TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

Por:   •  11/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.413 Palavras (26 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

MCDONALD’S

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

SÃO PAULO
2018

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

MCDONALD’S

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

ALUNOS: SERGIO MENEGHIN JUNIOR RA 1818314

MARIA JÉSSICA DE SALES SOUZA RA 1864875

TATIANE NUNES SILVA RA 1870246

MARINALVA APARECIDA PAULO RA 1878058

NATALIA MARQUES NICOLAU RA 1879832


Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

                                                        Orientador (a): Mauro Trubbianelli

SÃO PAULO
2018


Sumário

INTRODUÇÃO        4

RESUMO        5

SUMMARY        6

1. CONTABILIDADE        7

1.1 Balanço Patrimonial        7

1.2 Demonstrações do resultado do exercício        8

1.3 Liquidez da Empresa        10

1.4 Ativo Imobilizado        14

1.5 Grau de Endividamento        15

2. FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA        17

2.1 Atribuições, Decisões e Aplicação de Recursos Empresariais        17

2.2 Planejamento Financeiro de Médio Prazo        18

3. ESTATÍSTICA        20

3.1 Desvio Padrão        22

4. GESTÃO AMBIENTAL        23

4.1 Treinamento e Desenvolvimento dos Funcionários        24

4.2 A Exposição ou implantação da Gestão Ambiental na Empresa        25

4.3 Marketing Verde        26

            CONCLUSÃO .............................................................................................................................. 27

5.        REFERÊNCIAS        28

 

INTRODUÇÃO

O presente projeto integrado multidisciplinar III apresenta à empresa do ramo de alimentos, McDonald’s, de total capital aberto, como aplicação dos aspectos analisados e estudados no decorrer do bimestre.

A pesquisa tem como objetivo principal, a elaboração de um plano de estudos da empresa em questão, com foco e associação com as matérias: contabilidade, fundamentos da gestão financeira, estatística aplicada e as ações da empresa voltadas à gestão ambiental.

Iniciamos o projeto analisando o balanço patrimonial e a DRE do ano de 2017, relação extraída do último exercício social da empresa. Identificamos que a empresa possui uma liquidez totalmente satisfatória, capaz de gerar caixa suficientemente para cumprir com as obrigações mediante seus fornecedores e credores. Com o ativo imobilizado aplicado em aluguel de terrenos e atualmente consegue perfeitamente sanar suas dívidas, não sendo necessário recorrer à empréstimos, nota-se essa finalidade aplicando a equação entre o endividamento financeiro de curto prazo e o ativo circulante.

Logo após analisamos os fundamentos da gestão financeira, evidenciando as decisões de investimentos e financiamentos, abordamos as atribuições do administrador financeiro e elaboramos um planejamento financeiro de médio prazo.

Posteriormente refletimos a aplicação dos dados estatísticos na área de controle de qualidade, mostrando os índices de melhoras e o desvio padrão da área relacionada.

Por finalidade destacamos os conceitos do McDonald’s relacionados à gestão ambiental, tais como o treinamento e desenvolvimento dos funcionários, as formas das quais a empresa aplica a gestão ambiental, com relação à economia de energia, água e demais meios devastadores do meio ambiente, estrategicamente abordados também no marketing verde, uma forma de demonstrar ao cliente como ter uma consciência totalmente ecológica.

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz, ela se define pela sua missão”. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.’’

                                                                                                     Peter Drucker

RESUMO

O projeto aborda conceitos da contabilidade, fundamentos da gestão financeira, estática aplicada e gestão ambiental, tendo como foco o McDonald’s que é a maior empresa do mundo no ramo imobiliário e Fast Food. Assim, possibilitamos a visão dos dados e informações oriundas do balanço patrimonial e DRE, que colaboram para a visão e ação do gestor financeiro que se serve de conhecimentos contábeis, estatísticas e informações de liquidez nas tomadas das decisões para geração de lucro, dessa forma, ampliando o capital e a receita da empresa aqui citada.

O texto foi construído através da nossa perspectiva das aulas, onde conseguimos colocar em prática todo o conhecimento adquirido, partimos do princípio da contabilidade que se trata da ciência que estuda as variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio das entidades, passando por fundamentos da gestão financeira, que se trata do conjunto de ações administrativas e controle das atividades financeiras da empresa, visando maximizar os resultados econômicos, decorrentes de suas atividades operacionais, seguimos com estatística aplicada, que é a parte da ciência responsável pela colheita, sistema e interpretação de dados experimentais e pela superação dos resultados da amostra para a empresa, finalizamos com gestão ambiental, que enfatiza sustentabilidade da empresa visando o uso de práticas/ metodologias administrativos que reduzem ao máximo o impacto ambiental e contribuem no aumento da receita gerando lucro para empresa e para os sócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (880.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com