TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas sobre Gestão

Ensaio: Perguntas sobre Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  Ensaio  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

Questões do capitulo 1

1.Defina o termo “organização” e “administração”. Por que os administradores são tão importantes para o sucesso das organizações?

Organização é um arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que cumprem papeis formais e compartilham de um propósito comum. Além disso, possui processos de transformação e divisão de trabalho com a finalidade de fornecer combinações de produto e eficiência........................................................................................................................................

Administração é compreendida como um conjunto de processos que seintegram e influenciam mutuamente, visando alcançar as metas organizacionais..................................................................

Os administradores são importantes para o sucesso das organizações, porque fazem com que utilizem corretamente seus recursos, para atingir seus objetivos.

2. Contraste os conceitos de eficácia e eficiência. Qual é mais importante para o desempenho de uma organização?

Eficácia é fazer um trabalho que atinja totalmente um resultado esperado. Eficiência significa fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade. A eficácia é a mais importante, é indispensável ao administrador apresentar os resultados esperados, pois atualmente são o que as empresas exigem em primeiro lugar.

3.Quais são as funções básicas do processo de administração? Como estas se inter-relacionam?

As funções básicas do são planejamento, organização, direção e controle.Apesar de serem distintas, elas estão relacionadas, por isso, os administradores devem considerar os efeitos que cada uma dessas funções tem sobre a outra.

4.Qual a relação entre as funções da administração e o nível organizacional de um administrador?

Cada uma das funções administrativas varia em termo de importância e intensidade, de acordo com o nível hierárquico do gestor, à medida que se sobe a hierarquia organizacional, os administradores planejam mais e dirigem menos.

5. Quais são as áreas funcionais da organização? Descreva cada uma delas?

Áreas de produção ou operações é o sistema de operações com conjunto de atividades e operações de bens ou prestação de serviços de uma organização, representando o modo como esta transforma osinsumos em produtos ou serviços, agregando valor de forma a alcançar os objetivos organizacionais. Área comercial e de marketing tem o objetivo manter os clientes nas organizações, cujo foco é a satisfação do cliente, procurando influenciar seu comportamento e, assim, alcançar o propósito da organização. Área financeira é o sangue que lida com todos os aspectos que envolvem recursos financeiros, consiste em captar e utilizar de maneira eficaz, os recursos financeiros. Área de recursos humanos um dos recursos mais importantes em todas as organizações são as pessoas, administra comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos.

6. Que papeis um administrador desempenha em uma organização? Como esses papeis variam de acordo com o nível organizado do administrador.

O trabalho do administrador não consiste apenas em planejar, organizar, dirigir e controlar.

Estas funções do processo administrativo diluem-se e combina-se com o desempenho dos papéis, especialmente com os que envolvem a administração de recursos e tomadas de decisões. Os papéis do administrador podem ser: interpessoais, de informacionais e de decisão. O trabalho dos administradores varia de acordo com o nível hierárquico, especialidade, Tamanho da empresa, conjuntura econômica e outros fatores. Provavelmente, a personalidade e os valores do administrador influenciam a maneira como ele trabalha................................................................... Trtrabalha..............................................................

7. Quais são as habilidades necessárias para ser um administrador? Qual é a relação entre estas e o nível em que o administrador atua na organização?

HABILIDADES CONCEITUAIS – estão relacionadas com a capacidade do administrador para coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização ou grupo. São estas que permitem ao administrador analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo....................................................................................................

HABILIDADES HUMANAS – dizem respeito à capacidade do administrador para se relacionar com outras pessoas ou grupos. Envolvem a capacidade de trabalhar e se comunicar com outras pessoas, entendendo-as, motivando-as e liderando-as......................................................................

HABILIDADES TÉCNICAS – estão relacionadas com a capacidade do administrador para usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados relativos à sua área de atuação específica.............................................................................................................................

As três habilidades são relevantes para o desempenho de qualqueradministrador, mas sua importância varia de acordo com o nível organizacional que esse administrador ocupa. Para os administradores de nível estratégico as habilidades conceituais são mais preponderantes, já que estes dependem de sua capacidade para formular planos e tomar decisões para a organização como um todo. As habilidades técnicas são mais importantes nos níveis hierárquicos mais baixos, pois estes estão envolvidos com processos e atividades específicos. As habilidades humanas são importantes em todos os níveis.

Questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com