TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pessoas na organização: O caso McDonald´s

Por:   •  30/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Pessoas na organização: O caso McDonald´s

Os estudos a respeito da administração são recentes, tendo início a partir da revolução industrial. Diante de problemas como: alta demanda de produção, falta de especialização do trabalho e desperdícios oriundos disso, observou-se a necessidade de atentar para diversos aspectos, porém, o ser humano recebia atenção limitada e assumia um papel de quem é apenas parte do processo produtivo.

A teoria clássica de Taylor, Ford e Fayol tinha por objetivo aumentar a produtividade e eliminar a perda de recursos, e entre os estudos desenvolvidos está a perspectiva do homo economicus, àquele cujo interesse estava restrito ao aspecto financeiro e que para produzir mais bastava receber conforme sua produtividade e além disso, enxergava o funcionário como “[...] um indivíduo limitado e mesquinho, preguiçoso e culpado pelo desperdício das empresas, devendo ser controlado por meio do trabalho racionalizado e do tempo padrão” (CHIAVENATO, p. 80, 2013). A teoria das relações humanas e comportamental rompem com esse conceito restrito e enxerga que as pessoas possuem necessidades biológicas, sociais e emocionais, o homo socialis. Com isso observa-se que a diferença entre as três escolas está em como o homem é visto e em como fazê-lo produzir.

A empresa McDonald’s inicia suas operações com ideias clássicas, mas posteriormente se depara com novos desafios onde clientes não se satisfazem mais com o atendimento robotizado. Diante disso, houve a necessidade de adaptação ao novo contexto, e o presidente da empresa no Brasil, Paulo Camargo, rompe com paradigmas clássicos e decide ouvir seus funcionários. O objetivo de readequação às novas exigências de mercado foi atingido de maneira satisfatória pois a gestão participativa e a responsabilidade se sobrepuseram ao controle (MAXIMIANO, Apud, Lima de Castro, 2021). Percebe-se a importância de a gestão atuar coordenando atividades tendo por objetivo a integração entre os indivíduos dentro do ambiente organizacional fazendo com que se relacionem diretamente, Lima de Castro (2021).

Portanto, compreende-se que os estudos inerentes às organizações e às pessoas foram se aprimorando e apesar do ser humano ter perdido por um tempo o seu protagonismo conseguiu assumir novamente um papel importante, não simplesmente como uma máquina, demonstrando ser um indivíduo mais completo.

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da administração: o essencial em teoria geral da administração. Manole. São Paulo, 2013.

LIMA DE CASTRO, Rita de Cassia Marques. Modelos emergentes de gestão. Editora Senac. São Paulo, 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com