TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE VIABILIDADE DE UMA AÇAFAITARIA UTILIZANDO OS MÉTODOS PAYBACK, VPL E TIR

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.372 Palavras (10 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

ANALISE DE INVESTIMENTOS

PROJETO DE VIABILIDADE DE UMA AÇAITERIA UTILIZANDO OS MÉTODOS PAYBACK, VPL E TIR

Vitória ES

ABRIL/2015

                          UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

ANALISE DE INVESTIMENTOS

CRISTIANE SOARES - RA: 438813

MARLY PEREIRA SILVA - RA: 406497

ROGÉRIO PETRI SABADINI - RA: 405483

 

Faculdade Anhanguera – Pólo Vitória (ES)

Bacharel em Administração

Professora de Ensino a Distância:Prof. Me. Jefferson Dias

Tutor Presencial: Cleidismara Stocco dos Santos Freitas

VITÓRIA ES

ABRIL/2015


INTRODUÇÃO

Através de nossos estudos sobre analises de investimento a atps , escolhemos uma empresa fictícia com nome de Açaiteria, voltada para o ramo de alimentação, oferecendo açaí como referencia da lanchonete, mas também com diversidades de lanches que atende ao publico.

Podemos descrever que todo conjunto de técnicas obtidas para comparações de resultados que apresentam diferentes possibilidades de investimento que nos direcionam para alguns recursos financeiros de uma organização para uma tomada de decisão, podemos chamar de análise de investimento.

Sendo assim, poderemos observar o investimento a ser realizado enumerando suas alternativas mais viáveis comparando-as entre si para chegar ao comum acordo sobre a melhor das oportunidades, alem disso, através da visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, poderemos analisar e implantar sistemas de informação contábil e controle gerencial, revendo a capacidade crítico-analítico para avaliação das implicações com as tecnologias da informação.

Portanto, através da descrição de qual deverá ser o investimento da organização, vamos elaborar um projeto de investimento com um fluxo de caixa relevante com métodos para avaliação, analisando o impacto causado pela inflação ao longo do projeto, o IR com a depreciação para chegarmos a conclusão a ser tomada.


2 -  ETAPA 1

2.1 - PASSO 1

Considerando as nossas avaliações através de alguns tipos de investimentos empresariais, consideramos três:

- Investimentos por solicitação são considerados com bens intrínsecos dos bens adquiridos e sim o aumento na satisfação e na qualidade de vida das pessoas , que também podemos considerar como investimento, como exemplos temos os veiculo de uso particular, imóvel de residência e coisas desse gênero.

- Investimentos Recorrentes: são os que já possuem técnicas desenvolvidas utilizadas e já conhecidas no mercado, ou seja, a analise e estrutura de custos e receitas de projeções são estimadas com segurança, o maior exemplo que podemos citar são os fundos de investimentos com renda fixa, poupança, dentre outros, pois possuem suas taxas e custos e também as técnicas já conhecidas e expostas ao investidor.

- Investimentos estratégicos: é um tipo de investimento para pessoas que querem iniciar algum tipo de aplicação ou investimento, e essa metodologia exige pesquisas para conseguir se obter algum sucesso no investimento, pois além de ser um investimento com valor mais volátil há dificuldade em sua estima, podemos ver alguns exemplos como negociações em bolsa de valores , fundos de ações, debêntures, imóveis, cambio, papeis do tesouro e suas rentabilidades tem grande variação que difere muito de um mês para o outro

Podemos dividir os investimentos em três categorias:

- Públicos: quando são disponibilizados pelo governo e entidades publicas a fim de gerar bem estar social e não visa retornos monetários, mas apenas retorno social.

- Privados: recursos de pessoas físicas ou jurídicas com a finalidade de retorno de seu capital acrescido de juros e rentabilidade.

- Misto:podemos descrever que temos um misto de investimentos onde temos parte disponibilizada pelo governo ou entidades publicas e de outro lado o direito privado das pessoas físicas ou jurídicas, sendo proveniente diretamente de empresas com capital misto com o benéfico de gerar bem estar para família e também retorno monetário para os investidores.

Nossa açaiteria é uma lanchonete com especialização em açaí, no entanto, visando o mercado de alimentação e a procura acirrada por alimentos de baixa caloria focou também em sanduiches naturais, tapiocas e outros lanches com massa integral, além de sucos variados da própria fruta feitos com ou sem açúcar. Todo nosso estoque e produtos passam por uma analise minuciosa onde identificamos a sua procedência e cultivamos em estoque com controle de qualidade e ambiente climatizado para o bem estar e o consumo satisfatório de todos.

Através de nossa vasta experiência através de outras empresas, fizemos um grande investimento na área de produção e tecnológica onde podemos controlar tudo através do sistema de informação, sabendo exatamente os custos, despesas, fornecedores, receitas e patrimônio, também temos uma analise rigorosa na contratação de funcionários com experiência além de oferecer cursos de aperfeiçoamento e relacionamento interpessoal,  é um investimento profissional para a satisfação dos demais e também de nossos clientes.

Devido a pesquisas de mercado, “A busca por melhor qualidade de vida faz do setor de alimentação saudável uma das tendências de bons negócios este ano.”  percebemos que os jovens estão aderindo a moda  fitness com dietas buscando o bem estar físico e social, sendo assim, identificamos que a demanda desse produto é  grande e que o numero de estabelecimentos que ofertam o mesmo é escasso, então, resolvemos investir para que nosso objetivo como empresa seja satisfazer aos interesses e vontade de nossos clientes, contribuindo também para uma vida prazerosa e saudável.


3 - ETAPA 2

3.1 PASSO 1

Um fluxo de caixa relevante em um projeto é aquele que provoca mudança no fluxo geral de caixa da empresa que está vinculado à questão de aceitar ou não a este projeto. A diferença entre os fluxos de caixa futuros da empresa que podem ser obtidos com o novo projeto é aqueles que seriam possíveis sem o projeto, recebe o nome de fluxos de caixa incrementais. Portanto, entender o conceito de fluxo incremental é fundamental na analise de implantação de um projeto.

Em termos gerais, podemos dizer que os fluxos de caixa incrementais, quando observados em uma avaliação de projetos de investimentos, refletem toda e qualquer alteração nos fluxos futuros da empresa que serão de certa forma influenciada pela realização do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (267 Kb)   docx (68.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com