TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UM PLANO DE DESCRIÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PARA A EMPRESA ABC

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.242 Palavras (21 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

Com o objetivo de desenvolver uma proposta de um plano de descrição de cargos e salários para uma empresa de pequeno porte, na cidade de Cerejeiras, Estado de Rondônia, esta pesquisa caracterizada como exploratória qualitativa, abordou temas como administração de recursos humanos, cargos e função, salário/remuneração, plano de cargos e salários, pesquisa salarial entre outros. Também foi necessário caracterizar a empresa em estudo, descrevendo a situação atual quanto aos cargos e salários dos funcionários e realizar pesquisa salarial para os cargos existentes na empresa, para especificar as competências para cada cargo, através de um plano de cargos e salários de acordo com a pesquisa salarial. Através da realização deste estudo, foi possível compreender que um plano de cargos e salários para uma organização é uma ferramenta que auxilia o departamento de recursos humanos na atividade de conquistar e manter pessoas, estabelecendo uma estrutura de cargos, definindo as atribuições, deveres e responsabilidades, bem como os níveis salariais a serem praticados.

Palavras-chave: Plano de cargos e salários. Funcionários. Pesquisa.

INTRODUÇÃO

A história da administração de recursos humanos no Brasil remonta a mais de quarenta anos, e é cada vez maior o número de empresas que introduzem ou acrescentam atividades específicas nesta área.

Assim, o profissional de recursos humanos tem o papel de suprir sua organização dos inputs humanos necessários às suas operações, encontrar soluções para desenvolver os recursos humanos disponíveis para adequá-los à tecnologia em desenvolvimento e encontrar condições para retê-los na sua organização, explica Chiavenato (1989).

Desse modo, a área de recursos humanos oportuniza melhores condições gerais de trabalho e de aplicação de suas novas habilidades adquiridas.

Atualmente as empresas enfrentam o desafio de promoverem, em seus departamentos, um processo de transformação contínuo em virtude do avanço tecnológico, por isso procuram estar em constante atualização possibilitando a formação adequada de seus membros, bem como tornar o departamento de recursos humanos, compatível com as exigências do mercado. Nesse sentido, o presente estudo refere-se a proposta de um plano de Descrição e Análise de cargos, baseado nas habilidades e competências, sendo estruturado da seguinte forma:

Inicia-se pelo resumo, segue-se pela introdução, desenvolvimento onde será apresentado o tema, a pesquisa realizada, os objetivos a justificativa e na sequência têm-se, a conclusão seguida das referências.

A pesquisa desenvolvida no trabalho caracteriza-se como exploratória qualitativa, pois tem o objetivo de desenvolver uma proposta de um plano de descrição de cargos e salários para uma empresa de pequeno porte, na cidade de Cerejeiras, no estado de Rondônia.

Conforme Aaker (2001, p. 101), muitos estudos estão limitados a uma determinada área que é relevante para a questão da pesquisa. Assim, a área definida para a elaboração deste estudo, foi a empresa Lojas Dinâmicas, especializada no ramo de confecções.

Desse modo, a partir dos dados coletados, os mesmos serão analisados, interpretados visando especificar as competências para cada cargo dos funcionários da empresa em estudo, através de um plano de cargos e salários de acordo com a pesquisa salarial.

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS

Atualmente as pessoas de uma organização estão sendo vistas de uma forma mais dinâmica e para atender as expectativas de mercado, as empresas procuram investir em recursos humanos, através de ações de acordo com as necessidades da organização e de seus colaboradores, oportunizando espaço para uma administração aberta e amigável.

O talento humano passou a ser tão importante quanto o próprio negócio, e ele é o elemento essencial para sua preservação, consolidação e sucesso. Assim, cabe ao departamento de recursos humanos promoverem ações para que os funcionários sintam-se motivados desde o momento da integração.

A partir do exposto, após observação na empresa em estudo, constatou-se que a empresa sendo de pequeno porte possui funcionários em certos cargos, que muitas vezes exercem outras funções, ou seja, não condizem com o seu cargo, exercendo assim o chamado “desvio de função”.

Também foi constatado que a empresa não dispõe de um documento que contenha informações sobre requisitos e habilidades, atribuições ou tarefas, para executar um determinado cargo, o que torna o recrutamento e seleção mais difícil, bem como o funcionário também não tem informações para o desempenho de suas funções.

Diante do exposto, surgiu a seguinte situação problema: Como definir as responsabilidades básicas, informando aos funcionários como executar suas tarefas dentro da empresa em estudo?

O que vamos fazer? Vamos desenvolver uma proposta de um plano de descrição e análise de cargos.

Caracterizar a empresa em estudo, descrevendo a situação atual quanto aos cargos dos funcionários.

Especificar as competências para cada cargo dos funcionários da empresa em estudo, através de um plano de cargos.

Este estudo visa apresentar uma proposta de um plano de descrição de cargos e salários, como ferramenta que auxilie a área de recursos humanos quanto à execução das tarefas e atribuições de seus funcionários, Desse modo, justifica-se a realização deste estudo por apresentar vantagens à empresa, como uma ferramenta/estratégia que poderá proporcionar um aumento na produtividade, devido aos funcionários estarem mais motivados, conscientes de suas funções e atribuições.

CARGOS E FUNÇÃO

Cargo é o termo utilizado para o conjunto de atividades que cada pessoa exerce dentro de uma empresa e que de acordo com Chiavenato (1999, p. 160)

Em uma organização, cada cargo tem seu valor individual. Somente se pode remunerar com justeza e equidade o ocupante de um cargo se conhecer o valor desse cargo em relação aos demais cargos da organização e à situação do mercado. (CHAVENATO, 2004, p. 302).

Para Chiavenato (2000), a função é um conjunto de tarefas ou atribuições exercidas de maneira sistemática e reiteradas por um ocupante de cargo. Pode ser exercido por uma pessoa que, sem ocupar um cargo, desempenha provisória ou definitivamente uma função.

Desse modo, um cargo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (168.6 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com