TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação do Professor Coordenador deve ser contínua ao longo de sua trajetória profissional

Por:   •  30/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

PLANO DE TRABALHO PROFESSOR   COORDENADOR CICLO I


 
“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

Paulo Freire
 
INTRODUÇÃO:

A formação do Professor Coordenador deve ser contínua ao longo de sua trajetória profissional, assim como a do educador e dos demais funcionários envolvidos no cuidar/educar, focalizando sua dificuldade e prática para melhor desenvolver seu trabalho junto às crianças. Nós profissionais devemos conhecer o grupo de crianças com o qual temos que lidar, podendo aprofundar nossos estudos, observações e discussões relativas às situações que vivenciamos com a criança no momento da formação continuada .
 Nesse sentido o coordenador pedagógico deve ter como meta a ampliação de discussões e reflexões, de modo que envolva os educadores da escola, na busca e elaboração de soluções.
Assim a escola estará se transformando no espaço onde se processam e se contextualizam os conhecimentos que favorecem as mudanças nas práticas profissionais decorrentes da atualização e formação continuada otimizando a ação do docente.
Conforme constatação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) a criança, cuja família participa de forma mais direta no cotidiano escolar, apresenta um desempenho superior em relação àquela onde os pais estão ausentes do seu processo educacional. As principais funções consistem em:
 
Coordenar as atividades de ensino e aprendizagem na unidade escolar, planejando, supervisionando, orientando e avaliando estas atividades, para assegurar regularidade no desenvolvimento do processo educativo. 
Realizar estudos e pesquisas relacionadas às atividades de ensino, analisando os resultados e propondo intervenções; 
Participar da elaboração da proposta pedagógica da escola. 
 Promover a articulação com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; 
Zelar pelo cumprimento do plano de trabalho dos docentes, avaliando, supervisionando e redirecionado os trabalhos se necessário de acordo com o currículo oficial do Estado de São Paulo; 
Coordenar e supervisionar o projeto de P.A (Professor Auxiliar), zelando pelo sucesso da aprendizagem dos alunos; 
Planejar, organizar e efetivar as horas de trabalho coletivo – ATPC  
Conhecer e utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, no trabalho técnico pedagógico e também nas atividades com alunos; 
Acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, em colaboração com os docentes e as famílias; 
Elaborar estudos, levantamentos qualitativos indispensáveis ao desenvolvimento do ensino na  escola; 
Zelar pela aprendizagem dos alunos; 
Manter contato cordial e profissional com pais e/ou responsáveis, para a troca de informações sobre a criança;  
Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.
  
OBJETIVOS
 
Os objetivos que possibilitem a produção de conhecimento, numa perspectiva de formação voltada à cidadania, oferecendo o suporte necessário aos educadores da instituição para as propostas de formação continuada deverão enfatizar:
 
A aquisição de conhecimentos;
Desenvolvimento de habilidades específicas e de atitudes.
Ênfase nas relações humanas (interpessoais) no interior da escola com os funcionários e pais de alunos;
Auxilio na aprendizagem de métodos e técnicas de aprendizagem e     dinâmicas aplicadas ao ensino.
Fortalecimento da relação dos pais com a escola, promovendo sempre que necessárias, reuniões  para tratar de assuntos pertinentes à educação de seus filhos.
 
Uma política para a formação contínua  em serviço deverá estar pautada em alguns pressupostos coerentes com as exigências de democratização de educação escolar:
 
Auxiliar para que o professor assuma  seu processo de formação , com compromisso para o próprio desenvolvimento, que envolve o conjunto de sua prática social como cidadão, nas  diferentes fases e meios que estarão articulados, garantindo assim uma continuidade do trabalho. 
 
Identificar as necessidades dos professores,intervindo quando necessário, discutindo os problemas que enfrentam no cotidiano do seu trabalho;
 
Gerir uma reflexão em que as causas dos problemas e  suas manifestações sejam amplamente discutidos, especificando aquilo que é interno e externo à escola; delimitando a curto, médio e longo prazo aquilo que a educação do educador deve ou não superar;
 
Orientar nos problemas da prática com alunos com necessidades especiais , como ponto de partida e ponto de chegada do processo, garantindo-se uma reflexão com auxílio de fundamentação teórica que amplie a consciência do professor em relação a estes problemas e que aponte caminhos para uma atuação coerente, articulada e eficaz; 
 
Como forma de organização do tempo, auxiliar o professor na organização da rotina, para que esta seja  utilizada como forma de organização do tempo, facilitando para que a criança se oriente em relação ao tempo-espaço e consiga se desenvolver, tornar-se mais independente, segura, além de facilitar sua socialização.
 
Faz-se necessário destacar a importância da participação efetiva dos pais na vida escolar de seu filho e cabe ao coordenador junto aos professores em ATPC  articular mecanismos para:
 
Sensibilizá-los a participarem ativamente na vida escolar dos seus filhos.
 
  Conscientizá-los a cooperarem com as atividades extracurriculares,  incentivando seu filho a adquirir hábitos de leitura.
 
Envolvê-los em todo o processo de aprendizagem dos alunos dos quais são responsáveis.
Disponibilizar mecanismos para conversas com os  pai/professor , sempre que pedido ou por iniciativa própria.
Os objetivos aqui propostos no programa de formação continuada do professor em ATPC  deverão se firmar com compromisso, prevendo auxilio nas  mudanças,  da prática dos educadores que atuam nesta unidade escolar.
 
