TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

A Escola Pequenópolis, localizada na cidade de Salvador - Bahia, é uma instituição de ensino com mais de 50 anos de história que oferece formação educacional e desenvolvimento global de crianças desde a Educação Infantil (G2 a G5) até o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). É uma Sociedade Empresária Limitada de pequeno porte (EPP) que conta com aproximadamente 30 colaboradores distribuídos entre profissionais da área administrativa, corpo docente, pedagogos e equipes de apoio educacional e operacional. A escola particular possui grande potencial em desenvolver ações significativas de responsabilidade social, tendo em vista seu comprometimento com o ensino de qualidade com base na formação ética e construção da consciência de cidadania aos seus alunos. (Fonte: Escola Pequenópolis). Para realizar o projeto de responsabilidade social corporativa para a Escola Pequenópolis, foi realizado um estudo de caso com breve entrevista com a direção da escola, vistoria das dependências, análise das informações disponibilizadas no site e conversa informal com alguns pais e professores para o levantamento de dados e formulação de diagnóstico.

Seguindo o guia “Indicadores Ethos-Sebrae para Micro e Pequenas Empresas”, foi verificado uma deficiência na Dimensão Visão e Estratégia pela falta de divulgação das declarações de missão, visão e valores no site ou em algum local visível na escola, questão que poderá ser sanada facilmente. Na Dimensão Governança e Gestão, há solidez quanto à gestão financeira, cumprimento das leis e compliance, contudo verificou-se a possibilidade de melhoria no relacionamento com Fornecedores e Clientes. Observou-se a falta de revisão de processos e realização de pesquisa de satisfação com seus clientes, questão corroborada pela reclamação de alguns pais sobre ruídos na comunicação. Para buscar melhor eficiência no serviço, a sugestão é um melhor planejamento e revisão do canal de atendimento, processo das informações coletadas e análise de possíveis soluções.

A averiguação das responsabilidades legais dos fornecedores não era entendida como relevante, por possui parcerias consolidadas, mas será considerada. Quanto a Dimensão Social observou-se uma ótima relação com os empregados de uma maneira geral e potenciais ações foram detectadas para o desenvolvimento profissional. Por ser uma escola bilíngue, é possível implementar aulas de inglês para colaboradores que tenham interesse em aprender o idioma, como forma de valorização e desenvolvimento profissional de seus recursos humanos. Em relação à saúde e segurança, é sugerida ações, juntos com os alunos, sobre conscientização sobre o mosquito aedes aegypti. O relacionamento com a Comunidade pode ser valorizado através de campanhas solidárias realizadas em conjunto com os alunos para doação de agasalhos, alimentos e brinquedos. Com a entrega dos itens às entidades assistenciais, pode ser cogitada realização de visita social às entidades como forma de ação complementar. Finalmente quando falamos sobre a Dimensão Ambiental, há muito a ser feito. Existem na escola lixeiras de coleta seletiva, contudo não há instrução sobre como o lixo deve separado e descartado. O ensinamento sobre a conscientização da reciclagem e sua execução devem ser contínuos e, como reforço e reflexo disto, é sugerido (1) que se faça uma atividade escolar seguida de exposição anual, aproveitando o dia nacional da reciclagem (05 de junho) e o dia internacional da reciclagem (17 de maio); (2) campanha com a vizinhança sobre a importância da reciclagem e busca por empresas para realizar a coleta. Incorporar ações diárias sobre economia de materiais e consumo de água e energia, que vão desde a utilização de copos não-descartáveis, garrafinhas ou canecas para beber água/café; fazer de rascunho papéis impressos e reduzir impressões, desconectar equipamentos das fontes de energia ao final do expediente.

Na avaliação do projeto foram considerados ainda os sete princípios da ISO 26000 que consideram os impactos que as ações da empresa geram em seu meio-ambiente, isto é, tudo e todos que a cercam. Nesse quesito a instituição mostra-se consciente de seus atos e em conformidade com os princípios, mesmo havendo questões a serem aprimoradas, conforme descrito anteriormente. Os princípios são: Accountability – há responsabilidade pelos impactos

Transparência – é transparente em suas ações

Comportamento ético – adota condutas éticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com