TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR UNIVERSIDADE PAULISTA

Por:   •  15/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.011 Palavras (21 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 21

ALESSANDRO JOSÉ RODRIGUES 18877067

ANELISE FERNANDA CARVALHO FERRAZ 1871143

ANTÔNIO MARCOS AVEIRO 1866817

JAREDE BATISTA DE SOUZA 1865491

ROBSON SILVA DOS SANTOS 1886467

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE PAULISTA

2018


ALESSANDRO JOSÉ RODRIGUES 18877067

ANELISE FERNANDA CARVALHO FERRAZ 1871143

ANTÔNIO MARCOS AVEIRO 1866817

JAREDE BATISTA DE SOUZA 1865491

ROBSON SILVA DOS SANTOS 1886467

LOGÍSTICA, CONTABILIDADE E ESTATÍSTICAS DA EMPRESA RIACHUELO S.A

UNIVERSIDADE PAULISTA

2018

RESUMO

Durante todas as pesquisas notamos que a empresa Riachuelo S.A, procura manter um padrão elevado de organização. Procuram sempre investir em inovações tecnológicas que facilitem seus processos de fabricação e distribuição. Foram diversas mudanças que ocorreram desde o ano de 2005, que fizeram com que a empresa aumentasse seu potencial em vendas. Em todas as áreas, inclusive na área contábil, notamos uma preocupação com todos os processos, tornando-a uma das principais empresas varejistas do Brasil.

Logística – Logística Reversa - Contabilidade – Estatísticas – Crescimento Sistemas – Tecnologia - Desempenho


Conteúdo

INTRODUÇÃO        6

DESENVOLVIMENTO        7

2. FUNDAMENTOS E IMPORTANCIA DA LOGÍSTICA        8

2.1 MISSÃO LOGÍSTICA        8

2.2 FLUXO LOGÍSTICO        10

2.3 CADEIA DE SUPRIMENTOS        11

2.4 LOGÍSTICA REVERSA        11

3. CONTABILIDADE        12

3.1 PATRIMÔNIO        13

3.2 BALANÇO PATRIMONIAL E APTRIMÔNIO LÍQUIDO        14

3.3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO        17

3.4 LUCRO DA EMPRESA        18

3.5 GRAU DE ENDIVIDAMENTO DA EMPRESA        19

4. ESTATÍSTICA APLICADA        20

4.1 ANÁLISE CORPORATIVA        20

4.2 DESEMPENHO OPERACIONAL        22

4.2.1 GUARARAPES        22

4.2.2 LOJAS RIACHUELO        23

5. RECURSOS HUMANOS-OBRIGAÇÕES FISCAIS        24

CONCLUSÃO        26

REFERÊNCIAS        27


INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é realizar o levantamento  das área logísticas, contábeis e estatísticas, para que consigamos compreender e para aplicarmos futuramente em nosso dia-a-dia. A pesquisa foi realizada  da bibliografia que trata do tema, por apostilas do curso e artigos científicos obtidos de diferentes bases de dados, utilizado como forma de confrontar a opinião dos autores a respeito do tema. Para compor o trabalho foi escolhida a empresa Loja Riachuelo S.A.

Fundada em Setembro de 1947, Recife, Pernambuco,Brasil e com sede em  Natal, Rio Grande do norte, Brasil. Trata-se de uma empresa de capital aberto, varejista e lojas de departamento, inicialmente composta por pequenas lojas de rua com até 200 m², que vendiam predominantemente tecidos a preços baixos e acessíveis.  Em 1979, como parte do Grupo Guararapes (fundado em Recife em 1956 pelos irmãos Nevaldo e Newton Rocha) iniciaram no ramo de roupas prontas. A mesma busca se modernizar e esta sempre acompanhando as necessidades da sua produção, passando por processo de informatização e ampliação.

A Riachuelo  é uma das lojas mais competitivas existente no Brasil, onde são vendidos alguns dos melhores vestuários, cama, mesa e banho, contando que é a terceira maior rede de lojas departamento do Brasil. Segundo a empresa de consultoria Brand Finance “A empresa em 2013 empregou cerca de 22.000 empregados e foi eleita a marca de moda mais valiosa do Brasil, avaliada em US$ 690 Milhões, ocupando 33º lugar da lista das 100 marcas mais valiosas do pais”.


DESENVOLVIMENTO

A empresa Riachuelo S.A é considerada uma das marcas mais competitivas existentes no Brasil, atualmente é uma das três maiores redes de varejo do país, com quase trezentas lojas em todo território nacional, empregando no total quarenta mil funcionários. Fazendo parte do grupo Guararapes, que é considerado o maior grupo de confecção da América Latina, possui o vigésimo quarto (14º) no ranking Ibevar de 2017, com um faturamento de R$ 7.409.591.000. Como parte de sua estratégia, apostam nas criações e no fortalecimento de marcas próprias, na área da moda. Eles atuam em todo o processo de desenvolvimento, fabricação e distribuição de todos seus itens.


2. FUNDAMENTOS E IMPORTANCIA DA LOGÍSTICA

O sistema logística utilizado pela Riachuelo tem como intuito as substituições nas lojas definidas a partir da informação em tempo real do que esta sendo vendido. Sendo a idéia que os caminhões da rede visitem todas as unidades ao menos três vezes por semana. Esse sistema também guiara a produção industrial, que poderá redefinir suas prioridades a partir das peças que tiverem melhor aceitação.

Logística é a parte de gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matéria-prima, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos clientes (BERTAGLIA, 2006, P.77)

É capacitada para atender da melhor forma possível todos os consumidores  de seus produtos, tendo mais de 200 lojas distribuídas em 21 estado Brasileiros alem do distrito federal, que é hoje o maior fabricante de roupas da America latina e tem rede de lojas como principal canal de distribuição dos seus produtos.

2.1 MISSÃO LOGÍSTICA

Setor de distribuição direta, com opção para o cliente buscar seu produto nas lojas, que também servem como ponto para trocas e devoluções de mercadorias.

A empresa Riachuelo tem como intuito a instalação do equipamento Formove, este equipamento é comercializado pela empresa Linx Logística, foi desenvolvido especificamente para movimentação interna e armazenagem em centros de distribuição de vestiário. Essa aquisição faz parte do projeto de modernização e novo layout e estrutura de distribuição do centro de distribuição da rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (627.5 Kb)   docx (402.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com