TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra Sebrae

Por:   •  6/6/2016  •  Resenha  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Palestra : Empreender para crescer - 27/11/2015.

O professor Carlos fez uma pequena introdução sobre a Maria Paula, ela atua no SEBRAE a quatro anos, em seu comentário ele também fala sobre a participação do alunos empreendedores da Anhanguera, o Leonardo, a Angélica e a Joice.

Na apresentação da Maria Paula ela explicou de uma forma muito clara o tema, ela demonstrou isso através de uma apresentação em slides, o por que muitas empresas fecham antes de dois anos de funcionamento, os principais fatores são: a falta de planejamento prévio, a má gestão empresarial e ser um empreendedor pouco desenvolvido. Isso são atitudes suficientes para o negocio não dar certo. Dentre esta explicação, ela também colocou uma frase que diz: "Empreendedor é qualquer sonhador que realiza". Essa frase deixa uma lição para todos, pois não adianta só sonhar, tem que realizar seus sonhos colocando em pratica. No tema também foi abordado quais são as características de um empreendedor, e ficou bem claro que para ser um empreendedor não precisa ter todas as características citadas abaixo, mas se possuir alguma delas, a chance de dar certo é maior. As características são: Atitude, Modo de Vida, Assumir Risco, Comportamento, Postura, Posicionamento de vida, e o modo de Atuação.

A Maria também citou uma outra frase que diz: "Empreender não é ciência nem arte, é pratica". Isso quer dizer que sem a pratica juntamente com a ação nada vai ser construído. A Maria Paula contribuiu muito para todos os presentes com o seu conhecimento e experiência de vida, ela não só explicou o tema, como inspirou as pessoas a colocar os seus sonhos em pratica com um planejamento e conhecimento do que você quer fazer. Também foi colocado por ela que empreendedor não é só aquela pessoa que quer ter seu negocio próprio, as pessoas podem ser empreendedoras no dia a dia, no seu emprego e ate mesmo na sua vida, pois os valores e o aprendizado para ser um empreendedor pode ser aplicado em qualquer âmbito da vida.

Logo apos a fala da Maria Paula teve a participação do Leandro, ele é um estudante da Anhanguera, ele tem 29 anos, e ele é Analista em uma multinacional, a sua historia de vida é muito motivadora, pois aos 17 anos ele abriu o seu próprio negocio que era uma pizzaria, ele teve o apoio do seu pai, apos um tempo de funcionamento vendeu o ponto, pois teve problemas com o seu sócio e não soube administrar seu patrimônio pois era novo e não tinha conhecimento o suficiente para se manter firme, mas foi um grande aprendizado para ele, passado um tempo ele abriu uma lan house, que hoje é uma loja de informática. Ele também abriu um outro segmento no ramo de vendas de camisetas personalizadas pela internet, e logo apos ele abriu mais três sorveterias onde ele já esta fazendo franquias, essas franquias esta no começo, mas ele esta bem motivado com os seus negócios.

Para obter todos os seus negócios , ele precisou ter muitas características do que foi citado pela Maria Paula, uma delas foi o planejamento e a coragem de arriscar, isso e outras atitudes que fez ele chega onde ele chegou.

Logo apos a fala do Leandro teve a participação da Angélica, ela tem 32 anos e trabalha na Prefeitura, e tem uma lanchonete, a sua historia é muito interresante, por que ela começou do zero, ela pegou uma lanchonete falida e reestruturou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com