TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CALCULAR: PAYBACK, VPL E TIR

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE: AVALIAÇÃO DE EMPRESAS

A) Combinação de negócios / processos de reorganização societária (conceitos):

Diante de um mercado cada vez mais globalizado, empresas precisam reorganizar suas estruturas para se manter competitivas perante a concorrência e se destacarem no mercado. Sendo assim, segue abaixo os processos que possibilitam a reestruturação societária:

  1. – Fusão

Ocorre quando duas ou mais empresas se unem para dar origem a uma nova organização, sendo que a última adquire todos os direitos e obrigações das primeiras.

Na fusão as sociedades fusionadas desaparecem e dão origem a uma nova, onde a administração da nova empresa fica a cargo dos gestores das originais ou da que era maior entre elas.

Em se tratando de fusão, vale ressaltar seus subtipos, são eles:

  • Horizontal: empresas do mesmo setor;
  • Vertical: negócios diferentes que se completam;
  • Conglomeração: atividades totalmente distintas;
  • Extensão de Mercado: produzem o mesmo produto, mas operam em mercados diferentes;
  • Extensão de Produto: produzem o mesmo produto e operam no mesmo mercado.

1.2 – Cisão

Se caracteriza pela transferência de parcelas do patrimônio de uma entidade para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes.

Nessa operação a sociedade é extinta se houver a cisão de todo o seu patrimônio, todavia, se a versão for parcial o capital é dividido.

As cisões garantem benefícios como o favorecimento do planejamento tributário, aumento da participação de mercado da incorporadora, alteração no gerenciamento a fim de trazer melhorias e otimizar os processos, entre outros.

1.3 – Incorporação

É a absorção de uma ou várias empresas por outra, onde se extingui a primeira e a incorporadora passa a deter todos os seus direitos e obrigações.

Geralmente ocorre a compra de uma empresa de menor porte por outra maior, que já operava no mercado com objetivos próprios.

Na incorporação os lançamentos contábeis objetivam baixar os saldos das contas das empresas incorporadas, incorporando-os à incorporadora.

1.4 – Dissolução, liquidação e extinção

  • Dissolução: representa a interrupção da atividade de uma companhia e não a extinção dela de imediato, pois a companha continua a existir até que se concluam as negociações pendentes procedendo‐se à liquidação das ultimadas, conforme disposto no art. 51 do Código Civil. Segundo o artigo 206 da Lei nº 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas) uma companhia pode ser dissolvida de três maneiras: pleno direito; por decisão judicial ou por decisão de autoridade administrativa competente.
  • Liquidação: surge depois da dissolução, que tem por propósito transformar os ativos da entidade em dinheiro e liquidar as dívidas e destinar o saldo que houver, respectivamente, ao titular ou, mediante partilha, aos componentes da sociedade. De acordo com os artigos 208 e 209 da Lei nº 6.404/76 existem dois tipos de liquidação: a privada e a judicial.
  • Extinção: representa a baixa da personalidade jurídica. Desfaz-se juridicamente uma entidade. É o perecimento da organização ditada pela desvinculação dos elementos humanos e materiais que dela faziam parte. Dessa despersonalização do ente jurídico decorre a baixa dos respectivos registros, inscrições e matrículas nos órgãos competentes. O artigo 219 da Lei nº 6.404/76 estabelece duas formas de uma companhia ser extinta: pelo encerramento da liquidação ou pela incorporação, fusão e cisão total.

1.5 – Ágio, Deságio (compra vantajosa) e goodwill

   

O ágio surge quando uma empresa adquire participação relevante em outra sociedade. O valor pago pode nem sempre corresponder ao preço justo dos ativos obtidos. Contabilmente, a diferença apurada é conhecida como:

  • Ágio: pagamento a maior do que o valor patrimonial. Segundo Heleno Taveira Torres, dentre outras hipóteses, surge o ágio como preço adicional, quando participações societárias ou ativos de uma empresa são adquiridas por um custo de aquisição superior ao valor contábil registrado nas demonstrações financeiras;
  • Deságio: é o oposto do ágio, ocorre quando o valor pago é inferior ao valor patrimonial e é também chamado por “ganho por compra vantajosa”;
  • Goodwill: é um ativo intangível, que aparece quando uma empresa tem uma capacidade de geração de lucros superior ao habitual para o setor no qual atua, isso se dá devido a sinergia de inúmeros ativos intangíveis que não podem ser identificados isoladamente. O Goodwill pode ser definido como a junção das faculdades intangíveis de um negócio que favorecem para o seu sucesso, tais como: cartela de clientes, boa reputação, boa localização, inovações tecnológicas no seu processo produtivo entre outros.

B) Fazer uma pesquisa sobre as maiores aquisições/combinações de empresas no mercado (citar 03 casos, explicando). Pode ser nos últimos 02 anos.

  • O aluno deverá pesquisar no mínimo em três fontes diferentes (pode ser Artigos, livros, sites, CVM, B3).
  • Conceito/definição (evitem copiar)
  • Citar as fontes de pesquisa no final do trabalho (mínimo 03 folhas), de acordo com as normas ABNT.

1º Caso: Natura x Avon

A Avon é uma empresa de origem americana com 134 anos de existência. A Natura por sua vez, é uma empresa brasileira fundada em 1969, avaliada hoje em R$ 33,5 bilhões. Ambas conhecidas mundialmente e são líderes no ramo das vendas diretas e juntas atingem mais de 200 milhões de consumidores em todo o mundo.

Embora a Avon tenha um faturamento expressivamente maior, a Natura vem apresentando aumentos significativos tanto na receita quanto no investimento para sua expansão.  E esse crescimento se dá não apenas pelo aumento na base de clientes e consultoras, mas na aquisição de outras marcas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com