TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim 2 semestre

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 6

6. Desenvolvimento de Recursos Humanos

     

O Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH) é a estrutura que ajuda os funcionários a desenvolver suas competências pessoais e organizacionais, conhecimentos e habilidades, que também


inclui oportunidades, como treinamento , desenvolvimento de carreira, gestão de desempenho e desenvolvimento, coaching, planejamento sucessório, identificação de funcionário-chave, assistência, ensino e desenvolvimento da organização.



No momento atual onde existe uma valorização maior em relação capital humano, é necessário que o Departamento de Recursos Humanos desenvolva planos de ação para retenção de talentos.

6.1 – A Importância da administração de Recursos Humanos no setor produtivo  e de serviços e a visão estratégica utilizada pela empresa.

Com o inicio da Globalização trazendo abertura de mercado para concorrência, as empresas precisaram acender a luz de alerta, segundo Chiavenato (2004), “estamos vivendo a era da informação, houve mudanças rápidas, imprevistas e inesperadas na sociedade. O mundo se tornou uma aldeia global , onde a informação cruza o planeta em milésimo de segundos. Com isto vimos o surgimento da globalização da economia.  

A competitividade tornou-se mais intensa entre as organizações, por isso elas necessitam ser mais ágeis e inovadoras para suportarem as novas ameaças e oportunidades do mercado”. Daí a necessidade de um DRH inovador mais criativo e que busque sempre adquirir e reter os melhores talentos disponíveis no mercado.

Diante de tantas mudanças  a  administração de Recursos humanos da empresa Localiza tem o intuito de criar um ambiente de trabalho mais atrativo para que a Companhia tenha a melhor, mais motivada e estruturada equipe, pois entende que colaboradores talentosos, comprometidos com os valores da Companhia e recompensados adequadamente, estão aptos a oferecer atendimento de qualidade aos clientes, o que assegura o constante crescimento da empresa.

 Para que isso seja possível a empresa opera com boa estabilidade nos níveis de supervisão, gerência e diretoria, desenvolve diversos programas de benefícios, desenvolvimento e políticas, a fim de obter os objetivos citados acima.

No organograma abaixo é possível analisar a atuação dos Recursos Humanos com a estratégia de desempenhar atividades pertinentes do departamento Recursos Humanas como: demitir, promover e até contratar. 

[pic 1]

Planejamento Estratégico  

 A empresa localiza adota o RH  Estratégico:  pois seu Rh   atua  como  consultor  organizacional  e  não  somente  como consultor  interno em relação aos gerentes.  Seu  foco  tem uma amplitude maior  e  torna-se responsável pelo planejamento estratégico de RH participando diretamente do planejamento estratégico da organização. Aqui o RH é o agente de mudança e transformação, o carro-chefe da inovação organizacional, sem deixar de lado o papel de consultor interno e guia orientador dos gerentes.

6.1 Modelo de Gestão de Pessoas:

A gestão de pessoas é uma responsabilidade definitiva e uma função de staff. Isto significa que quem administra o pessoal é cada gerente ou chefe dentro de sua área de atuação. É ele quem decide sobre novas admissões, sobre promoções e transferências, sobre avaliação do desempenho, sobre mérito, treinamento, desligamento, disciplina, métodos e processos de trabalho etc. É o chefe quem supervisiona, dá ordens, informações e orientações e recebe dos subordinados as expectativas e planos da organização, e é ele quem recebe as expectativas e sentimentos dos subordinados. Assim, a gestão de pessoas e uma responsabilidade de linha, ou seja, uma responsabilidade de cada chefe. Todavia, para que os chefes atuem de maneira relativamente uniforme e consistente em relação aos seus subordinados, torna-se necessário um órgão de staff, de assessoria e consultoria, para proporcionar as chefias a devida orientação, as normas e procedimentos, sobre como administrar seus subordinados. Além dessa assessoria, aconselhamento, sobre como administrar seus subordinados.

O desafio da gestão de pessoas é proporcionar, para a organização, pessoas com características superiores e experientes, bem treinadas, motivadas a leais, contribuindo com uma cultura de alto desempenho. Quando falamos pessoas, devemos incluir todas as que trabalham na organização, desde o presidente até o mais humilde dos funcionários. É imprescindível transformar os investimentos da gestão de pessoas em resultados efetivos para a organização e para as pessoas que trabalham na organização.

A empresa Localiza Rent a Car  trabalha a gestão de pessoas, focando a valorização da iniciativa do indivíduo e a recompensa pelos melhores desempenhos.

Detentora de um quadro de administradores dotado de experiência nos segmentos em que atua e baixo turnover no corpo gerencial, acredita ter uma equipe motivada como resultado da adoção de boas práticas na administração de sua política de gestão de pessoas, tais como: sistema de remuneração fixa e variável, participação nos resultados e

plano de opção de compra de ações, abrangendo substancialmente seu corpo gerencial

visando o alinhamento de interesses na geração de valor para a Companhia.

A empresa reconhece e valoriza a sua equipe, por isso, o trabalho tem sido pautado pela remuneração competitiva, na valorização da iniciativa dos colaboradores, oportunidades de carreira, benefícios e capacitação profissional com objetivo de reter talentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com