TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR FIPEL PIM III E IV

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.182 Palavras (9 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

RAFAELA DA SILVA SANTOS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

FIPEL

PIM III E IV

       

CARUARU

2019

Rafaela da Silva Santos

Trabalho de conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do Diploma de Graduação em Gestão de Recursos Humanos, da Universidade Paulista filial de Caruaru.

Caruaru

2019

Sumário

1 Introdução

2. Desenvolvimento de Recursos Humanos

3. Dinâmica das Relações Interpessoais

4. Gerenciamento de Pessoas

5. Suprimento de Mão de Obra

6. Contabilidade

7. Estatística Aplicada

8. Organograma da Empresa

9. Conclusão

10. Referências Bibliográficas

11. Anexos

1. Introdução

A empresa O Fipel Frigorífico Industrial é uma indústria produtora de alimentos derivados de carne como salsichas, linguiças, mortadelas, hambúrgueres, etc. Foi fundada em 1997, está em seu terceiro ciclo de expansão e atende clientes em todo o nordeste brasileiro." O Fipel Frigorífico Industrial inaugurou recentemente no município de Igarassu uma nova expansão que dobra sua capacidade de produção e traz o lançamento de novos produtos, entre eles, a primeira fábrica de hambúrguer do Norte/Nordeste. Para se ter ideia do impacto desse crescimento, a produção diária atual da empresa equivale ao que se fabricava mensalmente há apenas oito anos. Sua linha de produtos passou agora a contar com hambúrguer, toscana e linguiça fina.

Em área de fabricação, a empresa passa dos atuais 2 mil metros quadrados para 3,3 mil metros quadrados. Os itens já produzidos pela empresa, que somam mais de 1 mil toneladas por mês, devem chegar a 2 mil toneladas/mês.  Para esse aumento de produção, a empresa ampliou também o quadro de funcionários, que gira em torno de 350 trabalhadores, chegará a 500 pessoas. A empresa procura adequar-se as mudanças no mundo globalizado através de técnicas mencionadas no trabalho que segue, impondo ao quadro de funcionários o melhor desenvolvimento de suas metas nas tarefas propostas aos mesmos.

2. Desenvolvimento de Recursos Humanos

          A empresa Fipel procura avaliar as verdadeiras necessidades do funcionário para que se possa estabelecer o nível de desempenho almejado. Além destes levantamentos, a empresa estar disposta a dar espaço e oferece oportunidades para que as pessoas possam aplicar as novas competências. O mundo de hoje está mudando de uma forma extraordinária. As mudanças antigamente levavam décadas para acontecer e hoje estão acontecendo em meses e às vezes até em dias.

          O processo de desenvolvimento das pessoas não significa apenas oferecer conhecimentos e habilidades para que possam realizar seus trabalhos de forma mais produtiva. Significa também proporcionar-lhes uma formação que permita que desenvolvam novos hábitos, novas atitudes e capacitem-se para aumentar seus conhecimentos em busca de se tornar melhores no que fazem. A empresa tenta ir muito além de um treinamento pessoal, envolvendo aspectos que se aproximam do processo de educação. Com isso, a Perdigão já prefere tratar do tema referindo-se a este como educação para o trabalho, sendo os profissionais de treinamento conhecidos como educadores.

          A empresa prega a constante adoção de práticas de gestão que a colocam como sinônimo de excelência e orgulho entre seus clientes, acionistas, empregados e que proporcionam à marca ser líder de mercado.

          Em seus Princípios e Valores, A empresa adota coerência, transparência, ética e exigência consigo mesma, com a constante busca de sempre fazer o melhor. Em suas práticas de gestão, que tomam a marca cada vez mais forte, a Fipel preocupa-se constantemente com o cliente, a razão da existência de qualquer negócio, e com toda a sociedade. A Fipel valoriza as pessoas e respeita o ambiente como um todo para crescer diante de uma sociedade mais justa e com perspectivas de futuro.

3. Dinâmica das Relações Interpessoais

           A empresa Fipel constitui o ambiente dentro do qual as pessoas trabalham e vivem as maiores partes de suas vidas. Em qualquer empresa as pessoas dão algo de si e esperam algo em troca, seja curto ou longo prazo. A maneira como esse ambiente é moldado e estruturado influencia a qualidade de vida das pessoas, mas do que isso: influencia o próprio comportamento e objetivos pessoais de cada ser humano. E isso afeta consequentemente, afeta o próprio funcionamento da empresa.

          As empresas são unidades que visam atingir determinados objetivos específicos. A sua razão de ser e de existir é servir a esses objetivos. Um objetivo pode ser definido como uma situação desejada que a empresa almeja alcançar. É uma meta, um alvo, uma pretensão. Quando o objetivo é atingido, deixa de ser uma situação almejada para tornar-se uma situação real. Para isso, é preciso um clima organizacional favorável.

          Clima organizacional constitui o meio interno da organização, a atmosfera psicológica em cada organização. O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem o trabalho. O clima pode se referir ao ambiente dentro de um departamento de uma fábrica ou de uma empresa inteira. O clima não pode ser tocado ou visualizado, mas pode ser percebido psicologicamente ou por meio das relações interpessoais e da motivação para o trabalho.

          O termo clima organizacional refere-se especificamente ás propriedades motivacionais do ambiente interno de uma organização, ou seja, aqueles aspectos internos na empresa que levam a provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes. Constitui a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional aquilo que é apercebido ou experimentado pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. Assim o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos colaboradores, produzindo elevação do moral interno, uma vez que todos os aspectos citados são executados pela empresa supramencionada com a melhor qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com