TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Mercado

Por:   •  21/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        PESQUISA DE MERCADO        

3        NEGOCIAÇÃO        

4        MARKETING        

5        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICE        

APÊNDICE A – Modelo de questionário usado na entrevista        



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a empresa Água de cheiro, especializada na área de cosméticos e que possui franquias espalhadas por todo o Brasil. Os objetivos são de conhecer melhor essa empresa utilizando das disciplinas de Pesquisa de Mercado, Marketing e Negociação.

Na disciplina de Pesquisa de Mercado, foi observada a forma que a empresa acompanha o mercado, as fontes de informação e as características e necessidades do público-alvo.

Na disciplina de Negociação o modo que a empresa negocia e os conflitos foram os destaques. Já em Marketing, buscou a relação de cliente e empresa bem como a imagem que essa passa.

A franquia da marca Água de Cheiro existe há mais de 35 anos. Sempre trabalharam com produtos de ótima qualidade, atrativos e envolventes.

Pertence ao Grupo C&C, possui atualmente mais de 30 linhas, entre perfumes, produtos para corpo e rosto. Os itens são vendidos em lojas espalhadas por todo o Brasil. Atualmente, os carros-chefes da Água de Cheiro são: fragrâncias Absinto e Attractive, ambas nas versões masculina e feminina. No final de 2013, as lojas também passaram a oferecer produtos multimarcas aos seus consumidores, contando com marcas nacionais e importadas, como Everlast, Forum, Gabriela Sabatini e Jennifer Lopez.


  1. PESQUISA DE MERCADO

A pesquisa de mercado realizada por essa empresa é caracterizada como informal, pois, de acordo com Hair et al. (2005) é aquela pesquisa em administração que os próprios proprietários/gerentes da empresa desenvolvem para seus clientes (por meio de conversas informais) no intuito de se investigar se esses clientes estão satisfeitos com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Ao contrario da pesquisa formal, que busca suas informações por meio de empresas especializadas em pesquisa, a pesquisa informal realizada pela Água de cheiro além de investigar se os clientes estão satisfeitos também busca compreender as preferências dos clientes sobre os produtos que ela vende. Tendo assim, uma base para descobrir se novos produtos serão aceito pelo público.

A fonte de informação utilizada é a secundaria que segundo Las Casas e Guevara (2010) os dados secundários são aqueles que podem ser obtidos por outras entidades. As fontes de dados secundários podem ser de dois tipos: internas e externas. As fontes internas são todas aquelas obtidas na própria organização, dados que já existem. Já as fontes externas são aquelas obtidas de outras fontes (externamente á empresa) que podem ser tanto privadas como governamentais.

 Por vender mercadoria nacional e importada a Água de Cheiro busca se atualizar quanto às novas tendências de cosméticos, buscando novidades para loja. Portanto, o tipo de fonte de dados secundários que a Água de Cheiro usa é a externa, tendo como fonte a internet, redes sociais e revistas de circulação nacional.

De acordo com o que foi entrevistado e as informações que o responsável da empresa transmitiu, podemos firmar que o modo que acompanha o mercado é mais focado nos consumidores do que na concorrência, pois se acredita que a razão de concentrar nos clientes trará mais resultados positivos para a empresa.

 

O modelo do questionário segue-se em anexo no apêndice ao final do trabalho. OBS: esta marcado com o X as perguntas que foram mais selecionadas pelos clientes. Cerca de 90% (19) das 22 pessoas entrevistadas.

As perguntas foram aplicadas para os clientes de forma aleatória, sendo mulheres de 25 a 30 anos. Foi observado que na franquia de Itabirito, a frequência com que retornam a loja é trimestralmente, é para uso próprio e diário, creme hidratante corporal é o mais procurado, que a forma com que conheceram a loja foi por meio de feiras da empresa e/ou da cidade e a apresentação dos produtos é o que mais atrai essas clientes.

Os fatos relevantes que poderão subsidiar as decisões gerencia da empresa são: o oferecimento de produtos com alta qualidade e a forma com que é apresentado, especialmente o creme hidrante para uso corporal; Bom relacionamento com a comunidade local, empresas e funcionários para melhor apresentação e abrangência  de suas campanhas e participação em eventos demonstrativos(para ficar melhor conhecida, popularizar-se); Treinamento e investimento aos funcionários para capacitação para atender melhor a demanda nos períodos de pico, além dos períodos de datas comemorativas(dia das mães, natal, etc)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com