TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaborando um projeto de Responsabilidade Social Corporativa

Por:   •  12/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Nome

ATIVIDADE AVALIATIVA [AVA 2]

Elaborando um projeto de Responsabilidade Social Corporativa

RIO DE JANEIRO

2022


PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

  1. A empresa e seu ramo de negócio

     A Multilaser é uma empresa privada brasileira no segmento de eletrônicos e de suprimentos de informática nacional, fundada em 1987. A empresa trabalha em fabricação e comercialização de produtos do setor tecnológico, acessórios multimídia e brinquedos.

  1. Propostas de ação com base na ISO26000 e nos indicadores Ethos

     Como uma empresa de tecnologia, reconhecer a importância de integrar propostas a longo prazo de ação de responsabilidade social corporativa aos valores e operações de negócios da empresa é primordial para promover o bem-estar da equipe, da comunidade e do meio ambiente. Como proposta de ação, a empresa deve incluir no seu planejamento estratégico, aspectos sociais e questões ambientais e considerar nesse plano, os estudos de impactos socioambientais elaborados, formulando estratégias de sustentabilidade que têm como objetivo aumentar a sua eficiência no uso de recursos naturais e reduzir os impactos socioambientais negativos, instituindo procedimentos de gestão de riscos e oportunidades com monitoramento periódico[1].

     Além disso, a empresa deve instituir controles internos e externos para orientar no seu processo de tomada de decisão, e acompanhar periodicamente seus resultados[2]. Estabelecer iniciativas de diálogo e engajamento com os stakeholders, mantendo canais de comunicação com pelo menos uma das partes interessadas, registrando informações e oferecendo resposta às suas demandas[3].  Dar prioridade às principais partes interessadas, relacionando-nos com elas por meio de canais que favorecem a recepção de opiniões e gerando relatórios gerenciais e planos de engajamento3. Prestar contas formal e publicamente e nos seus documentos expressar princípios e valores que serão difundidos para o público interno e externo2.

     Adotar práticas e/ou diretrizes de comunicação alinhadas com seus valores e princípios que contemplem todos os meios e materiais de que dispõem. Estes, por sua vez, devem fornecer informações confiáveis, consistentes e verdadeiras, comparáveis e verificáveis, sobre fatores ambientais e sociais relacionados à sustentação, produção e entrega dos produtos ou serviços.  Adotar uma política de comunicação que orienta sua implementação de forma ética e responsável. Essa política deve estabelecer procedimentos de comunicação para todas as áreas, com base em levantamentos sobre potenciais impactos de sustentabilidade inerentes a seus produtos e serviços[4].

     E por fim, identificar as fontes de poluição da empresa (resíduos, efluentes e emissões atmosféricas), adotando medidas de controle para atender à legislação vigente, incluindo a destinação adequada dos resíduos perigosos; cumprir a legislação no que tange à poluição sonora e visual e à emissão de particulados e poeira[5]. E ainda, implementar práticas de redução do uso de materiais e promover mais campanhas com empregados para identificar oportunidades de redução de impressões e reutilização de materiais descartáveis, entre outras ações, visando à diminuição do consumo de materiais, e praticar a coleta seletiva em áreas da organização. Abordar, nos treinamentos ou atividades, os impactos de suas operações, com foco em inovação e redução, estimulando todos a identificar propostas de mudança e promover treinamento dos empregados sobre educação ambiental, buscando maior engajamento e conscientização do público interno[6].

  1. Conclusão

     Esse projeto foi desenvolvido pensando em trabalhar com responsabilidade social corporativa a longo prazo, evitando os erros mais comuns executados pelas empresas. Por meio dessa abordagem, foi estabelecido uma visão futura do papel da empresa em sua indústria e comunidade e não focando apenas nas atividades e estratégias atuais.

    Também foi definido nesse projeto buscar desenvolver e divulgar a todas as partes interessadas um programa ativo e contínuo de aperfeiçoamento das relações com as pessoas e entidades públicas ou privadas envolvidas com as ações da empresa, pois o diálogo é o único meio legítimo de realização da persuasão, superação de divergências e resolução de conflitos. Dessa forma, esse projeto buscou identificar e atender aos legítimos interesses das várias partes interessadas, de maneira equilibrada e transparente, garantindo dessa forma a veracidade e objetividade nas informações.

      Também foi estabelecido que a responsabilidade social precisa estar inserida na cultura da empresa para garantir que todos estejam motivados, inspirados e dispostos a empreender os esforços para as mudanças necessárias. Os líderes devem assumir um papel ativo, compartilhando a visão continuamente. A importância que a responsabilidade social tem para o longo prazo deve ser repetida com frequência. E isso inclui o valor agregado que oferece aos funcionários, à empresa e à comunidade. 

       E por fim, o projeto visa disponibilizar, de forma satisfatória e acessível, os dados e informações que permitam a avaliação das contribuições e impactos sociais e ambientais das atividades da empresa, mostrando que as ações sustentáveis não ocorrem por conveniência e sim por convicção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com