TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria E O Planejamento Nas Micro E Pequenas Empresas

Exames: A Controladoria E O Planejamento Nas Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2014  •  4.583 Palavras (19 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 19

A controladoria e o planejamento nas micro e pequenas empresas

brasileiras: uma estratégia gerencial

Resumo:

Segue algumas considerações sobre a falta de planejamento em micro e pequenas empresas.

99% da malha empresarial nacional são as micro e pequenas empresas

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE: sete em cada dez empresas brasileiras encerram suas atividades antes dos cinco anos de vida

Motivo pela falta de planejamento e controladoria.

1. Introdução

A cada dia que passa, o fluxo de informações dentro de uma empresa se torna maior e mais complexo, exigindo cada vez mais um número maior de dados para auxiliar à tomada de decisões. Consequentemente, essa complexa malha organizacional exige uma demanda cada vez maior de profissionais que consigam ter uma visão ampla sobre os negócios da empresa.

No Brasil, nove em cada dez empresas são classificadas como micro ou pequena empresa de acordo com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas . SEBRAE (2005), as quais absorvem maior contingente de mão de obra em relação as grandes empresas. O problema é que muitas dessas empresas não suportam as pressões normais do cotidiano e acabam encerando suas atividades com pouco tempo de vida. De acordo com dados da mesma fonte, cerca de 71% das micro e pequenas empresas abertas anualmente no Brasil, fechamas portas antes de completar cinco anos.

Como salienta Silva (2005), muitos empresários defendem que o principal motivo para o fechamento de suas empresas seria a instabilidade econômica, a dificuldade para aquisição de financiamentos, os juros altos e a queda do poder aquisitivo. Sem dúvidas a instabilidade econômica é um motivo de bastante relevância neste ciclo de encerramento das atividades das empresas, más não é o principal. Em recentes pesquisas realizadas pelo SEBRAE (2005), constatou-se que o principal motivo para o encerramento das atividades das micro e pequenas empresas no Brasil é a falta de planejamento, tanto financeiro como estratégico.

Dessa forma, esses sintomas acima citados podem ser diagnosticados em uma única

causa: a falta de planejamento do empreendedor ao abrir ou conduzir sua empresa. Em muitos casos, como afirma Silva (2006), .o empresário ou candidato a empresário é um bom técnico 2 da área que vai atuar, mas entende muito pouco de gestão, estrutura societária e levantamento de capital, questões comuns no planejamento estratégico e na gestão empresarial..

Sendo assim, o presente estudo pretende utilizar os conhecimentos da controladoria

como ferramenta gerencial para solucionar este problema. Como salienta Schmidt (2002), na controladoria se trabalha os dados e informações fornecidas pela contabilidade e pela administração, visando sempre mostrar aos administradores, os pontos de estrangulamento presentes e futuros que podem colocar em risco ou reduzirema rentabilidade da empresa.

Com base nisso, o estudo se divide em sete partes: na primeira é apresentada a

introdução do estudo; na segunda, sua justificativa e problemática; na terceira, a metodologia utilizada em seu desenvolvimento; na quarta, a fundamentação teórica a respeito da controladoria; na quinta, noções acerca de gestão; na sexta, as funções do planejamento no processo de gestão; e na última, as considerações finais.

2. Justificativa e Problemática

Diante do exposto nos parágrafos precedentes, evidenciando alguns dos problemas levantados e a relevância do tema, acredita-se ser de grande valia o desenvolvimento de um estudo mais detalhado na área, a fim de desenvolver técnicas administrativas que auxiliem os administradores destas empresas na tomada de decisões e definição da posição estratégica de suas empresas. Leva-se em conta, ainda, a grande representatividade que esse grupo tem em nosso país, tendo em vista que ele representa 99% das empresas nacionais e mais de 57% dos empregados formais (SEBRAE, 2005). Mesmo com toda essa importância, estas empresas ainda se encontram fadadas à falta de informações e, até, à falta de preparo de seus administradores, o que as tornam vulneráveis.

O SEBRAE (2005) há algum tempo iniciou um trabalho de desenvolvimento

empresarial junto aos pequenos empresários, no sentido de formar nestes empreendedores uma cultura de gestão, isto é, capacitação administrativa. Nesse sentido, alguns cursos foram oferecidos em todo o país. O que mais chamou a atenção dos organizadores foi um assunto que os profissionais da gestão empresarial vêem com freqüência e ora comprovar-se- ia. Do total de empresários que compunham essas turmas, de 60% a 70%, no início dos trabalhos,

reportavam aos organizadores sua urgente necessidade de investimentos externos, mais

dinheiro, mais crédito etc. O mais importante e interessante nesse assunto foi que, ao final do curso de capacitação, apenas uma pequena parte ainda pensava da mesma forma. Ferramentas de controle de custos, otimização de resultados, planejamento e outras, foram ministradas nesses cursos, transformando assim a visão destes empresários, deixando evidente que o grande problema dessas empresas era a falta de planejamento por parte de seus administradores que, unido comesses problemas citados, tornavam-se fatais.

Dessa forma, partiu-se dessa idéia à busca da resposta da seguinte questão de pesquisa: .como a controladoria pode auxiliar os gestores das micro e pequeans empresas brasileiras a planejar e controlar as atividades de suas empresas com mais eficiência?.

3. Metodologia da pesquisa

A pergunta que se pretende responder com o estudo está relacionada a um fenômeno

relativamente atual na nossa sociedade. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória aplicada, envolvendo duas etapas: a primeira, a revisão de literatura pertinente ao tema; e a segunda, a análise e discussão da aplicação dos conhecimentos levantados na revisão de literatura, nas micro e pequenas empresas brasileiras.

O desenvolvimento do estudo envolveu a pesquisa bibliográfica, com investigações

baseadas em livros, artigos e internet. De acordo com Silva (2003, p. 60), pesquisa

3 bibliográfica .é o tipo de pesquisa que explica e discute um tema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com