TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Mercado

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.637 Palavras (15 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

        

1. Introdução...........................................................................................................

3

2. A Empresa..........................................................................................................

4

2.1 Pesquisa de Mercado.......................................................................................

4

2.2 Negociação.......................................................................................................

8

2.3 Marketing..........................................................................................................

10

3. Conclusão...........................................................................................................

12

4. Referências Bibliográficas..................................................................................

13


  1. INTRODUÇÃO

        O trabalho apresentado tem como objetivo me preparar para uma execução de um trabalho acadêmico utilizando, pesquisa e se orientanda pelas normas já existentes para esse fim.

        Os instrumentos utilizados para isso foram fornecidos pela faculdade Unopar do curso de Administração e baseado nas normas de documentação da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas), a qual é a Agência reguladora e normatizadora de publicações técnicas no Brasil.

                Durante o processo de execução desse trabalho foram utilizadas ferramentas que levaram a diversas discussões fazendo com que o valor agregado do estudo ganhasse contornos de fato acadêmicos. A certa do tema proposto e a descoberta do problema central que nos motivou a desenvolver um produto que de fato fosse valioso, não somente para os executores, mas também para os leitores. Conhecer fisicamente a unidade principal da empresa Empada Brasil, também faz parte do processo, já que a dimensão de números virtuais apresentados por diversos sites de notícias, não correspondem o que realmente é a empresa.

        Ao final desta apresentação eu espero ter atingido um grau de conhecimento satisfatório que me possibilite executar um trabalho científico e que me deixe orgulhosa e que me dediquei a fornecer tal conhecimento.


  1. a Empresa

        A empresa referenciada no presente trabalho trata-se de uma franquia da empresa Empada Brasil, a qual necessita de um investimento inicial em torno de R$ 163.000,00 e visa um retorno financeiro em 24 meses. A escolha pela empresa Empada Brasil se dá em virtude de ser um alimento muito procurado e apreciado por jovens.

                 A empada é um alimento muito apreciado e bastante consumido pelo público jovem, inclusive, como consumidora, me identifiquei e me interessei pela franquia de empadas.         

  1. PESQUISA DE MERCADO

        O risco de não obter um retorno financeiro satisfatório é uma possibilidade real em qualquer empreendimento, por esta razão o cálculo da capacidade de investimento deve incluir:

  • o investimento inicial informado pelo franqueador;
  • o tempo previsto para que a empresa atinja o ponto de equilíbrio operacional;
  • o capital de giro para que a empresa tenha recursos para pagar seus compromissos mantendo um bom nível de atendimento aos clientes,
  • além de uma reserva de capital para se sustentar enquanto não puder fazer retiradas da empresa sem o risco de deixá-la descapitalizada.

        A melhor imagem que podemos ter do processo de escolha de uma franquia é a de um funil. Muitas são as possibilidades, mas os critérios de escolha reduzirão o número de redes a serem analisadas em profundidade. Algumas serão descartadas por estarem acima da capacidade de investimento do franqueado, outras por exigirem habilitações ou tempo de dedicação exclusiva diferentes da realidade do candidato, outras, ainda, estarão fora por não estarem disponíveis na região desejada.

               A partir deste ponto começa a seleção. Ao falarmos em escolha pressupomos que mais de uma franquia será investigada. Estabelecer comparações e determinar o peso que cada um desses requisitos terá na decisão ajudará nesse processo. Submeta cada franquia aos critérios de análise que você tiver adotado, como afinidade, reconhecimento da marca ou qualquer outro que considere essencial e então aprofunde a pesquisa com aquelas que tenham sido mais bem avaliadas. É importante analisar a lucratividade, rentabilidade e tempo de retorno de cada uma delas.

              Não basta conhecer o capital inicial total previsto pela franqueadora. Quando se tem uma determinada quantia para investir, cabe perguntar quais as opções de rentabilidade para ela, porque comprar uma franquia pressupõe a análise comparada a outros investimentos disponíveis no mercado.

        Franquias são investimentos baseados em contrato com prazos determinados e que podem ser renovados a critério do franqueador, um investimento de longo prazo.

        Se após as primeiras análises concluímos que o melhor investimento será comprar uma franquia, passamos à comparação entre a lucratividade, rentabilidade e tempo de retorno previsto naquelas que escolhemos para analisar em profundidade. Para isso o candidato a franqueado precisará exigir que os franqueadores disponibilizem alguns dados necessários para que seja possível calcular esses índices.

        Se pensamos exclusivamente no aspecto financeiro, a melhor franquia será aquela que exigir o menor percentual de recursos imediatos, com o prazo mais curto para o retorno do investimento e com os maiores índices de lucratividade e rentabilidade. Como dificilmente todos esses fatores serão encontrados numa mesma franquia, caberá ao candidato avaliar aquela que melhor atenda às suas expectativas. Uma pesquisa de mercado bem feita pode dar a qualquer empresa, um retrato fiel de que tipos de novos produtos ou serviços podem lhe trazer lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com