TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim I- Administração Hoje

Por:   •  29/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.484 Palavras (10 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA –UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I –PIM I

OS MANDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO RELACIONADOS COM AS DISCIPLINAS APLICADAS NO 1º  BIMESTRE

Nome:      Odilon de Campos Neto

RA:           1502109

Curso:       Tecnologia em Logística

Semestre: 1º Semestre

Polo:          Bebedouro

SÃO PAULO

 2015[pic 2]

        

Sumário

1. RESUMO        

2   INTRODUÇÃO        

3. DESENVOLVIMENTO        

1 ELABORE UM PLANO DE NEGÓCIO        

1.1- MISSÃO E VISÃO DAS EMPRESAS        

2 DIVULGUE SUA EMPRESA        

3 CRIAR UM CLIMA ORGANIZACIONAL FAVORÁVEL        

4 TREINE E MOTIVE FUNCIONÁRIOS        

5  CONECTE-SE COM A INTERNET        

6 REALIZE UMA AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE        

7 ACOMPANHE E ADAPTE-SE ÀS MUDANÇAS DO MERCADO        

8 CRIAR UMA ROTINA DE TRABALHO        

9 ACOMPANHE A CONTABILIDADE        

10 TER CONTROLES ADMINISTRATIVOS/ FINANCEIROS        

4 CONCLUSÃO        

5 CITAÇÕES RE FERÊNCIAS        

1. RESUMO

Com o processo de globalização, a ideia de competitividade aumenta cada vez mais, levando assim, as empresas, à uma busca contínua de melhorias. As rápidas mudanças ocorridas no mundo, exigem um grande esforço da empresa para se adaptar às mudanças necessárias. Vivemos a era da mudança. A preocupação com o futuro deve fazer parte também desta nova conjuntura organizacional. O sucesso depende da presença de um planejamento adequado à empresa. Construir o futuro da organização é a maior missão do empreendedor. É preciso conhecer bem seu território, para que não seja desperdiçado energias caminhando na direção errada. É necessária uma boa administração desde o seu plano de negócio. As empresas devem ultrapassar a missão, valor e visão, para que busquem seu verdadeiro propósito, aquilo que dá sentido à sua existência.

2   INTRODUÇÃO

A administração enquanto campo de estudo oferece diversos aspectos organizacionais do nosso dia- a –dia. A administração é um processo dinâmico de tomar decisões, é um processo de administrar toda e qualquer situação e garantir os objetivos traçados pela mesma.

Segundo KWASNICKA, (2004, p. 19),

“Administrar é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária. A necessidade de administrar surge do confronto entre as variáveis que compõem uma atividade formalmente estruturada, como recursos materiais e humanos, tecnologia, restrições ambientais, entre outros.”

Para DRUCKER (2002),

“Administrar significa assumir tarefas. Significa disciplina. Mas significa também gente. Cada realização da administração é a realização de um administrador. Cada fracasso, é o fracasso de um administrador. São pessoas que administram, e não ‘forças’ nem ‘fatos”.

A partir das definições acima notamos que o ser humano está cercado de organizações que interagem uma com as outras, em busca de eficácia e eficiência para alcançarem seus objetivos traçados no planejamento estratégico na fase de elaboração das mesmas.

Planejar a empresa é fundamental, e principal função do administrador, eles representam os membros que tem a função de planejar, organizar, dirigir e controlar. Essas funções são interligadas e cabe ao administrador considerar o efeito de cada uma delas, para que se tenha uma boa administração. Podemos definir que a Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.

Durante as aulas da disciplina Fundamentos da Administração, em suas cinco unidades, nos foi apresentado os diversos conceitos e desdobramentos da Administração, desde de seu contexto histórico até o seu desenvolvimento em dia atuais.

A disciplina apresenta os fundamentos para se ter uma boa administração, desde seus gerenciamentos até seus processos englobando as atividades financeiras, logísticas, vendas, produção e etc. Também nos apresentou a necessidade de um planejamento estratégico para que tenhamos elementos essenciais que nos permitam analisar os alicerces da nova organização, que vai determinar o processo organizacional de valores, missão e visão da mesma.

Sabemos que as organizações precisam coordenar suas atividades prevendo o futuro, preparando-se para o inevitável e controlar o incontrolável. Deve-se também estabelecer um conjunto de objetivos priorizando alcançar as oportunidades de mercado.

As disciplinas estudadas neste 1º Bimestre foram: Fundamentos da Administração. Técnicas em Informática e Comunicação Empresarial.

Em fundamentos da Administração podemos conhecer a história da administração desde que o homem sentiu a necessidade de se organizar, começando com os artesãos e passando por vários processos até chegarem aos processos administrativos de hoje. Essa disciplina levou-nos aos principais conceitos, perfis de administradores e as ferramentas de gestão que interferem na objetividade das empresas nos dias atuais.

Na disciplina Técnicas de informática tivemos uma visão geral sobre como a tecnologia influi nos processos gerenciais das empresas, desde a utilização de softwares, redes e como a estruturação do departamento de TI consegue agregar valor nas organizações com seus sistemas de informações tão necessários para os processos organizacionais.

Em Comunicação Empresarial aprendemos as técnicas de comunicação interna das mesmas e também a comunicação externa com o mercado, desta disciplina depende a imagem Institucional que a empresa transmite para funcionários, clientes e fornecedores, pois sabemos que a comunicação é uma necessidade do ser Humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com