TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINA APLICADO A TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 7

                   [pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO DE APOIO PRESENCIAL – SÃO LUIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

LUIS GUSTAVO MOREIRA – RA: 5366719012

PROJETO INTERDICIPLINA APLICADO A TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

SÃO LUIS

2018

LUIS GUSTAVO MOREIRA – RA: 5366719012

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia Logística III

Tutora Eletrônica: Ana Claudia Tsukamoto

SÃO LUIS

2018


Sumário

1 INTRODUÇÃO        1

2 DESENVOLVIMENTO        2

2.1. Revisão teórica sobre os conceitos, funções e aplicabilidades da logística e suas diferenciações em relação à cadeia de suprimentos.        2

2.2. Análise bibliográfica sobre os conceitos, importância, objetivos e aplicabilidades do Planejamento, Programação e Controle da Produção.        2

2.3. Pesquisa teórica sobre os principais custos logísticos e a importância de gerenciá-los.        3

2.4. Revisão bibliográfica sobre os conceitos, objetivos e importância do Planejamento Estratégico e Análise SWOT.        3

2.5. Pesquisa bibliográfica sobre multimodalidade, intermodalidade e cabotagem.        4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6


1 INTRODUÇÃO

.

A Logística é muito mais do que armazenamento, depósito e distribuição, ela se preocupa com a qualidade, custos, prazos e serviços prestados aos clientes. A maior dificuldade da logística é os seus custos gerados desde da estocagem, armazenamento e transporte.

 A cadeia de suprimentos é um viés estratégico que aborda: aquisição, logística, planejamento, desde o fornecedor até o cliente final. O planejamento e controle da produção contempla toda a cadeia produtiva, o sistema fornece meios de realizar um planejamento ajustado com bases para executar o controle de toda a produção buscando alcançar o seu objetivo. Uns dos problemas encontrados no PCP é a falta de material para a produção ou o excesso de material em estoque, para que isso não ocorra um, planejamento estratégico é um processo de grande importância dentro das empresas sendo elas de pequeno ou grande porte. Um bom Planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se às ameaças e fazer uma análise de oportunidades

 Os custos gerados pelos processos logísticos representam uma parcela importante no custo total da empresa sendo eles:

Custo de Estoque e Armazenamento – Os custos com estoque variam de acordo com o volume de produtos com o qual a empresa trabalha, o maior problema está no excesso de materiais estocado já que este excesso significa investimento parado.

Custo Transportes e Fretes - O custo do transporte é considerado o maior em relação ao processo logístico. Esse custo geralmente da origem a despesas com frete, a dificuldade está nas infraestruturas precárias do país.

Multimodal – é o transporte de que utiliza mais de um modal de transporte, e utiliza um único documento desde a origem até seu destino final.

Intermodal –  é o transporte de mais de um modal de transporte, e utiliza um documento individual para cada modal.

Cabotagem - é o transporte via navegação entre portos, utilizando as vias marítima. Entidades do setor privado alegam que os custos de frete de cabotagem no Brasil, por exemplo, para distâncias semelhantes ficam entre sete a dez vezes mais caro do que por longo curso.

Vivemos num ambiente econômico atual, marcado pela globalização e pela alta competitividade, toda área de uma determinada organização tem a sua importância, pois não pode haver nenhuma perda financeira. Há, porém uma área em que, devido ao seu amplo campo de atuação, tanto interno quanto externo à organização, destaca-se por sua relevância. Esta área ou departamento é a Logística e a cadeia de suprimentos, que será o foco deste artigo, tendo em vista sua vasta área de abrangência, desde o momento da busca de um determinado componente para a produção até a entrega do produto final acabado, passando pelo controle físico destes insumos ou produtos acabados.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. Revisão teórica sobre os conceitos, funções e aplicabilidades da logística e suas diferenciações em relação à cadeia de suprimentos.

A logística propõe a melhor solução para o transporte, armazenamento, fabricação e distribuição do produto ao mercado.

A cadeia de suprimento - consiste em uma série de ações que devem ser efetuadas para garantir que um produto chegue ao consumidor, isso ocorre desde a obtenção de matéria prima para confecção do produto, até a sua produção e distribuição, levando em conta a qualidade, o tempo e custos.

A logística é uma parte especializada da cadeia de suprimentos. A logística foca no armazenamento e transporte de mercadorias, a cadeia de suprimento abrange todos os aspectos de aquisição e no fornecimento de bens.

2.2. Análise bibliográfica sobre os conceitos, importância, objetivos e aplicabilidades do Planejamento, Programação e Controle da Produção.

O planejamento, programação e controle da produção é uma área de decisão da manufatura, relacionada ao planejamento e controle dos recursos do processo produtivo, com o objetivo de gerar bens e serviços. É um sistema de transformação e informações, pois recebe informações sobre estoques existentes, vendas previstas, linha de produtos, maneiras de produzir, capacidade produtiva, entre outros; onde essas informações são transformadas em ordens de fabricação.

O sistema Planejamento Programa e Controle Produção corresponde a uma função da administração que planeja e controla os suprimentos de materiais e atividades de processo da empresa, com o objetivo de que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos para atender o programa de vendas preestabelecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com