TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V– PIM V

Por:   •  24/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.191 Palavras (17 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA

GESTÃO FINANCEIRA

ELISABETE MIZUE NIGUMA RA 1420314

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V– PIM V

SUZANO

ABRIL 2015

ELISABETE MIZUE NIGUMA

        

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V – PIM V

        Projeto integrado multidisciplinar

                                                                                       apresentado a universidade

                                                                                                          Paulista.

 

                                                            SUZANO

ABRIL 2015

Resumo

        O Projeto Integrado Multidisciplinar V, tem o objetivo de ensinar ao aluno o funcionamento de uma empresa e também demonstrar de forma clara e objetiva as matérias estudadas, Fontes de financiamento, Planejamento tributário e Matemática financeira, aplicando o conhecimento adquirido no decorrer do curso de Gestão Financeira. Aplicar as disciplinas estudadas para propor a melhoria da empresa, mostrar que com o levantamento de dados podem melhorar a gestão da empresa em questão, utilizando uma metodologia de levantamento de dados, colhidos na empresa, fazer então o cruzamento das informações para atingir um objetivo.

          Com a disciplina Fontes de financiamento poderá avaliar tipos de financiamento que são utilizados e apropriados para a empresa, a necessidade e o risco de certos financiamentos, optar pelo melhor prazo e juros, assim como a necessidade em adquirir recursos de terceiros, apoiando-se na disciplina Planejamento tributário, que vai analisar e planejar qual melhor caminho a seguir, lembrando que o planejamento tributário visa a melhor forma de pagamentos de tributos, por ultimo a disciplina Matemática financeira, onde os cálculos e conhecimentos adquiridos como porcentagem e calculo de juros, ira mostrar que o gestor financeiro, pode utilizar a interpretação e aplicação através de cálculos matemáticos para melhor administrar a empresa. Ao final do trabalho mostrar a qualidade do ensino, como complemento dos conhecimentos teóricos.

SUMÁRIO    

5. Introdução...........................................................................................5

6. Desenvolvimento.................................................................................6

     

7. Fontes e custos de financiamento.....................................................8

   7.1 Propondo melhoria para um novo método de gestão.................10

8. Analise e aplicação do Planejamento tributário..............................12

9. Aplicação da Matemática financeira...............................................15

       

10. Conclusão .....................................................................................19

 11. Referȇncias ..................................................................................20

5

Introdução

          Esse Projeto Integrado Multidisciplinar V (PIM V), tem como objetivo apresentar a empresa Natura Cosméticos S.A, empresa que atua na área de cosméticos, que tem como foco fundamental a preservação do meio ambiente. A pesquisa busca utilizar o conhecimento teórico que foi adquirido ao longo do curso e aplicar de forma pratica no funcionamento de uma empresa.

          O projeto tem a finalidade de mostrar que por meio de pesquisa realizada na empresa, através de levantamentos financeiros, planejamento e metas a ser alcançado, mostrar que as disciplinas Fontes de financiamento, Planejamento tributário e Matemática financeira, são muito utilizados no cotidiano de uma grande empresa.

          A disciplina Fontes de financiamento tem uma grande importância para avaliação do capital de giro da empresa, caminhando junto com a disciplina Planejamento tributário, pois ambas caminham juntas para um bom andamento da empresa, complementando o projeto a disciplina Matemática financeira, demonstrara como é aplicada na empresa, conceitos de juros, pois com um bom departamento financeiro, garante a sobrevivência de uma empresa, contando com bons negociadores na hora das compras, pois como descreve Rovina (2009) “matemática financeira, conforme o próprio nome indica, como um dos inúmeros ramos da matemática, que surgiu da necessidade de termos que lidar com o dinheiro ao longo do tempo”.

6

6. Descrição da Natura cosmética

          A Natura Cosméticos S.A. é uma empresa brasileira do setor de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene. Iniciou suas atividades em 1969, com uma pequena loja de cosméticos e de consultoria personalizada de tratamento de beleza. Em 1998, foi apontada pela revista Exame, como a empresa do ano.

         As atividades da Natura Cosméticos S.A. e de suas controladas compreendem o desenvolvimento, a industrialização, a distribuição e a comercialização, através de vendas diretas realizadas pelas Consultoras Natura, de cosméticos, fragrâncias em geral e produtos de higiene e saúde.         

7

6. Denominação e constituição

Razão Social: Natura Cosméticos S.A.

CNPJ: 71.673.990/0001-77

Atividade principal: Farmacêutico e Higiene

Descrição da atividade: Comércio Atacadista de Comércio e produtos de Perfumaria

Controle Acionário: Privada Nacional

Pais de Origem: Brasil


Constituição: 28/08/1969

Endereço: Rodovia Anhanguera, s/n0 Km 30,5 Cajamar-SP

CEP-07750-000

8

7. Fontes e custos de financiamento

          A empresa Natura Cosméticos S.A. é comandada por Roberto Lima, que foi contratado desde setembro de 2014, para encontrar uma saída para os resultados negativos em que persiste há quatro anos. A situação da empresa é resultado de ineficiências internas e de uma conjunção de desafios externos. A Companhia demorou a perceber que deveria tornar-se multicanal. A Natura Cosméticos S.A. é uma sociedade por ações de capital aberto que rege pelo estatuto social, pela legislação aplicável e pelo regulamento de listagem do novo mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (204.2 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com