TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO: CASA DO MENINO

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.817 Palavras (12 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE UBERABA

GABRIELA DE OLIVEIRA GOMES DA SILVA

SAMUEL SOUZA TEODORO GONÇALVES

PROJETO INTEGRADO: CASA DO MENINO

UBERABA-MG

2016

GABRIELA DE OLIVEIRA GOMES DA SILVA

SAMUEL SOUZA TEODORO GONÇALVES

PROJETO INTEGRADO: CASA DO MENINO

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão da disciplina de Projeto Integrado, requerido pelo curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Professor (a): Cristiene Eli Bez Batti Aguiar.

UBERABA-MG

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO4

2 CONTEXTUALIZAÇÃO5

2.1 IDENTIDADE5

2.2 RELAÇÕES6

2.3 PROCESSOS DE RH6

2.4 RECURSOS RH7

2.5 INTENÇÕES FUTURAS7

3 PROBLEMATIZAÇÃO8

4 PROPOSTA9

4.1 IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS9

4.2 PROGRAMA DE TREINAMENTO9

4.3 PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS10

4.5 ORGANOGRAMA11

5 IMPLEMENTAÇÃO12

5.1 IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS12

5.2 PROGRAMA DE TREINAMENTO12

5.3 FORMAÇÃO ESPECÍFICA12

5.4 PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS12

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS14

1 INTRODUÇÃO

Para Rosana Kisil (KISIL, 2001), antes de mudar é necessário realizar um diagnóstico organizacional, a fim de conhecer a situação presente. Não existe um único diagnóstico. Cada um deles resulta de um conjunto de variáveis, da profundidade com que cada uma foi estudada, do momento histórico em que se faz o estudo e da experiência de quem o executa.

Neste trabalho temos como objetivo realizar um diagnóstico organizacional através de observações e entrevistas realizadas com a diretora pedagógica da instituição Casa do Menino, e propor possíveis planos de ação para melhorias institucionais.

Um diagnóstico é essencial para identificar problemas e também seu potencial de crescimento, de qualquer empresa, assim podemos identificar características, como por exemplo, suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, podendo assim traçar um plano de ação para fazer melhorias nas dificuldades enfrentadas.

Com base nas disciplinas adquiridas durante o curso de Recursos Humanos é possível alinhar e melhorar as necessidades da empresa e chegar a um resultado satisfatório, e evitar a rotatividade e diversos problemas que ocorre em uma empresa. E através deste diagnóstico que serão feitas ações que possam diminuir as dificuldades encontradas nas áreas e propor uma solução para ser resolvida.

A metodologia utilizada foi entrevista com a Diretora Pedagógica da Instituição e foi dividida em duas partes. Sendo a primeira parte foi abordado a identificação, identidade, relação, onde podemos observar a realidade da instituição e como que funciona os procedimentos. A segunda parte da entrevista foi abordado os processos de recursos humanos, recursos e intenções futuras, onde podemos saber o que a instituição pensa em futuramente os planos que que estão fazendo e suas expectativas.

        O projeto abordou conteúdos vistos durante o curso de RH nos possibilitando colocá-los em prática utilizando métodos e através deles buscar melhorias na instituição e para que consigam um melhor desempenho podendo atuar com eficiência e com qualidade, assim pensando tanto na instituição quanto no colaborador que trabalha nela.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO

2.1 IDENTIDADE

A empresa Casa do Menino é uma Organização Não Governamental-ONG, se localiza na cidade de Uberaba – MG, na avenida Nenê Sabino, número 160, bairro Santa Marta. Foi fundada em 1967 e é formada por gestores, líderes e coordenadores.

Na Casa do Menino, as inscrições são feitas semestralmente, e os dados da direção apontam que 500 pessoas são assistidas por ano. São adolescentes que vem de forma espontânea através do projeto sócio assistencial acompanhado pela família, encaminhada pelo juizado, conselho tutelar ou rede parceira.

A missão da ONG é integrar os adolescentes na faixa entre 12 e 14 anos de idade que são abandonados pelos pais, e então moram com outros membros da família, ou que estão em risco social ou psicológico, resgatando seus valores éticos e morais superando todo tipo de desigualdade social a partir de um bom trabalho feito com amor, e oferecendo oficinas educativas com vários tipos de atividades.

A instituição trabalha a partir das vulnerabilidades dos adolescentes que precisam dela, sejam, elas resultados de violência psíquicas, físicas e de negligência dos pais. Na Casa do Menino é oferecido mais de 20 atividades diferentes aos adolescentes, como por exemplo, pinturas, natação, artesanato, informática, instrumentos musicais, coral, dança, entre outros.

A ONG é uma instituição que deseja ser vista como referência para as outras instituições e ser reconhecida, oferecendo serviços com ética e transparência, para que futuramente a empresa possa ser mais autossustentável sem depender de doações ou de outras parcerias. Quanto á estrutura física, atualmente, ela comporta a quantidade de adolescentes que estão na instituição. Contudo, é uma intenção da ONG, voltar a atender um número maior de adolescentes. Para que isso aconteça, a empresa necessita de mais parcerias ou convênios para ajudar no custo de manutenção do projeto.

A instituição traz como valores primordiais a ética, amor ao próximo, ser transparente, ter responsabilidade, dignidade humana, cidadania e comprometimento, respeito a todos e solidariedade, ou seja, busca formar cidadãos.

2.2 RELAÇÃO

Nessa organização trabalham 10 colaboradores que ajudam os adolescentes e ensinam com paciência e com amor, para que eles tenham um futuro digno pela frente sem qualquer tipo de preconceito com as outras pessoas.

Não existe relativamente uma rotatividade de pessoas na empresa, as pessoas que estão trabalhando nesta instituição já exercem suas atividades já algum tempo. Afirmam que trabalham porque gostam de ajudar e acolher os adolescentes. Quando são contratados novos colaboradores, eles são apresentados ao espaço físico e aos outros colaboradores veteranos, para facilitar a interação entre todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com