TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda psicologia social, relatando qual objeto de estudo, em que período a história a psicologia social foi consolidada como ciência e os caminhos que foram percorridos até os dias atuais.

Trazendo também o objetivo de pesquisa na área social e abordando o que é pesquisa ação e pesquisa participante.

O método utilizado foi em pesquisas em sites e artigos científicos para melhor entendimento o material aqui abordado.

Qual é o objeto de estudo da Psicologia Social

O objeto de estudo da Psicologia Social é a construção de uma psicologia voltada para a realidade do indivíduo, com vistas contribuir para a superação das desigualdades e das situações de opressão. A Psicologia Social é responsável por compreender os mecanismos que provocam a alienação e por contribuir com a ampliação da consciência dois homens.  O objetivo é compreender o ser humano em relação dialética com a sociedade, a constituição histórica e social do indivíduo e os elementos que explicam os processos de consciência e alienação, e as possibilidades de ação do indivíduo frente às determinações sociais.

“ A psicologia social é, no meu entendimento, a ciência do “entre”. Isso significa dizer que o lugar privilegiado o inquérito psicossocial não é nem o indivíduo nem a sociedade, mais precisamente aquela zona nebulosa e hibrida que comporta as relações entre os dois”

Podemos afirmar que a psicologia social realmente está ligada nas relações que temos uns com os outros.

Se realmente fizer devida justiça ao seu objeto de estudo pode dar uma contribuição incisiva aos debates mais amplos como identidade, discurso e linguagem, uma vez que esses aspectos são importantes e constituem a vida e o cotidiano das comunidades humanas.

O indivíduo é um ser em movimento, ou seja, está em constantes transformações, onde adquire novas experiências durante seu convívio com a sociedade e a psicologia social aborda como esse indivíduo reage aos estímulos impostos a ele.

A psicologia social aborda também os seguintes temas:

  • Atitude
  • Preconceitos
  • Comunicação
  • Relações Grupais
  • Liderança entre outros

A partir de que época a Psicologia Social começou a se consolidar enquanto ciência? Explique o caminho percorrido até os dias de hoje

A Psicologia Social enquanto ciência produzida no Brasil começa a se consolidar com o ativismo da professora Silvia Lane, a partir da década de 60/70. Ela propõe uma reformulação na Psicologia Social que estava sendo repercutida no Brasil. A Psicologia Social vigente não tratava de problemas nacionais, apenas reproduzia um conteúdo voltado para a realidade norte-americana.  

Silvia Lane e seus apoiadores partiram do pressuposto que uma Psicologia Social precisa engajada com a realidade do país onde ela atua.  

Passa por momentos e muitas transformações com intuito de deselitizar que até então era voltada somente para elite, realizando trabalhos em comunidades de baixa renda. Em 1981 surge o primeiro encontro regional de psicologia na comunidade em SP e o segundo surge em 1988 com a ABRASPO.

Quais os objetivos da Pesquisa em Psicologia Social

A pesquisa em Psicologia Social é um processo evolutivo e elaboração e conhecimento que tem como principais objetivos, geração e novos conhecimentos.

Na psicologia e super importante para adquirir credibilidade e deixar de lado os “ACHISMOS”. O Objetivo da ciência é a busca do conhecimento, é da natureza humana pesquisar e achar algo sobre o desconhecido.

Muitas pessoas ainda vê a psicologia como uma profissão e “Conselhos”, sem saber que por tras isso tem muitas técnicas que precisamos e são comprovadas cientificamente para ajuda o indivíduo se desenvolver.

“ Pesquisador e pesquisado se definem por relações sociais que tanto podem ser reprodutoras como podem ser transformadoras das condições sociais onde ambos se inserem, dessa forma, conscientes ou não, sempre a pesquisa implica em intervenção, ação de uns sobre os outros ( LANE 1985, p 18)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com