mercado externo e indicar a maneira de se obter os melhores resultados.

Para Kotler (2000, p. 125), “pesquisa de marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa”. Kotler (2000) descreve ainda que, as pesquisas de mercado podem acontecer por meio de grupo de foco, pesquisa por observação, levantamentos, dados comportamentais e pesquisa experimental, tendo como instrumentos o questionário e os instrumentos mecânicos.

Para Mattar (1997, p. 42), a pesquisa de marketing faz parte do sistema de informação de marketing da empresa e visa coletar dados pertinentes e transformá-los em informações que venham a ajudar os executivos de marketing na solução de problemas específicos e esporádicos que surgem durante o processo de administração de marketing.

A pesquisa de mercado realizada para validação dos dados da Academia Iron Fitness foi realizada por meio de pesquisa quantitativa, onde aplicamos um questionário on-line, onde 100 pessoas participaram respondendo a perguntas sobre qual modalidade preferem praticar, faixa etária, preço que estão dispostos a pagar, objetivos buscados e o que os fazem escolher uma academia para frequentar.  Também realizamos uma visita na Academia Fitness Center localiza no Centro de Fortaleza, onde buscamos entender a preferência dos clientes, dentre outros demais aspectos.

“A pesquisa de marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa”. (KOTLER, KELLER, 2006)

 Kotler, Keller (2006), classificam a pesquisa de marketing em dois tipos: (1) Para identificar problemas e (2) para solução de problemas. A pesquisa para identificar problemas serve para a averiguação de problemas que não estão expostos e que poderão surgir futuramente e a pesquisa para solução dos problemas será usada para resolver os problemas encontrados da pesquisa anterior. Qualquer uma das pesquisas são importantes para as empresas, pois através dos resultados obtidos, elas podem estudar a melhor estratégia para poder alcançar seus objetivos.

  1. PROBLEMA E OBJETIVOS

Por ter poucas opções de academias no centro de Fortaleza, algumas pessoas estão se deslocando para bairros vizinhos para praticar as atividades físicas. Logo resolvemos abrir um empreendimento com um conceito diferente que atingiria a carência desse publico.

  1. Problema / Objetivo Geral

O problema gerencial é o problema que o responsável pela tomada de decisão enfrenta. Isso envolve o lançamento de um novo produto ou de um novo serviço, a campanha para o lançamento, o que deve ser feito para melhorar a clientela, determina as forças e fraquezas do produto ou serviço em relação aos concorrentes, dentre outras.

Nessa etapa é identificado qual o critério usado pelos clientes para escolher tal nosso serviço, como eles o avaliam, a influencia dos concorrentes em relação aos futuros clientes, qual a parcela de mercado que o produto ou serviço esta inserido, é considerado também a fidelidade dos clientes em relação ao serviço e a sensibilidade a promoções, se ha clientes em potencial para nosso empreendimento e se ha aceitação do publico alvo em uma academia focada apenas em musculação e treinamento funcional.

O objetivo da pesquisa foi mostra qual o publico estava mais interessado em frequentar a academia, quais modalidades eram mais procuradas, quais os critérios usados para escolherem uma academia e se já praticam alguma atividade física.

  1. Problema da pesquisa de marketing

Representa as informações que são necessárias para resolver o problema de decisão gerencial. Ela expressão as razoes pela qual a pesquisa deve ser feita, os motivos que levam a sua realização. Define quais informações são necessárias e quais as formas mais viáveis de consegui-las.

 A pesquisa de mercado realizada para a abertura da academia Iron Fitness foi para verificar se no local escolhido havia clientes em potencial para o novo empreendimento, saber qual modalidade era mais escolhida, saber quais as preferências em relação a escolha de uma academia, dentre outros fatores.

  1. Objetivos Específicos

- Analisar idade, sexo e renda dos entrevistados;

- Identificar quais as atividades que preferem;

- Qual turno do dia que esta disponível para a prática de atividades;

  1. METODOLOGIA

Tendo em vista que a função do marketing é lidar com os clientes, entender, criar, comunicar e proporcionar aos clientes valores de satisfação que constituem a essência do pensamento e da pratica do marketing moderno (KOTLER,2004). Pode ser definido como um processo administrativo e social pelo qual o indivíduo e grupos obtêm o que se desejam ou necessitam, por meio da criação, oferta e troca de produtos/serviços e valor com os outros. Também pode ser entendido como função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagens competitivas para a organização, através de gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição (DIAS, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (235.1 Kb)   docx (453.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com