TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado Aos Cursos Superiores De Tecnologia Prointer _ I

Monografias: Projeto Interdisciplinar Aplicado Aos Cursos Superiores De Tecnologia Prointer _ I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  6.477 Palavras (26 Páginas)  •  1.724 Visualizações

Página 1 de 26

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia - Reciclagem

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (PROINTER)

Relatório Parcial

São Paulo / SP

2013

Relatório Parcial

Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Logística na Faculdade Anhanguera, sob a orientação do Tutor EAD Emerson Gaino.

São Paulo / SP

2013

_______________________________________________________________

I. Apresentação

Empresa de Reciclagem - Trabalho pensado e elaborado em sala de aula na Universidade Anhanguera – Unidade Brigadeiro, São Paulo, SP, pelo Grupo formado e listado na primeira página deste relatório, de forma livre e democrática. Nosso objetivo é propor a formação de uma pequena empresa que tenha, além dos objetivos organizacionais e financeiros, responsabilidade social e com o meio ambiente.

II. Descrição da situação pesquisada

O termo reciclagem tornou-se amplamente difundido na mídia brasileira no final da década de 1980, quando vários estudos publicados indicaram que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não-renováveis estavam muito escassas. Além disso, surgia uma nova situação, principalmente nas grandes cidades: há falta de espaço físico adequado destinado a montagem de depósitos de lixo (lixões, aterros sanitários) e de outros dejetos produzidos pela sociedade.

Assim, diversas pesquisas científicas, realizadas por órgãos federais e privados, divulgaram os mecanismos e maneiras que possibilitam variadas formas dereciclagem. Esse processo é denominado de reaproveitamento dos materiais descartados: nele, o lixo se torna matéria-prima a ser transformada e destinada à fabricação de um novo produto. Existem inúmeros materiais recicláveis, mas neste trabalho trataremos especificamente da reciclagem de papel, plástico, garrafa PET e pneu.

A principal vantagem da reciclagem é a sensível redução do consumo incontrolável das fontes naturais de matéria-prima, já que, na maioria das vezes, não são renováveis. Além disso, quanto maior for o número de produtos reciclados, menor será a quantidade de resíduos que necessitam de tratamento. Os dejetos, quando não reciclados, são aterrados, incinerados ou ainda lançados em leitos de córregos, rios, entre outros, sem nenhum controle ambiental.

2.1. Nome do Negócio:

SELETA COLETIVA COLETA E SELEÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS LTDA.

Trocadilho do termo COLETA SELETIVA, como é conhecido o trabalho que pretendemos realizar, coletivamente.

Propriestários: Júlio Cesar de Souza Marinho, Luiz Carlos Augusto de Menezes, Mario Jeferson Ferreira, Paulo Diego de Góes Pereira, Renata Gomes de Lima Rega.

2.2. O processo de trabalho:

2.3. Localização do Negócio:

Sorocaba, São Paulo, Brasil.

A definição da localização deverá ser baseada em uma área industrial destinada à reciclagem no município. Identificaremos uma região que contemple fácil acesso, principalmente de veículos de porte médio e grande, já que normalmente são usados caminhões como transporte tanto na chegada quanto na saída de itens de reciclagem. Parafacilitar o fornecimento de matéria-prima, montaremos pontos de coletas, o que descentralizaria o fluxo de catadores na indústria. O local deve ser, de preferência, o mais distante possível de áreas residenciais, pois o barulho que a atividade operacional exala e outros possíveis transtornos poderão infringir o direito individual dos cidadãos. Ou seja, pode-se importunar a sociedade com essa atividade empresarial, já que normalmente gera muito barulho e um relativo movimento de pessoas e veículos de cargas. Salienta-se que a área de produção deverá ser um local agradável, preferencialmente com boa iluminação natural direta, sem sombras. Caso a luz não seja suficiente, orienta-se a utilização de lâmpadas fluorescentes que iluminam de maneira uniforme, o que irá facilitar muito o trabalho na linha de produção.

Reciclagem de Plásticos e PET - A área requerida é de aproximadamente 1.500 m² onde deverão ser instaladas todas as máquinas necessárias ao desenvolvimento da atividade de reciclagem, além das demais áreas que envolvem o complemento industrial, como local de recepção de materiais, de manobra de veículos, de estocagem de produtos da forma que foram recebidos e selecionados e também de produtos acabados. Há também necessidade de um espaço destinado à instalação da área administrativa.

Reciclagem de Pneus - A área requerida é de aproximadamente 700 m² onde deverão ser instaladas todas as máquinas necessárias ao desenvolvimento da atividade de reciclagem, além de englobar as demais áreas que envolvem o complemento industrial, como local derecepção de materiais, de manobra de veículos, de estocagem de produtos da forma que foram recebidos e selecionados e também de produtos acabados. Há também necessidade de um espaço destinado à instalação da área administrativa. Seguem descritos os custos de maquinários, considerando apenas uma unidade para cada tipo de máquina:

2.4. Fundamentos da Empresa:

- Visão.

Ser reconhecida como uma gestora de recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com