TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR - PI - FATEC

Por:   •  22/11/2017  •  Artigo  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 9

JUNIOR CESAR SANTIAGO

Projeto Integrador 1º semestre

Empresa investigada: EKMC Escola de Krav Maga Caveira

Projeto apresentado como Projeto Interdisciplinar do 1 º semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob        orientação        do        Prof.

 _        (mediador).

Presidente Prudente-SP 2017


JUNIOR CESAR SANTIAGO

Título: ESCOLA DE KRAV MAGA CAVEIRA - EKMC

Projeto apresentado como Projeto Interdisciplinar do 1º semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob     orientação     do     Professor

 _        (mediador).

Orientadora de Polo: Profa. Dra. Raquel Tiemi Masuda Mareco

Orientador(a) do Projeto Integrador:  _        

Presidente Prudente-SP 2017


O presente estudo analisa uma empresa que oferece cursos de defesa pessoal, sendo constituída como um modelo de negócio em formato de Escola. A análise se deu por observação e pesquisa, e os pontos levantados foram relacionados às matérias estudadas no primeiro semestre do Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia do Centro Paula Souza. Concluiu-se no estudo que a empresa apresenta diferenciais competitivos e grande inovação, sendo constantemente aperfeiçoada em produtos e processos para oferecer serviços de qualidade superior aos clientes e alunos.

ABSTRACT

The present study analyzes a company that offers courses in personal defense, being constituted as a business model in the form of a School. The analysis was done by observation and research, and the points raised were related to the subjects studied in the first semester of the Business Management Course of the Paula Souza Center for Technology. It was concluded in the study that the company presents competitive differentials and great innovation, being constantly perfected in products and processes to offer superior services to customers and students..


Sumário

  1. Introdução        5
  2. Apresentação        6
  3. Administração Geral        7
  4. Contabilidade        8
  5. Informática aplicada à Gestão        8
  6. Matemática para Gestão        9
  7. Sociedade, Tecnologia e Inovação        9
  8. Conclusão        10

Referências        10


  1. Introdução

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2016, p.6) a cada 9 minutos no Brasil, uma pessoa foi morta de forma violenta. Foram mais de 58 mil mortes tanto em 2015 quanto em 2014, havendo uma redução de apenas 2% entre os anos. Os dados são ainda mais estarrecedores quando comparados à guerra da Síria. Em cinco anos, segundo o Anuário (2016) , de março de 2011 a novembro de 2015 a Síria registrou 256.124 mortes na guerra. De Janeiro de 2011 a Dezembro de 2015, o Brasil registrou 279.567 mortos. Considerando que estes são apenas os dados registrados, há de se pensar que o quadro pode ser ainda maior. Diante disto, a insegurança das pessoas é grandiosa. O mesmo estudo aponta que 76% dos Brasileiros tem medo de morrer assassinado. Esse medo gera a indignação e se reflete no ódio generalizado. Cerca de 56% dos brasileiros aceita que “bandido bom é bandido morto”. Além destes dados, crimes violentos como o estupro chegam a ultrapassar 45 mil casos somente em 2015. Mulheres, portanto, são alvos duplamente sensíveis à violência urbana. Os investimentos acabam por não serem suficientes, e os gastos com segurança pública ultrapassam os 76 bilhões de reais constituindo quase 1,5% do PIB do País.

Outro grupo vulnerável são as crianças e adolescentes. O anuário aponta que 50% dos adolescentes (9º ano do ensino fundamental) estão estudando em áreas de risco de violência. Portais de notícias como o G1 noticiam constantemente o aumento na procura por cursos de defesa pessoal ou artes marciais por mulheres e homens que se sentem inseguros em como lidar com a violência. Calixto (2013) relata que a violência doméstica e a insegurança nas ruas fizeram aumentar a procura por cursos de defesa. Snak ( 2016) também afirma que este aumento é uma consequência da sensação de insegurança. As duas reportagens ressaltaram uma arte marcial específica: o Krav Maga.


  1. Apresentação

A EKMC – Escola de Krav Maga Caveira, ou também registrada sob o nome “Profissional Krav Maga” é uma Escola de artes marciais que tem como foco o ensino do sistema de defesa pessoal israelense conhecido como Krav Maga.

O krav maga, como sistema de defesa pessoal foi criado em meados da década de 40 pelo artista marcial húngaro Imi Lichtenfeld que adaptou inúmeras técnicas e artes marciais para a criação de um sistema que utilizasse apenas o corpo como ferramenta de combate, independentemente de força ou preparo físico (FERNANDES; GUERRA, 2016). Criado e experimentado em Israel, o Krav Maga se difundiu pelo mundo como um sistema de defesa pessoal, não sendo considerado esporte e nem mesmo arte marcial.

Tendo como berço os movimentos de resistência de judeus da Europa durante a 2ª Guerra, se desenvolveu e amadureceu em Israel, sendo utilizado pelos grupos de defesa que ali existiam e, com a independência do Estado em 1948, tornou-se a filosofia de defesa adotada pelo Tzahal, serviço militar israelense, polícia e serviço secreto. No início era restrito apenas à elite militar mas a partir de 1964 foi liberado o ensino aos militares em geral e à população civil dentro do Estado de Israel (KRAV MAGA, 2016)

Este sistema de defesa, fruto da violência gerada pela segunda guerra mundial, tornou-se popular entre militares e civis e expandiu-se pelo mundo. Com esta expansão, a morte de Imi Lichtenfeld e as contínuas mudanças no cenário de violência no mundo, o krav maga foi sendo adaptado à realidade de violência urbana de cada país em que foi inserido. Em pleno século XXI, a EKMC fundada pelo Mestre Wesley Gimenez, brasileiro, graduado em diversas artes marciais e praticante desde os 8 anos de idade, que traz uma adaptação, também chamada de “evolução” para o sistema de defesa pessoal que objetive preparar mente e corpo para a violência urbana no contexto brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com