TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Trabalho apresentado ao curso de graduação em Administração da Universidade Veiga de Almeida, como requisito parcial para aprovação na disciplina Ética e Responsabilidade Social.

RIO DE JANEIRO

2019

A RICA Alimentos S/A é uma empresa do ramo alimentício criada em 1972, atuante nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, cuja especialidade é o comércio próprio de frangos. Sua sede de distribuição encontra-se em Jacarepaguá/RJ, atingindo assim 90% de consumidores no Estado do Rio de Janeiro. Com infraestrutura própria, possui mais de 10 mil funcionários, e além de 9 filiais, entre criadouros e granjas, produzindo 7,7 milhões de frangos, além de abater e comercializar mais de 300 frangos por semana.

Os princípios de Responsabilidade Social da ISO 26000, que vão nortear as decisões da empresa RICA Alimentos são voltados para bases sólidas de boas práticas de governança organizacional, meio ambiente, questões junto ao consumidor, práticas leais de operações, práticas trabalhistas, direitos humanos, e desenvolvimento e envolvimento social junto à comunidade. Entre estes, destacamos:

  • Accountability e Transparência: sendo a empresa RICA Alimentos responsável por suas próprias ações e decisões e, sabendo que pode responder de forma cível e criminal por atos ilícitos, compromete-se assim a prestar contas de seus balanços e relatórios às partes interessadas sempre que necessário de forma clara, acessível e objetiva;
  • Comportamento Ético e Respeito pelos Interesses dos seus Investidores e Interessados:a RICA Alimentos se compromete em agir corretamente diante da sociedade, seguir seus valores, além de escutar e considerar a opinião de indivíduos e/ou entidades que sejam afetadas por suas atividades, como seus funcionários, gestores e a comunidade que consome seus produtos, em busca por sempre trazer melhores produtos e serviços, além de fornecer um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável;
  • Respeito pelo Estado de Direito, pelas Normas Internacionais de Comportamento e pelos Direitos Humanos: a RICA Alimentos está em constante busca por seguir, de maneira integral, as leis locais e internacionais, buscando sempre o alinhamento junto aosseus princípios, além de reconhecer profundamente a relevância destas, direta ou indiretamente. Com isso, procura respeitar as leis e normas exigidas, além de cumprir com todos os protocolos de produção, elaboração, apresentação, precificação e faturamento de seus produtos. Além disso, compromete-se também em fornecer condições salubres de trabalho, incentivos, benefícios, condições de trabalho para seus funcionários.        
            Além das propostas baseadas na ISO 26000, serão utilizadas também ferramentas fornecidas pelos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social e Empresarial. Aplicando seus indicadores de planejamento, é possível escolher questões específicas para gerenciar, estabelecendo e acompanhando metas, prazos e recursos. Com os Indicadores Ethos, a RICA Alimentos apresentará, baseada no plano de ações criado a partir da certificação ISO 26000, o monitoramento dos seus compromissos e pactos, avaliando seu desempenho constantemente, disponibilizando-o também para outras empresas, a fim de contribuir com um sistema de desenvolvimento mais sustentável. Com isso, a RICA Alimentos também poderá utilizar relatórios de diversos formatos, adequados a cada assunto, que apoiarão a sua gestão de informação, tanto para usos internos e externos, como para divulgação para partes interessadas, otimizando o tempo de seus investidores e gestoresem relação às necessidades da empresa.

Com estas propostas, a RICA Alimentos consegue evitar, de forma efetiva, os dez maiores erros que são cometidos por empresas que buscam a Responsabilidade Social Corporativa, que são: falta de visão; resistência às mudanças; responsabilidade social voltada para departamentos específicos; visão pouco sofisticada do conceito de responsabilidade social; falta de habilidade para ouvir stakeholders; competências gerenciais antigas e rebuscadas; excesso deuniformização das abordagens programáticas;  abordagem desigual entre os setores; orientação top-down excessiva; incapacidade de focar na inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com