TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Presente Projeto Integrado Multidisciplinar I (PIM I) vem discorrer sobre as disciplinas Fundamentos da Administração

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

O presente projeto Integrado Multidisciplinar I (PIM I) vem discorrer sobre as disciplinas Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática utilizando como alvo da pesquisa de campo a empresa do ramo atacadista Megafort Distribuidora Importadora e Exportadora Ltda, tendo como intuito descrever a gestão da organização e as práticas de uma empresa de grande porte que atua no mercado como atacado distribuidor. Com o objetivo principal de entendimento e compreensão no contexto da organização, relacionados à estrutura e identificar aspectos de serviços, descrever práticas que envolvem o segmento de prestação de serviço no mercado, descrever o modo de operação nas comunicações da empresa e apontar aspectos relevantes do sistema de informações organizacional e técnicas de informática utilizadas, a partir das informações obtidas em sala de aula.

Palavra Chave: Gestão, Atacado, Distribuidor, estrutura.

ABSTRACT

This Integrated Multidisciplinary Project I (MIP I) comes discuss subjects Management Fundamentals, Corporate Communications and Computer Techniques using targeted the company's wholesale branch fieldwork Megafort Distributor Import and Export Ltda, with the intention to describe the management the organization and practices of a large company that operates in the market as a wholesale distributor. With the main objective of understanding and comprehension in the context of the organization, related to the structure and identify aspects of services, describe practices involving service provision segment in the market, describe the operating mode communications company and point out relevant aspects of the system organizational information and computer techniques, from the information obtained in class.

KEYWORDS: Management, Wholesale, Distributor, structure.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 4

2.1. Denominação e forma de constituição 4

2.2. Dados e fatos relevantes sobre a organização 5

2.3. Natureza e ramo de atuação 5

3. INFORMAÇÕES SOBRE O PORTE DA EMPRESA 7

3.1. Relação de Matriz e Filiais 7

4. ORGANOGRAMA DA ORGANIZAÇÃO 9

5. FUNDAMENTOS DE GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO 11

5.1. Principais Fornecedores 11

5.2. Principais clientes 12

5.3. Principais concorrentes 12

6. COMUNICAÇÃO 13

6.1. Gerenciamento de informações internas 13

7. CONCLUSÃO 14

8. BIBLIOGRAFIA 15

1. INTRODUÇÃO

Apresentamos a empresa Megafort Distribuidora e Importadora Ltda e sua estrutura como atacado distribuidor, destacando sua praticas organizacionais, seu modelo administrativo, dados e fatos relevantes sobre a origem da organização, alem de sua natureza e ramo de atuação.

Veremos então como a empresa Megafort se comporta em relação a esses aspectos importantes e como a empresa se organiza para atender a expectativa dos seus fornecedores e clientes.

2. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Em sentido geral organização é o modo em que se organiza um sistema, segundo a conhecida sigla usada em administração, POCCC, atribuída a Fayol, é do Planejamento (o "P" da sigla), que se atinge à Organização (o "O", da sigla) e a desenvolve pelas diversas categorias de "Com - mando" e/ou "mando - com", segundo Fayol, facilitando, dessa forma, pela consecução dos diversos objetivos dessa organização, o alcance final de um objetivo fim, que é o cerne da organização. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar os diversos objetos, documentos e informações, bem como sua necessária contabilidade, através do CONTROLE. Segundo Montana (2003, p. 170) organizar é o processo de reunir recursos físicos e principalmente os humanos, essenciais à consecução dos objetivos de uma empresa. A estrutura de uma organização é representada através do seu organograma, fluxograma e Contabilidade.

Em Administração, organização tem sempre e necessariamente dois sentidos: Combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. Ou seja, a organização em uma empresa determina o que fará cada integrante para alcançar o objetivo coletivo, do grupo.

Modo como foi estruturado, dividido e seqüenciando o trabalho. Ou seja, um conjunto bem determinado de procedimentos, divididos e seqüenciados (geralmente em um organograma) necessários para se realizar um trabalho, no fluxograma derivado.

2.1. Denominação e forma de constituição

Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.

A empresa pesquisada é a Megafort Distribuidora Importadora e Exportadora Ltda, a qual adota o nome fantasia de Megafort. Possuindo o CNPJ: 02.782.071/0001-19, sua razão social é Megafort Distribuidora e Importadora Ltda, tendo sua inscrição estadual de Nº 082.162.49-2.

2.2. Dados e fatos relevantes sobre a organização

A Megafort Distribuidora Importação e Exportação Ltda. foi fundada em 20 de novembro de 1998. Atuando no mercado como distribuidora atacadista de produtos de consumo básico, a empresa trabalha com mais de 7.000 itens em oito diferentes categorias: Alimentação, Bomboniere, Bebidas, Limpeza, Perfumaria, Higiene Pessoal, Utilidades e Papelaria.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com