TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de mercado, investimentos ou despesas?

Por:   •  7/4/2015  •  Seminário  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa de mercado, investimento ou despesa?

Sabemos que o objetivo maior do Marketing é a identificação e satisfação das necessidades e desejos dos clientes (KOTLER, 2000). Para identificarmos essas necessidades e implantarmos estratégias que conquistem a satisfação do cliente, nós profissionais do Marketing precisamos de algo precioso e sabidamente perecível, a informação, de nossos clientes, fornecedores, concorrentes e do mercado.

Visto o cenário atual, com o grande aumento diário de concorrentes e o surgimento de novos produtos e serviços, é essencial que as empresas se preocupem em obter informações dos clientes para agir pró ativamente, mantendo assim sua vida no mercado. É aí que as pesquisas de mercado entram como ferramentas essenciais para a obtenção de informações a curto prazo, que irão se transformar em aprendizado e inteligência para a empresa a longo prazo, porém fica a pergunta: As pesquisas são então despesas ou investimentos da empresa?

Na realidade atual do mercado globalizado, é crucial que as empresas tenham consciência de que precisam desenvolver novas maneiras de pensar, agir e reagir as ações, tendo como base a informação secundária e primária.

Dos dados, porém nada pode ser feito, deve-se transformá-los em informação, mais será isto o suficiente? Não, as empresas precisam seguir a pirâmide, transformando dados em informação, posteriormente em conhecimento e por fim em inteligência, tornando este um processo contínuo; pois como já dissemos, a informação é perecível, por exemplo: os dados comportamentais de um cliente são plausíveis desde que analisados a curto prazo, pois a sazonalidade do período pode mascarar uma informação e até direcionar para uma decisão errada.

A pesquisa de mercado é classificada em quatro tipos de métodos:

Pesquisa de mercado qualitativa – normalmente usada para pequenos números de pesquisados – não generalizáveis para o todo da população – a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisam também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Neste caso utilizamos roteiros abertos.

Pesquisa de mercado quantitativa – geralmente usada para tirar conclusões – testa uma hipótese específica – usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico e ela permite estimar informações amplas e diversificadas. Aqui usamos um questionário estruturado e fechado.

Técnicas de observação – o pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Um bom exemplo são os cookies dos sites da internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com