TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR / ESTUDO DIRIGIDO

Por:   •  21/4/2015  •  Artigo  •  4.215 Palavras (17 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 17

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

EAD PERNAMBUCO

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

PROJETO INTEGRADOR / ESTUDO DIRIGIDO

POLIANA MARIA DOS SANTOS

EAD - PERNAMBUCO

ABRIL/2014


POLIANA MARIA DOS SANTOS

PROJETO INTEGRADOR / ESTUDO DIRIGIDO

               Trabalho apresentado como requisito para recuperação das disciplinas do Módulo de Marketing e Qualidade do curso Técnico em Administração – EAD Pernambuco.

EAD - PERNAMBUCO

OUTUBRO/2014


INTRODUÇÃO              

O presente trabalho tem como caráter descrever os conteúdos estudados no decorrer do módulo Marketing e Qualidade. Como também a importância dos mesmos para que haja maior compreensão.

Os conteúdos abordados foram: Marketing uma ferramenta que promove produtos e serviços para uma diversidade de pessoas. Técnicas de vendas como você ser um bom vendedor, como agir e não agir diante dos consumidores e não deixar que suas vendas se tornem obsoletas.

Economia e mercados, saber como a sociedade em geral utiliza os recursos para produzir bens com valores e de que forma é feita a distribuição desses bens entre cada individuo.

Sistema integrado da Qualidade, um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado comoSistema Informacional Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

Tecnologia da informação, componentes relacionados que gerenciam informações que apoiam as tomadas de decisões, controle, ajuda na análise, visualizações e criação de produtos.

Todos são de suma importância para se ter uma empresa organizada, com inovações  de acordo com os padrões exigidos pelo mercado hoje.


1. PROJETO INTEGRADOR – MARKETING E QUALIDADE

1.1 Case

Resiliência X Mercado Competitivo

Nos dias atuais, as empresas buscam colaboradores eficientes. Não basta apenas possuir competência e pôr em prática a experiência exigida. É imprescindível ser resiliente, ou seja, ser flexível frente às adversidades. De acordo com Nietzsche, filósofo alemão, o rumo da sociedade seria o de ser guiado pelos mais fortes, fato bastante vivenciado no início do século vinte e que prevalece até os dias atuais. Nietzsche relata que é preciso aprender com os próprios erros e dizia que “Aquilo que não me destrói, me fortalece”, logo se verifica que o autor quis transmitir para a humanidade que ser resiliente é ter paciência, determinação, ousadia e, principalmente, ser flexível. Enfim, é estar aberto às mudanças para que seja possível gerar resultados.    

Um dos estigmas mais vivenciados pelo mercado competitivo é o time of Money, pois cada vez mais a administração do tempo é um fator primordial para o cumprimento de prazos. Tudo deve estar voltado para a qualidade máxima da prestação de serviços e produtos que impulsionam as relações de troca que norteiam as demandas, bem como a busca de oportunidades de promover novos negócios. Como exemplo, temos o capitalismo, modelo econômico que promove o consumismo e conta com a ajuda das veiculações publicitárias nesse estímulo.

Para que os colaboradores estejam alinhados com as exigências do mercado coorporativo competitivo, é primordial se antecipar diante da concorrência e oferecer melhores condições de negociação, produto, preço, praça e promoção. Estas são apenas algumas características do composto do marketing que permitem aos colaboradores inserir sua oferta de produto ou serviço no mercado com um diferencial para atender as demandas do cenário atual, ou seja, produtos com melhores preços e prazos e com a máxima qualidade, além da comodidade e certeza da qualidade da prestação do serviço.

Dessa forma, é primordial que as empresas identifiquem os problemas que estão relacionados à sua prática de mercado, como também busquem soluções para os problemas organizacionais que possam implicar na baixa de suas atividades comerciais. Saber ouvir os colaboradores é um fator de extrema importância nos dias de hoje, pois, na maioria das vezes, eles podem solucionar pequenas falhas que o gestor por ventura não tenha identificado.

Realizar com amor as atividades é outro fator que permite ao colaborador oferecer serviços de melhor qualidade. Experimentar o novo e empregar a inovação também são determinantes para as empresas se manterem no mercado, evitando, assim, possíveis problemas, mas, principalmente, visando superar momentos de baixa e permitindo prospecção para o futuro da empresa. Toda e qualquer organização passa por momentos de dificuldades, por isso é preciso entender como o mercado se comporta, para que haja a melhoria continuada e um bom planejamento em longo prazo, no qual teremos traçados metas e objetivos a serem cumpridos.

O que se almeja através do exercício para promover a resiliência nos espaços corporativos é permitir que os indivíduos sejam capazes de promover as mudanças necessárias para estar à frente de seu próprio destino, mas principalmente ser um diferencial de mercado.

E para ser um diferencial de mercado hoje não basta estar aberto à mudança, não basta gerar resultados, é preciso ir além, buscar conhecimento, estar alinhado com as tecnologias de ponta, promover o marketing nos mais diversos âmbitos, conhecer a economia, promover a informação, e implantar, sempre que possível, a gestão integrada da qualidade da organização, pois todas essas vertentes mercadológicas são ferramentas fundamentais na hora de determinar quem são os clientes potenciais, principalmente aqueles que já consomem os bens de consumo ofertados, como ainda identificar, mediante a influência da exposição do marketing, os que podem começar a usar os produtos, sejam bens de consumo ou serviços. Assim, é possível permitir que a empresa se fortaleça e se mantenha no ranking de mercado por muitos anos, inserida no cenário coorporativo competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com