TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre clima organizacional

Seminário: Pesquisa sobre clima organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Seminário  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇAO

A pesquisa de clima organizacional é o instrumento voltado para a análise do ambiente interno empresarial a partir do levantamento de suas necessidades. A análise do clima organizacional tem por meta mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários da empresa, por meio da apuração dos seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações. Mapear o ambiente de trabalho é importante para minimizar os focos de problema, melhorando a motivação e o clima dentro da organização. O que se reflete diretamente na qualidade do serviço prestado pelos funcionários e na satisfação da população que o utiliza. Sendo assim, este trabalho, teve como objetivo analisar o clima organizacional da Companhia Paraense de Turismo em dezembro de 2010, em que foram consultados 63 funcionários de diversos setores. Essa pesquisa de clima analisou os seguintes aspectos organizacionais da empresa: apoio da chefia e da organização; valorização profissional; conforto físico; controle/pressão; coesão entre colegas e comunicação.

A complexidade e o ambiente em que vivem as organizações,empresas de pequeno e médio porte, exigem a aplicação da Tecnologia de Informação(TI).O uso de hardware e software, tele-comunicações, automação, recursos multimídia, utilizados pelas organizações para fornecer dados, informações e conhecimento .Como qualquer outra área de negócio, a TI exige as mesmas condições para a efetiva Gestão Financeira, ou seja, de Análise específica, de um Planejamento adequado, de uma Organização das ações, de um Controle dos gastos e novamente de uma Análise dos Resultados para então recomeçar o ciclo financeiro da TI. O estudo do Ambiente, a definição do Patrocinador ou Investidor e a identificação dos Ativos devem estar consonantes para promover a otimização da tomada de decisão, alinhando da estratégia de TI ao o Plano de Negócio da Empresa, à formalização das finanças proporcionará redução dos custos dos serviços; Gestão eficaz da demanda; Redução dos riscos operacionais; Redução do tempo de atendimento; Melhoria na qualidade dos serviços; Total suporte às areas de negócio.

O termo nos remete a conceitos desenvolvidos por diversos pesquisadores que dizem que o ambiente atual das empresas é extremamente competitivo, que a globalização constante leva a uma disputa maior, que a tecnologia vem se desenvolvendo em ritmo acelerado, principalmente na última década, que a internet é fator de desequilíbrio e mudanças, gerando oportunidades e ameaças, etc.

Para avaliar os impactos da TI nas operações e estratégias das organizações,

é necessário que haja foco na sua eficácia, nos resultados advindos das aplicações da TI em relação aos objetivos, metas e requisitos destas organizações. A eficácia deve ser mantida ao longo do tempo e, para este fim, é fundamental o conceito de Alinhamento Estratégico entre a TI e o negócio. Eficiência está relacionada com aspectos internos à atividade de TI e a adequada utilização dos recursos, enquanto que a eficácia confronta os resultados das aplicações de TI com os resultados no negócio da empresa e os possíveis impactos na sua operação e estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com