 
 
METODOLOGIA

O papel do coordenador é o de elo na gestão escolar com o corpo docente, discente e comunidade. Na formação continuada, fazer  intervenções  quando necessárias, nas práticas desenvolvidas pelos educadores, exercendo o trabalho de formador para toda a equipe escolar com avaliações periódicas de seu próprio trabalho em relação à direção e aos educadores e aos trabalhos da equipe escolar. A escola no papel do coordenador  e gestor é responsável pela formação da equipe na construção da identidade das crianças, que muitas vezes são pouco assistidas pelas famílias,
 
É necessário, portanto que o coordenador tenha a sensibilidade de ver e rever  junto a sua equipe, a organização dos espaços ocupados pelas crianças e da intencionalidade dos educadores quanto à qualidade de ensino oferecido a elas, a reflexão e o diálogo  na formação garante que a criança obtenha maior êxito na construção de sua identidade, autonomia, no relacionamento com os adultos da escola e com a família. O cuidar e o educar ,devem contemplar a multiplicidade de dimensões da pessoa humana, privilegiando a escuta e favorecendo a reflexão, cultivando a permanente busca do autoconhecimento e da percepção de si e do mundo, assumindo postura de formador que sirva como referência para o educador que é o responsável direto pelo educar da criança, articulando saberes, teorias e práticas entre os educadores e a equipe escola.
O coordenador precisa saber quais conteúdos estão sendo ensinados,  analisá-los no todo da escola para interpretá-los, juntamente com os professores, no sentido de entender o seu significado e a sua importância para as crianças. Com isto se está buscando identificar a proposta dos professores e da escola em relação aos conteúdos.
Sabemos que é preciso identificar os elementos definidores dos conteúdos: quem os define e como; a partir de quais referenciais são definidos; por que são definidos estes e não outros; qual o ponto de partida para a definição destes. Com isto o coordenador está buscando identificar o grau de consciência dos professores em relação aos conteúdos de seus eixos
 ,verificando se os conteúdos ensinados levam em consideração a experiência ou não dos alunos e o grau de conhecimento que já possuem. Se isto ocorre, verificar de que maneira a experiência do aluno é incorporada nos novos conteúdos propostos e se tem avançado para além dela, e quais as consequências que se pode observar.
 O Plano de  trabalho do coordenador  em  prática, será de assessoria no processo ensino-aprendizagem, desenvolvido na relação professor-aluno. Requer, portanto, o conhecimento não apenas dos alunos, mas também das condições concretas, pessoais e profissionais dos professores. Sobre a questão dos conteúdos que estarão sendo ensinados remete, necessariamente, à questão dos conteúdos que estarão sendo aprendidos.
 
A prática da troca de informações entre professores em conjunto em horário de ATPC  favorecem  a aprendizagem, na medida em que se fornecem parâmetros para alterações metodológicas, novas articulações de conteúdos não previstos para melhor compreensão do aluno, etc.
   O professor  Coordenador tem a tarefa de manter-se atualizado, realizando leituras específicas da sua área de atuação bem como a respeito de assuntos de interesses da escola;ou seja, também está inserido no processo de formação continuada, formando e sendo formado em sua práticas. Seu desafio é o de  estimular os professores a agirem, superarem, desempenharem com qualidade suas atividades e desenvolvendo-se em sua formação continuada e no trabalho com os alunos, buscando novas teorias e práticas educativas se necessário for.
Toda atividade da criança, dentro ou fora do espaço escolar, tem importância na sua formação e no seu desenvolvimento pleno, sejam experiências positivas ou negativas. Com a formação continuada o professor, deverá se sentir mais preparado a contribuir para que a criança entenda e consiga absorver o conhecimento existente nas experiências.
 
 A Coordenação Pedagógica tem por finalidade ajudar a elaborar e aplicar o P.P.P( Projeto Político Pedagógico ) da escola, dar orientação em questões pedagógicas e principalmente dar assistência aos professores, alunos e pais, de forma individual ou em grupo, buscando por um melhor desenvolvimento e aprendizado. Objetiva também garantir a unidade e a continuidade da ação educativa, atuando antes, durante e após o processo de aprendizagem, em todos os níveis de sua competência, desenvolvendo atividades que promovam atitudes positivas necessárias ao convívio social e a melhoria da vida escolar.
 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
O educar  é uma função pedagógica que permite o desenvolvimento da criança em sua diversidade e em sua realidade individual na formação de sua autonomia.
Sendo várias as dificuldades e os problemas enfrentados pelos educadores, coordenação e direção, para a participação dos pais na vida educacional dos filhos, juntos devemos buscar na prática diária propostas teóricas e legais, principalmente neste momento em que todas as posições mais recentes em educação ressaltam a necessidade da revisão do papel da escola na sociedade.
Pensar e realizar um trabalho com maior participação dos pais e educadores é o papel do Coordenador Pedagógico, persistente  na educação, que consiste essencialmente no desenvolvimento de um clima positivo de trabalho resultante da confiança mútua e do desejo firme de juntos obtermos êxito pleno no ensino- aprendizagem dos educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com