TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Mercado

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.607 Palavras (15 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO: 4

2 - DESENVOLVIMENTO 5

2.1 – Pesquisa de Mercado 5

2.2 - Negociação 7

2.3 – Marketing 10

2.4 - Metodologia científica 13

2.5 – Franquia - Doctor Frio 15

3 – CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18

1-INTRODUÇÃO

Quando se fala em administração tendemos a pensar em problemas e soluções. No estudo desta área tão vasta, descobrimos que nem só de problemas e a serem resolvidos vive uma empresa. Através do uso das vária ferramentas disponíveis percebemos que o planejamento é fundamental para a Gestão.

Na busca pelo lucro, que é o grande objetivo das organizações, é preciso estar atento as novidades do mercado. E para obter êxito em suas operações as empresas recorrem a algumas ferramentas como “Pesquisa de Mercado”, “Negociação”, “Marketing” e “Metodologia Científica”, que serão apresentadas em tópicos neste trabalho.

2 - DESENVOLVIMENTO

Para a realização deste trabalho foi escolhida a franquia Prepara. Por Muriaé- MG, ser uma cidade com várias faculdades e pessoas com desejo de ingressar em carreira pública- através de concursos esta foi a escolhida. É uma empresa mais de 120 unidades em operação.

2.1 Franquia Grupo Prepara

Levando em consideração que a cidade de Muriaé possui em torno de 120 mil habitantes, entre eles, muitos estudantes, o Grupo Prepara seria uma excelente franquia para essa cidade, pois se tornou uma cidade universitária, devida as várias faculdades que estão em funcionamento na cidade.

Por vários estudantes optarem por se preparar para vestibular e concursos através de cursos como este, a empresa realizou uma pesquisa de Mercado para avaliar a viabilidade de abrir uma filial na cidade. Foram utilizadas das técnicas de pesquisa de Mercado para melhor atender a população.

2.2 – Pesquisa de Mercado

A Pesquisa de Mercado é uma importante ferramenta para obter valiosas informações sobre o mercado em que a empresa está inserida ou pretende se inserir. Com as informações necessárias sobre o mercado, clientes (prováveis clientes), fornecedores e concorrentes mais “armas” a empresa possui para melhor apresentar e desenvolver seu negócio.

A Pesquisa de Mercado pode se apresentar de formas distintas como pesquisa de campo, entrevista, observação podendo ser qualitativa ou quantitativa. A melhor maneira de realizar uma pesquisa é que ela seja feita por profissionais especializados no assunto.

A realização da pesquisa é fundamental não sópara quem está iniciando um negócio, para saber onde está entrando e de que forma fazer, como também para empresas que já estão no mercado. Com as informações de uma pesquisa é possível saber se o produto ou serviço está agradando, se precisa ser alterado por exemplo.

As decisões relacionadas a novos empreendimentos costumam vir com a incerteza do sucesso pois o mercado muda muito e com uma rapidez impressionante. Assim, o sucesso de uma pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões. Isso significa que a pesquisa deve ser aplicada somente quando os seus resultados contribuírem para diminuir a incerteza ou influenciar decisões.

As principais formas de realizar a pesquisa de mercado é através de dois tipos de métodos:

Pesquisa de mercado qualitativa - normalmente usada para pequenos números de pesquisados - não generalizável para o todo da população - a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Para tal é necessária a utilização de um roteiro aberto. Exemplos deste tipo de método são os focus groups (grupo focal), entrevistas em profundidade, e técnicas de projeção.

Pesquisa de mercado quantitativa - geralmente usada para tirar conclusões - testa uma hipótese específica - usa técnicas de amostra de forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico e ela permite estimar informações amplas e diversificadas. Para tal é necessária a utilização de um questionário estruturado. Envolve um grande número de respondentes. Exemplos: Inquéritos estatísticos, questionários e enquetes.

Técnicas de observação - o pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Exemplos são a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na internet.

Técnicas experimentais - o pesquisador cria um ambiente quase-artificial para tentar controlar fatores espúrios e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Exemplos são laboratórios de compra e testes de mercado e também mercearias.

2.3 - Negociação

Como já mencionado acima, chamamos um público também por preços acessíveis, isso implicaria num modelo de negociação diferenciado, onde o negociador, não levaria em conta apenas uma melhor forma de pagamento, pois a qualidade do produto seria levada em consideração, assim o cliente teria a garantia de algo diferenciado, quando isso acontece ele sabe que pra se ter algo bom é preciso realmente pagar mais, o que já facilitaria um acordo de ambas as partes. Para que o objetivo possa ser alcançado, além de preços bons e material diferenciado é preciso ter em mente que o atendimento, os prazos, tudo deve ser levado em consideração, pois a melhor propaganda ainda continua sendo a de um cliente satisfeito, isso implicaria num preparo maior aos funcionários. Hoje em dia é comum ver uma empresa contratar alguém só porque essa pessoa já possui algum tempo de experiência, achando estar criando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (209.6 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com