TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de mercado

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 8

 RESUMO

      O desenvolvimento desta pesquisa é de suma importância, pois tratará de questões de desempenho do trabalho em meio a sua estrutura física e suas condições, sendo também voltado para avaliar a satisfação dos empregados ao modo de como esta se desenvolvendo suas atividades. Nesta pesquisa foi utilizado como método de avaliação um questionário, onde estavam inseridos os aspectos que afetam a satisfação do colaborador, como relacionamento interpessoal e as condições físicas de trabalho. Na maioria das empresas adotam esse tipo de pesquisa para facilitar e avaliar as necessidades e disponibilidade dos seus funcionários, podendo assim prevenir problemas e criar/inovar no trabalho e desenvolver competências e habilidades.

2 APRESENTAÇÃO

      Nesse trabalho de pesquisa apontamos dados e informações feitos por meio de uma pesquisa de satisfação na empresa Água Limpa, sendo realizada no dia 31 de Maio de 2011.
      Para se chegar até aos resultados pretendidos foi traçado um plano de proposta para a pesquisa onde, inicialmente, são abordados de forma sucinta conceitos e definições postulados por teóricos a partir da temática trabalhada, o histórico
da empresa como também o método utilizado para a investigação. A posteriori, o presente trabalho apresenta os resultados, obtidos por meio dos diagnósticos e análises, da pesquisa de satisfação aplicada aos funcionários da empresa Água Limpa. Por fim, a conclusão dará a ideia principal e os pormenores importantes do corpo do trabalho.
      O objeto da pesquisa é o relacionamento dos funcionários da empresa Água Limpa com suas expectativas a respeito do trabalho. O objetivo é reconhecer o nível atual de satisfação desses funcionários dentro do ambiente organizacional da empresa.
      Os componentes e produtores desse trabalho são os alunos Jéssica Eveline Carvalho dos Santos Ramos, Marcelo Campelo Marques e Thiago Veloso do Vale do 3º período do curso de graduação Ciências Contábeis do Centro de Ensino Unificado de Teresina – CEUT – tendo como orientadora a professora MSc. Ana Maria.
3 INTRODUÇÃO


      Umas das mais significativas metas para o crescimento de toda e qualquer empresa é atingir um bom nível de satisfação dos seus funcionários. Nesse sentido, acreditamos que o bem estar dos servidores é fator positivo e prioritário para um melhor desenvolvimento dessas instituições, mesmo inferindo que todas as melhorias não possam ser alcançadas de uma só vez, mas a partir de um ambiente saudável e da cordialidade entre equipe administrativa/funcionários/clientela é criado nesse âmbito um passo para produtividade e qualidade nos serviços. Tendo em vista o exposto, é comprovado hoje que a rentabilidade econômica da empresa está estritamente ligada aos elevados níveis de satisfação do seu funcionário.
      Dialogando com a psicologia do trabalho o processo de satisfação do funcionário dentro de uma empresa requer estudos experimentais

que forneçam detalhes essenciais para entender a natureza das suas expectativas, motivação e anseios demonstrados através da amplitude dos fenômenos comportamentais na linha psicológica.
      Em consequência das questões levantadas acima, destaca-se como base temática deste trabalho de pesquisa o fator relacionado ao valor do trabalho que aumenta a produtividade de empresas motivadas de forma particular pela satisfação dos seus funcionários. As medidas de satisfação abrangem o nível de satisfação do funcionário quando a este está ligado um bom relacionamento entre administradores e servidores, eficiente equipe administrativa, ótimas instalações e recursos para funcionário e clientela, ajustes salariais e etc.

3.1 Referencial Teórico

      O processo de “satisfação no trabalho” como forma de procedimento que satisfaça o funcionário e desempenhe melhor o seu papel dentro da empresa tem sido a pauta principal para estudos e pesquisas teóricas nos últimos anos a cerca de uma psicologia organizacional.
      Esses estudos iniciaram-se na década de 1930 fomentando a importância da implementação da satisfação no trabalho como subsídio para uma organização e relação social dentro das empresas exercendo relevante significância “psicossocial” sobre os trabalhadores. (Klijn, 1998)
      No entanto, os conceitos a cerca da satisfação no trabalho ainda geram indefinições em seus modelos teóricos como aponta Fraser (1983). Vejamos:


                  Satisfação no trabalho é um fenômeno complexo e de difícil definição. Uma parte dessa dificuldade decorre de a satisfação no trabalho ser um estado subjetivo em que a satisfação como uma situação ou evento pode variar de pessoa a pessoa, de circunstância para circunstância, ao longo do tempo para a mesma pessoa e estar sujeita

 METODOLOGIA

      A empresa Água Limpa localizada na Av. João XXIII 11/51 há 15 anos foi escolhida como a instituição desse trabalho, sendo que o empreendimento trabalha no ramo da montagem e manutenção de piscinas. Esta pesquisa é de caráter descritivo, captando também uma natureza quantitativa e qualitativa.

4.1 Situação ou contexto

      A empresa Água Limpa está a 30 anos no Mercado tendo como proprietário José Aldo Lima Ferro. A história da empresa começou quando José Aldo tinha um escritório de representação na qual atuava como representante comercial. Na empresa ele trabalha com o material de construção e viu a necessidade de construir seu próprio empreendimento no ramo de montagem e manutenção de piscinas já que na época não existia nenhuma empresa neste ramo dentro da cidade e a partir de então se originou a empresa ÁGUA LIMPA.

Sempre com sede própria a primeira estava localizada na antiga Casa das Fitas (Av. João XXIII) já a sede atual se encontra na Av. João XXIII 11/51 há 15 anos. Com o passar do tempo a empresa foi se diversificando e aperfeiçoando chegando a trabalhar como irrigação, montagem de poços tubulares e produtos químicos. No entanto, surgiram algumas dificuldades bem como: com o grande desenvolvimento da empresa houve um grande crescimento do ramo na região surgindo uma ampla concorrência; o fato de está há muito tempo no mercado sofreu dificuldades também com as mudanças no plano de governo. Atualmente, a Água Limpa é uma empresa muito reconhecida pela sua qualidade e por todos os seus serviços prestados atendendo todo o Piauí e 70% do estado do Maranhão.






4.2 Instrumento

      A pesquisa de satisfação aplicadas aos funcionários da empresa Água Limpa utilizou-se de uma entrevista contendo 12 questões, na qual 11 eram objetivas e apenas uma de caráter subjetivo. Foram avaliados 10 questionários da qual 08 estavam completamente respondidos, constituídos de 05 questões sobre o relacionamento interpessoal na empresa abrangendo: o relacionamento entre os funcionários e os diversos departamentos da empresa; o respeito entre funcionários e classe administrativa e o favorecimento das execuções na empresa por meio do relacionamento. Outras 07 questões avaliaram as condições físicas do trabalho interrogando: se as condições do trabalho são satisfatórias; os principais fatores que geram insatisfação no trabalho, uma pergunta subjetiva sobre qual medida tomar pra melhoria do ambiente de trabalho dentre outras.

4.3 Amostra


      A presente pesquisa utilizou-se como processo de seleção dos funcionários entrevistados a quantidade máxima (10 funcionários) para este trabalho sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com