TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Projetos em Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  14/10/2015  •  Artigo  •  4.355 Palavras (18 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Planejamento estratégico e gerenciamento de projetos em micro e pequenas empresas.

José Márcio Arcanjo dos Santos (UNIBRATEC) falecommarcioarcanjo@hotmail.com

Barbara Caroline Ferreira Vasconcelos (UNIBRATEC) vasconcelos_barbara@hotmail.com

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre a utilização do planejamento estratégico e as metodologias de gestão de projetos nas micro e pequenas empresas do bairro de São José na cidade do Recife. No que se refere aos procedimentos metodológicos, o estudo caracteriza-se como qualitativo e quantitativo, do tipo exploratório e descritivo, sendo realizado através de uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas realizadas em 40 MPE’s. Como resultados, percebe-se uma expressiva aceitação entre as empresas analisadas para elaboração do seu planejamento estratégico, dando ênfase para elaboração das metas empresarias. Verificou-se que a principal forma de comunicar o planejamento e orientar os funcionários é através de reuniões. Em contrapartida, percebe-se que as organizações não realizam análises dos ambientes interno e externo na mesma intensidade, e que não existe uma metodologia padrão para elaboração do planejamento. Constatou-se também que a maioria das organizações não trabalha sob o âmbito de projetos, e as empresas que trabalham, não utilizam as boas práticas descritas no Guia PMBOK 5º edição por que não as conhecem.

Palavras chave: microempresa, pequena empresa, estratégia, projetos.

Strategic planning and project management in micro and small businesses.

Abstract:

This article aims to conduct a study on the use of strategic planning and project management methodologies in micro and small companies in the St. Joseph neighborhood in the city of Recife. As regards the methodological procedures, the study characterized as qualitative and quantitative, exploratory and descriptive, being carried out through field research through interviews conducted in 40 MSE’s. As a result, we can see a significant acceptance among the companies analyzed to prepare its strategic planning, with emphasis on development of entrepreneurial goals. It was found that the main way of communicating the planning and guide employees is through meetings. On the other hand, it is clear that organizations do not perform analyzes of internal and external environment to the same degree, and that there is no standard methodology for development planning. It was also found that most organizations do not work under the scope of projects and companies working , do not use the best practices described in the PMBOK Guide 5th Edition why have not known.

Key-words: micro-enterprise, small business, strategy, projects.

1 Introdução

O planejamento estratégico nas empresas é um tema amplamente discutido no meio acadêmico e empresarial, alguns autores acreditam que, sem plano, os administradores podem não saber como devem organizar as pessoas e os recursos, podem até mesmo não ter uma ideia clara do que precisam organizar (STONER E FREEMAN, 1994). A palavra planejamento lembra pensar, criar, moldar, ou mesmo tentar controlar o futuro da organização dentro de um horizonte estratégico (PEREIRA, 2010), procura responder a questões básicas, como: por que a organização existe, o que ela faz e como ela faz (CHIAVENATO, 2010). O planejamento estratégico pode ser uma das ferramentas, que se utilizadas corretamente, reduzirá o índice de fechamento das empresas, pois proporcionará maior organização gerencial (SANTOS, 2005).

Quando se considera a metodologia para elaboração do planejamento estratégico nas empresas, uma das fases consiste em realizar a análise básica de como chegar à situação que se deseja. Esta fase pode ser dividida em dois instrumentos perfeitamente interligados: os instrumentos prescritivos e os instrumentos quantitativos (OLIVEIRA, 2004). Os instrumentos prescritivos visam deixar explicito o que deve ser feito pela empresa para que se direcione ao alcance dos propósitos estabelecidos dentro da sua missão, de acordo com sua postura estratégica, respeitando as macropolíticas e macroestratégias, e se direcionando para a visão estabelecida, ou seja, o que a empresa quer ser.

Por outro lado os instrumentos quantitativos consistem nas projeções econômico-financeiras do planejamento orçamentário, devidamente associadas à estrutura organizacional da empresa, necessárias ao desenvolvimento dos planos de ação, projetos e atividades previstas. Os instrumentos prescritivos do processo de planejamento estratégico podem ser determinados através de três etapas:

  • Estabelecimento de objetivos, desafios e metas;
  • Estabelecimento de estratégias e políticas funcionais;
  • Estabelecimento dos projetos e planos de ação.

O último passo do plano prescritivo, que corresponde à identificação, estruturação e posterior administração dos projetos necessários ao desenvolvimento do planejamento estratégico proposto, requer uma atenção especial (ARCANJO, 2014).

De acordo com o Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos “os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização”, e são normalmente autorizados como resultado de uma, ou mais das seguintes considerações estratégicas (GUIA PMBOK, 2012):

  • Demanda de mercado;
  • Oportunidade/necessidade estratégica de negócios;
  • Solicitação de cliente;
  • Avanço tecnológico;
  • Requisito legal.

Oliveira (2004) conceitua um projeto como sendo “um trabalho com datas de início e término previamente estabelecidas, com um coordenador responsável, resultado final predeterminado e no qual são alocados os recursos necessários a seu desenvolvimento”. Um projeto pode ser entendido como “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.” Onde a sua natureza temporária indica um início e um término definidos (GUIA PMBOK, 2012).

Segundo Arcanjo (2014), independente da estrutura organizacional, do porte e do nível de escolaridade de seus empreendedores, a gestão eficaz de projetos é uma forma clara de ajudar as organizações a alcançar os seus objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo.

Para o Guia PMBOK (2012), “o gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender os seus requisitos”. E é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos 47 processos agrupados logicamente, abrangendo os cinco grupos de processos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (796.2 Kb)   docx (566.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com