TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de mercado

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.825 Palavras (12 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 12

   

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

TEMA: PROJETO DE EDIFÍCIOS ALTOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL

SUBTEMA: BASES DE SUSTENTAÇÃO

TÍTULO: SAPATAS

MARABÁ/PA 2014/10

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

TEMA: PROJETO DE EDIFÍCIOS ALTOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL

SUBTEMA: BASES DE SUSTENTAÇÃO

TÍTULO: SAPATAS

Anderson Mendes de Oliveira

Andréa Gomes da Silva

Bruno Ribeiro Amaral

José Silva de Sousa

Leudson Peron da Silva Rodrigues

Rômulo Araújo Gomes

Stepheny Andrade Ferreira

Talita Cristie Costa Martins

TURMA: ENC 22

MARABÁ/PA

2014/10

1  

RESUMO  

Neste trabalho são apresentados aspectos relacionados à classificação quanto à geometria e a rigidez bem como, à análise estrutural de fundações do tipo sapata. Na engenharia civil a sapata é a parte da edificação que recebe o peso de uma determinada estrutura, a qual recebe o nome de fundação. É a primeira parte da edificação a ser construída e a que fica em contato direto com o solo. Com este trabalho buscou-se comparar o uso dos diferentes tipos de sapata, e definir qual a mais adequada para cada tipo de solo. Para isto foi realizado pesquisa bibliográfica em livros, artigos e monografias. Com as pesquisas realizadas foi possível identificar que as sapata é uma estrutura na maioria das vezes de concreto armado com a forma aproximada de uma placa, na qual se apoiam colunas, pilares ou mesmo paredes. Possuem na sua estrutura vigas de aço, vigas de madeira ou pedras e pode ser rígida ou flexível, suas dimensões e forma dependem da carga (peso atuante) e do tipo de solo (resistência). Com o resultado deste estudo foi possível inferir as relações entre os principais parâmetros que definem os custos envolvidos em projetos de fundação do tipo sapata, estas relações permitem uma análise de quais tipos de sapata é mais viável para cada tipo de solo. .  

Palavras-Chave: fundações, sapatas, estruturas.  

 

2  

1. CARACTERIZAÇÃO  

A sapata é responsável por suportar o peso de uma construção e mantê-la firme. Também chamada de fundação rasa ou direta, conduz a carga do edifício ao terreno através das compressões distribuídas sob a base de sustentação de apoio. Desse modo, o desempenho da sapata é tolerar com segurança as cargas provenientes dos prédios, edifícios, pontes, viadutos e etc.  

O projeto estrutural das sapatas atualmente tem sido uma das melhores soluções de fundações superficiais utilizada na construção civil. Os rigorosos cálculos têm como função determinar a carga que será distribuída aos andares de um edifício.

O presente instrumento de analise caracteriza-se como uma relação interdisciplinar das matérias estudadas pelos graduandos do segundo semestre de engenharia civil da faculdade metropolitana de marabá, tendo como temática sapatas.

Esta forma de abordagem das disciplinas permite que tenha uma maior interação dos discentes com as reais aplicações dos conteúdos estudados dentro da engenharia civil, relacionando os principais pontos das disciplinas ministradas em sala de aula com as obras de construção civil.  

3  

2. METODOLOGIA  

A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória e bibliográfica, pois estes métodos proporcionam meios para definição e resolução de problemas já conhecidos, assim como explorar novas áreas de conhecimento do tema estudado que ainda não foram exploradas suficientemente. Além do mais, possibilita fazer uma análise do assunto com novo tipo de enfoque e chegar a novas conclusões. Além de permitir uma maior cobertura do assunto devido ao grande número de fontes consultadas.  

Segundo Marconi e Lakatos (2006), pesquisa exploratória são investigações empíricas cujo objetivo é a formulação de questões ou de problemas, com tripla finalidade: (i) desenvolver hipótese, (ii) aumentar a familiaridade do pesquisador com o ambiente, fato ou fenômeno, para realização de uma pesquisa futura mais precisa ou (iii) modificar e clarificar conceitos.

A pesquisa bibliográfica consiste no levantamento de referências teóricas já publicadas constituídas principalmente de: livros, revistas, publicações em periódicos e artigos científicos, jornais, monografias, dissertações e teses com objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material já escrito sobre o assunto da pesquisa (PRODANOV E FREITAS, 2013).

 

4  

3. RELATO  

Sapatas são elementos estruturais cuja função e transmitir as ações atuantes na estrutura, devem apresentar resistência adequada para suportar as tensões geradas pelos esforços solicitados.  Além disso, a base de uma fundação deve ser assente a uma profundidade tal que garanta que o solo de apoio não seja influenciado pelos agentes atmosféricos, assim devem ser evitadas cargas em terrenos instáveis, orgânicos, com argilas úmidas ou aqueles com drenagem deficiente, a umidade do solo poderá penetrar o alicerce e poderá danificar a edificação. É de suma importância que a fundação seja corretamente impermeabilizada de acordo com o tipo de terreno, e as cargas são adotadas conforme os tipos de sapatas apresentados abaixo.  

3.1 Sapata isolada

 

Transmite ações de um único pilar, que pode estar centrado ou excêntrico pode ser: Circular, retangulares, quadrada e corridas de acordo com figura abaixo.  

 Figura 01: Sapatas isoladas (Bastos, 2012)    

5  

Balanços não iguais nas duas direções (Ca   Cb) Neste caso recomenda-se obedecer a seguinte relação:  

Sendo R a relação entre as dimensões da figura 02, tem-se:  

Figura 02: Sapata isolada com balanços não iguais nas duas direções.  

Elas recebem as cargas de apenas um pilar. É a solução preferencial por ser em geral mais econômica, porque consome menos concreto e exige trabalho mais simples com a fôrma. No caso de formato não retangular a sapata deve ter seu centro de gravidade com o centro de carga. As seguintes etapas são necessárias para execução: fôrma para o rodapé, com folga de 5cm para execução do concreto “magro”; posicionamento das fôrmas de acordo com a marcação executada no gabarito de locação, preparo da superfície de apoio, colocação da armadura, posicionamento do pilar em relação à caixa com as armações, colocação das guias de arame, para acompanhamento da declividade das superfícies do concreto e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com