TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel da ECR Consulting

Artigo: Papel da ECR Consulting. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  Artigo  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

A solução apresentada para a situação problema foi o alinhamento de todos os sistemas e processos da empresa aos principios e fundamentos de Gestão da Qualidade Total - TQM.

A estrutura base do projeto envolvia a formação de um Comitê Gestor, formado pela Alta Direção e gerencias dos principais processos, e Comitês Setoriais, formados por colaboradores dos diversos departamentos e processos (comercial, financeiro, contabilidade, produção, suprimentos).

Definida a metodologia, os Comites Setoriais passaram a realizar encontros para mapeamento de processos e análise de falhas, propondo as melhorias necessárias para adequação dos processos às melhores práticas e eliminando as falhas apontadas. Estas sugestões, após encaminhadas ao Comitê Gestor recebiam a aprovação para implementação.

O papel da ECR consultoria era apoiar os encontros como facilitador, analisando criticamente cada ação proposta e capacitando as partes envolvidas, quando aplicável.

Coube ainda à ECR, durante este projeto, a total reestruturação do departamento financeiro e implementação do departamento de controladoria.

O estudo de caso apresentado tem data inicial de junho de 2005 e data final de setembro de 2008. Neste período o objetivo de otimizar os resultados econômicos-financeiros da organização, foi atingido.

A solução proposta de alinhamento do modelo de gestão da organização às práticas de Qualidade Total proporcionaram uma série de melhorias em processos, pessoas e indicadores economios-financeiros. Dentre os quais podemos citar:

- Monitoração e análise de indice de satisfação de clientes;

- Aumento no nível de satisfação interna;

- Crescimento das vendas (chegou a atingir 16% em 2007);

- Capacitação de lideranças;

- Reestruturação do departamento financeiro (incremento de 300% em receitas financeiras, redução das despesas financeiras em 0,5% da Receita bruta), redução da taxa média de captação de recursos em 1,5% a.m.)

- Implementação do departamento de controladoria e do orçamento empresarial integrado ao Planejamento Estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com