TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de mercado

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA I

Passo 2

O produto escolhido foi o(s) Celular(es)

  1. Quanto se compra e se vende.

O número de aparelhos celulares comprados cresceu muito com o passar dos anos, consequentemente as vendas também aumentaram. Atualmente quase todas as pessoas obtêm seu aparelho celular e o número da procura pelos aparelhos aumenta a cada lançamento de um novo smartphone, que trás consigo novas funcionalidades e aprimoramentos no hardware.

  1. Comportamento do consumidor.

Os consumidores estão sempre a procura de novas tecnologias e cada vez que os aparelhos são atualizados e são lançados novos modelos no mercado à procura por essa modernização é grande.

  1. Influências da economia sobre o ramo de negócios escolhido.

Próximos a datas festivas existe um grande aumento na venda de aparelhos celulares. Segundo a ANATEL (Agencia Nacional de Telecomunicações) uma das datas onde aumentam a venda de aparelhos celulares é a época do dia dos pais. Outro fator  que influência na são os altos impostos que são cobrados pelo governo nestes aparelhos, o que encarece em muito o seu valor.  

Passo 3

  1. Informações sobre o mercado consumidor (quem são os consumidores, quanto ganham, quanto gastam de sua renda na compra do produto/serviço em questão, quando compram e como compram).

Os consumidores são praticamente de todas as faixas etárias, ganham uma média de dois a três salários mínimos. Quanto eles irão gastar dependerá muito do celular que ele for adquirir, porém colocaria uma média de 1 à 2 salários mínimos que ele irá gastar na compra do produto. Compra-se normalmente quando há a necessidade de se obter um, porém não é o que a gente vê, hoje em dia as pessoas compram mais pelo luxo do que pela necessidade. Tornou-se habito das pessoas fazerem compras pelo cartão de crédito pela facilidade que este dá ao proporcionar que se compre produtos de alto valor, mas que sejam pagas em parcelas que caibam no bolso, sem que haja o acréscimo de juros.

  1. Histórico da evolução do mercado consumidor.

Foi em 1973 quando ocorreu a primeira ligação por meio do aparelho celular, chegando ao Brasil apenas em 1990, com isso em 1995 já se atingia mais de 50 milhões de usuários no mundo todo. O mercado consumidor foi cada vez mais crescendo principalmente com as modernizações e os novos modelos que iam sendo criados.

  1. Os motivos responsáveis pela evolução deste mercado, abordada no item “b” deste passo.

O surgimento de modelos diferenciados que traziam consigo  melhorias diversas com o objetivo de atrair novos consumidores e a migração de usuários de produtos de outras marcas para si, melhoria no serviço prestado ao consumidor, queda do preço dos produtos e a evolução tecnológica dentre outros fatores.

  1. Empresas participantes deste mercado.

As empresas com maior destaque neste ramo são: Apple, Samsung, LG, Sony, Motorola, etc.

Passo 4

Como já aviamos citado, a procura pelos aparelhos celulares é muito alta e vêm sempre crescendo conforme os aparelhos continuam sendo atualizados, fazendo com que as pessoas achem que estão com aparelhos ‘velhos’ e acabam se vendo com a necessidade de comprar o atual, onde se encontra novas ferramentas e novas melhorias no aparelho. Hoje os aparelhos celulares são muitos diversificados, há várias empresas produtoras de celulares neste mercado, então há uma concorrência enorme, consequentemente a inovação também vêm para que chame a atenção do consumidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com