TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA PARA PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO

Por:   •  14/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 8

PROPOSTA PARA PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO – Fundamental II

IDENTIFICAÇÃO

        

Nome: Daniele Pizzo, 26 anos, Casada

End.: Rua Dejanira da Silveira, 91, Vila Maria Rosa, Ferraz de Vasconcelos – SP

Tel.: 11-4675-5992/99883-6926

FORMAÇÃO ACADÊMICA

GRADUAÇÃO

  • Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – UMC - Universidade de Mogi das Cruzes,2006
  • Bacharelado em Ciências Biológicas – UMC – Universidade de Mogi das Cruzes, 2007.

PÓS-GRADUAÇÃO

  • Gestão Educacional – UMC – Universidade de Mogi das Cruzes, 2011.
  • Ensino de Biologia – USP-Redefor – Universidade de São Paulo, 2011.

CURSOS DE EXTENSÃO

  • Coordenação do Trabalho na Escola – FEUSP – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, USP, 2011.
  • Interdisciplinaridade: Biologia, Química e Física – IFUSP – Instituto de Física da Universidade de São Paulo, USP, 2011.
  • Filosofia da Ciência – IFUSP – Instituto de Física da Universidade de São Paulo, USP, 2010.

ATIVIDADE PROFISSIONAL (Magistério)

  • Professora da Rede Pública do Estado de São Paulo desde maio de 2006;

► Escolas:

  • E.E. Martha Calixto Cazagrande / disciplina: Ciências da Natureza (2011)
  • E.E. Professora Luiza Hidaka / disciplina: Biologia e Ciências da Natureza (2009/2010) ;
  • E.E. Carlindo Reis / disciplina: Ciências da Natureza (2008).
  • E.E. VilaCorrea II / disciplina: Ciências da Natureza (2008).
  • E.E. Vereador Antônio Valdemar Galo / disciplinas: Biologia (2008).
  • E.E. José Benedito L. Bartholomei / disciplina: Ciências da Natureza (2008).
  • E.E. Professora Ignês Corrêa Allen / disciplina: Ciências da Natureza (2007/2008);
  • E.E. Iijima/ disciplinas: Biologia e Ciências da Natureza (2007);
  • E.E. Professora Ignês Correa Allen /: eventual (2006/2007).

APRESENTAÇÃO

“Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida.”

(Paulo Freire)

JUSTIFICATIVA

      As Escolas Públicas do Estado de São Paulo estão passando por uma reformulação, para melhorar e garantir a qualidade e aprendizagem dos seus alunos, levando em consideração e articulando os conhecimentos pedagógicos e experiências de sucesso já acumuladas, tentando assim, garantir a todos uma base comum de conhecimentos, para que as escolas funcionem de fato como uma rede. Isso é o que pretende a Proposta Curricular do Estado de São Paulo que entrou em vigor a partir do início do ano letivo de 2008, tendo como foco principal o direito de aprender, que também é a filosofia presente na LDB (Lei de Diretrizes e Bases).

       Para que a implantação desta Proposta Curricular se consolide é preciso que haja uma unidade entre os docentes e os discentes, e que melhore a forma de lidar com os saberes, competências e habilidades dos alunos num contexto geral.

       Para termos um norte, é preciso levar em consideração os resultados das provas aplicadas nas escolas públicas, tanto as do dia-a-dia, desenvolvidas em sala de aula, quanto às de abrangência maior, por exemplo, Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), Prova Brasil e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), este último também é visto como um passaporte para ingresso nas Universidades.

Sendo assim é importante evidenciar alguns dados que serviram e servirão como base para tomadas de decisão no encaminhamento da Proposta Curricular desenvolvida no âmbito da escola. Tudo isso visa principalmente atrelar um projeto que leve em conta a leitura, a escrita, e o raciocínio lógico, diante dos saberes, competências e habilidades dos alunos, ajudando a repor a estrutura do processo de ensino aprendizagem.  Os dados do ano passado mantiveram tendência de melhora para o 5º ano do Ensino Fundamental, mas mostraram recuo para o 9º ano, da mesma forma que para o Ensino Médio. Esses resultados ressaltam a necessidade, além de outras iniciativas do Governo do Estado para a melhoria da Educação.  O Idesp do 5º ano do Ensino Fundamental subiu de 3,86 para 3,96 em relação a 2009, refletindo o crescimento, no Saresp, de 201,4 pontos na escala de proficiência para 204,6 em Matemática. O resultado em Língua Portuguesa se manteve em 190,4 pontos. No 9º ano do Ensino Fundamental, o Idesp recuou de 2,84 no ano anterior para 2,52 em função da queda, no Saresp, das avaliações de Matemática (de 251,5 em 2009 para 243,3 em 2010) e de Língua Portuguesa (de 236,3 para 229,2 pontos). No Ensino Médio, o recuo do Idesp no mesmo período foi de 1,98 para 1,81 devido à diminuição em Língua Portuguesa de 274,6 pontos para 265,7 e à oscilação em Matemática de 269,4 para 269,2 pontos.

        Hoje temos o Idesp, que simplifica mais a analise desses dados, como podemos ver abaixo os resultados da E.E. Profa. Benedita de Campos Marcolongo, esses dados tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnostico de sua qualidade, apontando os pontos que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano e estabelecendo metas a serem cumpridas.

[pic 1]

[pic 2]

A partir desses dados já existentes, podemos melhorar o ensino, buscando eliminar as deficiências do ensino-aprendizagem através de práticas docentes voltadas para a recuperação, reforço, aprofundamento e o desafio. Assim, a Proposta Curricular para escolas públicas do Estado de São Paulo está inserida no plano da sociedade contemporânea que coloca novos desafios a cada dia, tendo em vista a Era da informação e da tecnologia. Dessa forma, faz-se necessário que a escola esteja pronta para ser “uma escola aprendente”, acompanhando essas mudanças, aproximando teoria e prática, potencializando competências e habilidades através do eixo norteador, que é a leitura e a escrita. Por isso faz-se necessário que no âmbito escolar a equipe docente esteja em constante formação atendendo as necessidades dos alunos, para que os mesmos possam ter sanadas suas deficiências no processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (226.7 Kb)   docx (184.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com