TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PESQUISA DE MERCADO COCA COLA STÉVIA

Por:   •  30/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.192 Palavras (13 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 13

PUC – PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO PARANÁ

BRUNO JOSÉ DE SOUZA

JANE KELY RIBEIRO MARTINS PIRES

JUCIANE REGINA GRITZ DE MORAES

PRISCILA REGINA PEREIRA SPREAFICO

PROJETO DE PESQUISA COCA COLA STÉVIA

PARANÁ

2018

RESUMO

A quantidade de pessoas que consomem refrigerantes é muito grande.  Isso é um dos principais motivos de várias doenças, principalmente em jovens e crianças. O que ocasiona a busca de diversos produtos mais saudáveis. Sem com isso perder a demanda de consumidores. Pensando nisso a Coca cola criou a Stévia. Trazendo um refrigerante com componentes mais saudáveis em sua fórmula. Só que o produto apesar de seu sabor adocicado. Não foi aceito pelo público. Com isso tornou-se necessário descobrir o motivo. Através de  pesquisas direta com o público consumidor, se fez esse levantamento. É o que aborda o nosso trabalho de pesquisa. Toda pesquisa foi feita online.

Palavras-chave: Refrigerantes. Saudáveis. Stévia.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO ......................................................................................   4

1.1        PROJETO DE PESQUISA: FUTURO COCA – COLA ..........................  4

2        PROBLEMA DE DECISÃO GERENCIAL .............................................. 5

3        PROBLEMA DE PESQUISA .................................................................  6

4        OBJETIVOS ...........................................................................................  6

4.1        Objetivo geral ........................................................................................ 5

4.2        Objetivos específicos ........................................................................... 5

5        TIPOS DE ESTUDO ...............................................................................  5

6        DESCRIÇÃO DO MÉTODO .................................................................... 7

6.1        Definição da População e Tamanho da Amostra ............................... 7

6.2  Concepção da Amostra e Método de coleta de Dados ..........................8

7        CONCLUSÃO ......................................................................................... 9

7.1        Análise dos Dados ................................................................................ 9

8        RECOMENDAÇÕES FINAIS ................................................................ 15

9        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................... 15

10        ANEXO ...................................................................................................16

1. INTRODUÇÃO

1.1. PROJETO DE PESQUISA: FUTURO COCA-COLA

A Coca-Cola é uma empresa fabricante de refrigerantes carbonados vendidos em lojas, restaurantes e comércios diversos no mundo todo. A empresa possui sede em Atlanta, Estados Unidos e geralmente é identificada pelos consumidores, simplesmente como Coca-Cola (a marca registrada da empresa Coca-Cola nos Estados Unidos desde 27 de março de 1944). Originalmente concebida como um xarope patenteado no final do século XIX, a bebida mais famosa do mundo, foi inventada por um químico e farmacêutico curioso chamado John Pemberton, posteriormente a Coca-Cola foi comprada pelo empresário Asa GriggsCandler, cujas as táticas publicitárias levaram a bebida ao domínio do mercado de refrigerantes no mundo, ao longo do século XX.

A Coca-Cola é um dos produtos mais conhecidos do mundo e possui um mix variado de bebidas, que vão desde a Tradicional Coca-Cola, até opções para nichos específicos como a Coca-Cola Zero, Coca-Cola Stévia, Fanta, Sprite, Guaraná Kuat entre outros. A Coca-Cola é muito bem aceita no mercado, mesmo com valor acima dos concorrentes. Seu público é fiel, variado e sem distinção de classe social ou idade, mas de um modo geral o público alvo da Coca-Cola são os jovens.

O público consumidor de refrigerantes está cada vez mais exigente. Com as novas tendências na mudança do comportamento alimentar, a Coca-Cola como produto da vez, está perdendo força de mercado, por não ser mais uma opção de compra desses consumidores. Portanto, a alta está no mercado de águas, sucos e chás.

A Coca-Cola comprou em junho de 2016 a marca de bebidas de soja Ades, da Unilever, como parte da estratégia de aumentar a oferta de produtos saudáveis.

Os maiores concorrentes, também afetados pela tendência externa de mercado, não tem ficado para trás, a Ambev, recentemente, comprou a Do Bem, de sucos e chás, com o mesmo objetivo.

Como alternativa de manterem suas marcas líderes no topo das vendas, as fabricantes de refrigerantes passaram a fazer uma substituição do açúcar por suco de fruta ou Stévia.

Talvez ameaçada e um pouco desesperada com a forte queda nas vendas a Coca-Cola apresentou a versão Coca-Cola Stévia com 50% menos açucares. Cometeram um equívoco? O nome é um tanto quanto longo, e nada publicitário.

O foco desta pesquisa é estudar o lançamento da Coca-Cola Stévia, estratégia de distribuição e aceitação do público que na opinião do Grupo não teve o sucesso esperado. Segundo a empresa, o objetivo era de oferecer uma opção voltada ao publico saudável ou fitness. O novo produto que é adoçado com Stévia tem 50% menos açúcares que a versão original.

A Stévia da nova versão de Coca-Cola é um ingrediente sem calorias originário de uma planta nativa da América do Sul. É 200 vezes mais doce do que o açúcar e por isso, claro, ganhou essa fama toda. Um pouquinho já é suficiente em fórmulas de bebidas ou receitas de alimentos. Existem centenas de espécies diferentes da planta, mas apenas uma, chamada StéviaRebaudiana, contém as substâncias naturais que dão o sabor doce. Ao mastigar sua folha, já é possível comprovar essa propriedade. Para capturar a doçura, as folhas são refinadas até restarem apenas compostos moleculares de sabor doce. A segurança do consumo da Stévia é atestada por mais de uma centena estudos científicos e por comitês de especialistas em ingredientes, como a JECFA da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Autoridade Européia para a Segurança de Alimentos (EFSA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (782.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com