TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR MÓDULO I - ESTUDO ECONÔMICO DE EMPRESAS

Por:   •  10/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  10.181 Palavras (41 Páginas)  •  1.702 Visualizações

Página 1 de 41

UNIVERSIDADE SANTO AMARO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROJETO INTEGRADOR MÓDULO I - ESTUDO ECONÔMICO DE EMPRESAS

LAÍSE HELENA SILVA MACEDO

TAURUS S/A.

RIO DE JANEIRO-RJ

2018.


LAÍSE HELENA SILVA MACEDO

TAURUS S/A.

Trabalho de Projeto Integrador I - Estudos Econômicos em Empresas do Curso Superior em Ciências Contábeis da Universidade de Santo Amaro – UNISA, como requisito para aprovação da disciplina Projeto Integrador I. Área de concentração: Contabilidade. Sob a orientação da Profa. Ms. Marcileide Muniz Cavalcante.

RIO DE JANEIRO-RJ

2018.


RESUMO

Este trabalho visa  relacionar a teoria e a prática tendo como paradigma as práticas da empresa Taurus S/A, escolhida em razão das suas fortes altas no mercado de ações brasileiro nos últimos meses.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Contabilidade. Taurus S/A

   


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO......................................................................................................................5

2.HISTÓRICO DA EMPRESA.................................................................................................6

3. DESENVOLVIMENTO       (REFERENCIAL TEÓRICO E PROPOSTA DO PROJETO).            

....................................................................................................................................................8

3.1.AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE..............................................................................8

3.2.EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE.............................................................................10

3.3.DIREITO EMPRESÁRIAL...............................................................................................10

3.4.RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL.....................................................11

3.5.ÉTICA, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS........................................................11

3.6.CIÊNCIAS ECONÔMICAS..............................................................................................11

3.7.CONTABILIDADE EMPRESARIAL..............................................................................13

4.CRONOGRAMA..................................................................................................................15

5.CONCLUSÃO......................................................................................................................16

6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................18

7. ANEXOS.............................................................................................................................19

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho visa a análise comparativa da empresa Taurus S/A, antiga Forja Taurus, sociedade anônima de capital aberto, controladora de diversas industrias nos setores de armas, coletes, capacetes, ferramentas e máquinas industriais.

        

        Nos últimos meses, em razão das eleições, esta empresa chamou a atenção do mercado porque suas ações chegaram a valorização de 400%, fenômeno surpreendente para uma empresa que apresenta prejuízos por 3 anos consecutivos, alto grau de endividamento e vem passando por um grande processo de reestruturação.

        

        Dependente quase que exclusivamente do mercado norte-americano para o comércio de armas, que é sua atividade principal, a empresa está sempre vulnerável as políticas externas dos EUA e a variação do dólar.

        

        A importância desse trabalho se justifica pelas incongruências que aparentemente se apresentam entre a teoria e a prática da empresa eleita como objeto de análise.

        

        O objetivo dessa pesquisa é a correlação entre teorias e práticas organizacionais, para verificação da aplicação da teoria à prática da empresa em análise e dos benefícios da aplicação dos conceitos científicos.

        

Objetiva ainda, a consolidação do aprendizado desenvolvido nas aulas, consolidando o conhecimento a partir de sua verificação na prática, com a observação da utilização ou não dos conceitos teóricos aprendidos pela empresa escolhida como objeto de estudo.

        Por se tratar de uma empresa classificada pela Bovespa como nível 2 de Governança Corporativa, vemos que com relação à Taurus SA há ainda muita distância entre a prática e a teoria no que tange aos três pilares da sustentabilidade, isto é, na dimensão econômica, na dimensão social e na dimensão ecológico-ambiental.

        

        

2.HISTÓRICO DA EMPRESA

        A empresa  FORJAS TAURUS Ltda surge em 1939, no Rio Grande do Sul, visando essencialmente o  mercado interno, mas em um cenário internacional de conflitos e incertezas que antecederam a 2a. Grande Guerra (1939-1945).

        A Forja Taurus Ltda. tinha como sócios: João Kluwe Júnior, Ademar Orlando Zanchi, Oscar Henrique Purper, Eugênio Ervin Hausen, Herbert Müller e João Guilherme Wallig. Logo após sua fundação iniciou a Segunda Guerra e as máquinas encomendadas da Alemanha não chegaram, obrigando os empresários ao fabrico de todas as máquinas necessárias, primeiro para o consumo interno e, em seguida, para a comercialização para outras empresas.

        Assim, no cenário de escassez da guerra, a empresa iniciante usou de muita criatividade para superação de problemas como a falta de petróleo com a produção de fornos de gaseificação ou a ausência do aço, superada com o reaproveitamento de sucata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com