TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim 4 administração

Por:   •  4/4/2015  •  Bibliografia  •  5.453 Palavras (22 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 22

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO PARA INSTALAÇÃO DE TERMINAIS DE AUTOATENDIMENTO COM SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES SOBRE A COPA DO MUNDO 2014 E AS OLIMPÍADAS 2016 NO BRASIL.

UNIDADE GUAÍBA – RS

2013

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO PARA INSTALAÇÃO DE TERMINAIS DE AUTOATENDIMENTO COM SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES SOBRE A COPA DO MUNDO 2014 E AS OLIMPÍADAS 2016 NO BRASIL.

Nome: Júnior de Almeida dos Anjos

RA: 1305026

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Semestre: 01/2013

UNIDADE GUAÍBA – RS

2013

           Este trabalho mostrará como poderão ser implementados terminais de autoatendimento informatizados em pontos estratégicos das cidades que sediarão a copa do mundo de 2014 e os jogos olímpicos de 2016 no Brasil. Mostrará também a viabilidade de aproveitamento de tecnologias recentes disponíveis em hardware e softwares com o objetivo de simplicidade e facilidade de operação.

A principal função dos terminais informatizados é prestar serviços de informações gerais ligadas diretamente ou indiretamente com o evento copa do mundo e jogos olímpicos, sendo uma ferramenta importantíssima para o usuário local e principalmente para o turista estrangeiro. Os serviços oferecidos estarão listados em forma de menu na tela do terminal, oferecendo ao usuário uma interface  objetiva e prática. As informações serão armazenadas em banco de dados e poderão ser modificas ou complementadas em tempo real, mostrando sempre dados atuais. Os terminais estarão localizados principalmente em aeroportos, rodoviárias, estação de metrô, pontos turísticos e nos estádios de futebol.

O projeto formou seu banco de dados com informações diretamente ligadas ao evento como tabela de calendário de jogos, posição do seu país na copa, localização dos estádios, placar dos jogos em andamento e mapas interativos, tudo atualizado em tempo real. Outros serviços como utilidade pública ligados ao evento também serão oferecidos como informações sobre linhas de ônibus, eventos locais, pontos turísticos da cidade, rodoviária, hotéis, hospitais e delegacias.

O modelo implantado neste projeto visa a auto sustentabilidade, priorizando a escolha de periféricos, hardwares e softwares pelo menor consumo de energia e dentro do possível o uso de energia renovável. Outros dois pontos importante abordado é o uso de materiais recicláveis e a distribuição de grande quantidade de informações na forma digital que evitará o uso de toneladas de papel.

 Os terminais de autoatendimento deverão ter uma interface muito intuitiva, com facilidade de operação para proporcionar ao usuário um atendimento prazeroso.  O uso de tecnologias recentes será de grande importância para tornar o atendimento mais rápido e objetivo. As telas LED sensíveis ao toque em conjunto com softwares de última geração serão fundamentais para uma interatividade amigável entre o usuário e a máquina.

O sistema operacional escolhido para gerenciar todo o sistema foi o Linux com distribuição Ubuntu. A  escolha foi baseada nas características exigidas para um funcionamento estável, rapidez de acesso ao banco de dados, interface  amigável, suporte as tecnologias de rede e distribuição livre.

Palavras-Chave: Autoatendimento, informatização, copa do mundo, tecnologia, público, informações.

ABSTRACT

Este artículo le mostrará cómo se pueden implementar computarizado cajeros automáticos en ciudades estratégicas que serán sede de la Copa del Mundo en 2014 y los Juegos Olímpicos de 2016 en Brasil. También mostrar la viabilidad de aprovechar las últimas tecnologías en hardware y software con el objetivo de la simplicidad y facilidad de operación.

La función principal de los ordenadores es proporcionar servicios de información general relacionados directa o indirectamente con la copa del mundo de eventos, siendo una herramienta importante para el usuario del sitio y sobre todo para los turistas extranjeros. Los servicios ofrecidos se enumeran en orden de menú de la pantalla del terminal, ofreciendo al usuario una interfaz de objetivos y la práctica. La información se almacena en la base de datos y puede ser completada o modificas en tiempo real, siempre mostrando los datos actuales. Los terminales están localizados principalmente en los aeropuertos, estaciones de autobuses, estación de metro, lugares de interés y los estadios de fútbol.

El proyecto formó su base de datos con información directamente relacionada con el evento, como accesorio de mesa, la posición de su país en las copas, estadios ubicación, decenas de juegos en progreso, y mapas interactivos, todos actualizados en tiempo real. Otros servicios como los servicios públicos relacionados con el evento también se ofrecen como información sobre las rutas de autobús, eventos locales, lugares de interés de la ciudad, carreteras, hoteles, hospitales y estaciones de policía.

El modelo implementado en este proyecto es la autosostenibilidad, dando prioridad a la elección de los periféricos, hardware y software para el consumo de energía más bajo y en lo posible el uso de energía renovable. Otros dos puntos importantes discutidos es el uso de materiales reciclables y la distribución de grandes cantidades de información en forma digital que evita el uso de toneladas de papel.

 Los cajeros automáticos deben tener una interfaz muy intuitiva con la operación fácil de proporcionar al usuario un servicio agradable. El uso de las nuevas tecnologías será de gran importancia para hacer el servicio más rápido y objetivo. Las pantallas táctiles LED junto con el software más reciente será la clave para una interacción amistosa entre el usuario y la máquina.

El sistema operativo elegido para gestionar todo el sistema era la distribución de Linux Ubuntu. La elección se basó en las características requeridas para un funcionamiento estable, rápido acceso a la base de datos, interfaz fácil de usar, las tecnologías de redes de apoyo y de libre distribución.

Palabras clave: ATM, la informatización, la copa del mundo, la tecnología, la información pública.

INTRODUÇÃO

O projeto foi elaborado pelos alunos da Universidade Paulista cursando Gestão da tecnologia da informação do 1º semestre, onde foram aplicados os ensinamentos obtidos nas disciplinas de Lógica, estatística, sistemas operacionais e desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com