TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRatica 1 adm

Por:   •  16/11/2015  •  Dissertação  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

Introdução ....................................................1

Desenvolvimento...........................................2

Evidências.....................................................3

Conclusão.....................................................4

1 – Introdução

A escolha do entrevistado

Atualmente a busca por um lugar no mercado como um empreendedor vem sendo muito concorrida, porque a cada dia surgem mais comércios, já que a maioria das pessoas almejam ter seu próprio negócio, porém nem toda as pessoas tem as qualidades precisas e necessárias para se encontrar e se adaptar em meio as crises que surgem a cada dia nas diferentes áreas.

Dessa forma, este trabalho irá abordar as experiências de Gilberto Santos Velasco, um empreendedor muito versátil, que trabalhou em diversas empresas no ramo de estaleiro e começou a ir em busca de seus sonhos e objetivos. Gilberto, teve a coragem, determinação e a iniciativa de buscar maneiras de obter, com muito esforço, sua própria renda, dando início a sua vida empreendedora. Passou por 4 diferentes mercados, e em cada empreendimento obteve experiências boas e ruins, seu primeiro estabelecimento foi um bar e mercearia, passando para a sonorização, neste ficando por um longo tempo. Logo após investiu em uma locadora e por último, a sua atual fonte de renda, a Lan house.

A pesquisa foi realizada através de uma entrevista com o próprio Gilberto, em seu atual estabelecimento, Superstar Lan house, localizada no município de São Gonçalo no bairro de Rio do Ouro - RJ, onde é oferecido o uso de computadores ligados em rede para acesso à internet e programas em geral, jogos eletrônicos e soluções de escritórios como: impressões, digitalização de documentos, xerox, diversas consultas em sites e, também, prestação de serviço de manutenção em computadores. Cabe dizer que, antes mesmo de iniciar os questionamentos, foi informado ao mesmo que a pesquisa era para critérios de um trabalho acadêmico para buscar entender como ele administrou sua vida profissional chegando ao momento atual, e que estas informações seriam repassadas a orientadora de uma disciplina do curso de administração da UNIVERSO, e que ele fosse preciso em suas informações, aos integrantes da turma, levando assim, o empreendedor concordar com a entrevista, se mostrando assim bastante solicito, em ajudar no levantamento de dados para uma boa pesquisa.

O objetivo principal é avaliar como o empreendedor foi capaz de aproveitar todas as suas oportunidades e como ele se atinou para a questão de que estava no momento certo de mudar, já que os ramos escolhidos anteriormente a sua Lan house, passaram por momentos intensos de crises e com isso, levando-o a inovar, fazendo até mesmo a mudar de área.

Será observado também que nas entrevistas formou-se um foco em obter diferentes dicas a cada processo que o mesmo passou. Podendo assim, ajudar aos estudantes de administração, informando anteriormente, a avaliar as medidas tomadas por ele, para manipular os meios de sobrevivência em meio as crises, conforme o nosso tema, servindo de exemplo para aprender a empreender.

Porque empreender e se adaptar?

Em nossa sociedade passamos por vários momentos bons e ruins em nossa economia. Devemos sempre estar empreendendo e buscando se adaptar ao tipo de mercado que escolhemos investir.

Para nos adaptarmos deve-se estar disposto a conhecer algumas situações que se encontra pelo caminho.

Conversar com pessoas experientes que passaram por diversos obstáculos, fará com que se tenha uma visão mais aguçada de uma solução para o problema.

Para empreender é preciso coragem, para se adaptar é preciso determinação. É necessário que os dois coragem e determinação andem juntos para que o negócio de certo.

Ter percepção também é muito importante pois é ela que nos faz entender que estar na hora de mudar e saímos de um mercado e partir para outro levando consigo o espírito empreendedor.

Não devemos esquecer que o mundo estar em constante mudanças e se quisermos acompanhar essas mudanças temos que ter coragem, determinação e percepção para saber a hora de empreender, adaptar e contornar as crises.

Muitas vezes um fator muito importante que não damos crédito é a relação funcionário e chefe. Dependendo do tipo do funcionário que tiver seu lucro no final do mês pode aumentar ou diminuir, isso varia como eles tratam os clientes.

2-Desenvolvimento



Gilberto Santos Velasco é um empreendedor muito versátil, como dito anteriormente, possuiu os seguintes negócios: bar e mercearia, fez manutenção de sonorização e animação em festas, vídeo locadora e hoje em dia Lan house. Desde pequeno já possuía uma veia empreendedora, descobrindo essa habilidade a partir da necessidade de ajudar à família.Com apenas 59 anos de idade, já teve muitas experiências em diferentes mercados. Possui habilidades de adaptação em meio a crises.

Entre 1964 a 1966, quando tinha de oito a dez anos de idade como sua família passava por dificuldades na época em decorrência ao grande número de pessoas na família, eram seis irmãos, o pai e a mãe, com ele era uma família de nove pessoas. Para ajudar na renda mensal familiar ele catava latinhas e as revendia, vendia pipas e vendeu adubo para as plantas. Nesta época morava em Mesquita bairro do município de Nova Iguaçu.

Gilberto entra no seu primeiro emprego no estaleiro CEC por volta de 1975.Em 1976 mudou-se para o estaleiro Mac Lauren. No estaleiro Mauá atuou no ano de 1979.Neste ramo fez vários cursos com forma de atualização tanto no currículo tanto na vida profissional. A entidade de ensino dos cursos feitos por Gilberto foi o Senai, cursados nos anos de 1976 e 1977, ele fizera cursos profissionalizantes: riscador naval, chapeado, solda e maçarico, e um curso complementar foi de serralheria. Em toda a sua vida profissional de estaleiro, não gostava muito do trabalho por que as condições eram insalubres e o trabalho árduo. Sempre alimentou a esperança de alcançar seu sonho em ser autônomo e ter flexibilidade com tempo, a única coisa que o fazia continuar nessa classe trabalhadora era a remuneração alta, mas mesmo assim, não desistiu de alcançar seu objetivo. Foi então que Gilberto decidiu dar o primeiro passo e abandonou a carreira ao perceber que a profissão entrou em crise e a remuneração não compensava o trabalho. Essa classe profissional entrou em crise devido à greve que os funcionários faziam para melhorar as condições de trabalho. O governo reprimiu, violentamente as greves, interveio nos sindicatos e prendeu as lideranças e ativistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (349.9 Kb)   docx (242.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com