TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento da implementação do Plano de Gerenciamento Ambiental

Projeto de pesquisa: Planejamento da implementação do Plano de Gerenciamento Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 8

PROINTER – PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM ІІ

Tutora a Distância: Joyce Vicca Huber

Anápolis

03/Novembro/2013

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.........................................................................................1

2.GESTÃO AMBIENTAL..........................................................................2

3. CONCLUSÃO..........................................................................................5

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................6

1. INTRODUÇÃO

Planejar a implementação de um Plano de gestão ambiental requer alguns cuidados básicos para que as intenções e planos se transformem em ações reais. Para isso, as organizações precisam traçar um plano de gestão para atingir seus objetivos. Para iniciar o planejamento a organização deve estabelecer e manter procedimentos que permitam avaliar, controlar e melhorar os aspectos ambientais da organização, especialmente no que diz respeito á legislação, normas, uso racional de matérias- primas e insumos, saúde e segurança dos colaboradores e minimização de danos ambientais.

O crescente compromisso do meio empresarial com o meio ambiente tem ganhado espaço e repercussão nos últimos anos. No entanto sabe-se que essa prática é comum em empresas de grande porte, que acabam usando isso como estratégia de marketing. Diante disso, este estudo se propõe a analisar a gestão ambiental em uma microempresa do setor têxtil, situada no município de Aparecida de Goiânia, chamada Sallo Indústria e Comércio de roupas LTDA, no mercado há 17 anos.

1

2. GESTÃO AMBIENTAL

O compromisso empresarial com o meio ambiente é notadamente crescente, especialmente nos últimos anos. Tal fato deve-se tanto a exigência dos consumidores, que buscam produtos e serviços que lhes proporcione melhor qualidade de vida; quanto aos retornos de marketing que a responsabilidade socioambiental proporciona a empresa que a pratica.

Apesar de ser bastante evidente e estar em constantes discussões, o compromisso ambiental por parte das empresas, na maioria das vezes, não atinge entidades de micro e pequeno porte.

O setor têxtil possui grande expressividade no cenário econômico nacional, representando cerca de 17,5% do Produto Interno Bruto (PIB) da industria de transformação brasileira, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), torna-se relevante estudar a responsabilidade ambiental de microempresas, a fim de se entender como esta é tratada e praticada.

A gestão ambiental consiste no conjunto de ações promovidas para o planejamento, controle, execução e avaliação dos aspectos e impactos ambientais inerentes às atividades de uma organização. Nesse sentido, Ribeiro (2006, p.146) entende que “o gerenciamento ambiental é, pois, um conjunto de rotinas e procedimentos que permite a uma organização administrar adequadamente as relações entre suas atividades e o meio ambiente em que elas se desenvolvem.”

A empresa foi fundada oficialmente em 1996, como um pequeno comércio revendedor de roupas. Os proprietários possuíam pouco conhecimento sobre o setor, mas já trabalhavam, mesmo antes de abrir a empresa, revendendo roupas na cidade de Goiânia.

Dessa pequena experiência surgiu, então, a empresa.

Anos mais tarde a empresa começou a fabricar seus próprios produtos, após a aquisição de maquinários usados e sem muita tecnologia. Essa pequena fábrica funcionava nos fundos da casa do proprietário. Mais tarde a empresa mudou sua fábrica para um prédio, após aquisição de maquinário novo, com tecnologia de ponta.

2

Nesse intervalo de tempo a empresa abriu novas lojas na cidade Goiânia, onde está sediada, se consolidando neste mercado com seis lojas.

Atualmente a empresa produz cerca de quinze mil peças por mês, entre moda masculina e infantil. Conta com duas marcas e cerca de 320 colaboradores diretos.

Toda a produção da empresa é destinada as lojas que são os pontos de vendas que, atualmente, são seus únicos elos de distribuição dos produtos ao mercado. Trata-se de uma empresa familiar, que veio ganhando espaço no mercado nos últimos anos, e atualmente está consolidada e conhecida na cidade, por seus produtos.

A empresa pratica algumas ações sociais, voluntariamente, sem utilizar isso em seu favor, como estratégia de marketing ou promoção social. Dentre essas práticas, pode-se citar a coleta do lixo reciclável, produzido por seus colaboradores. O lixo reciclável coletado, junto com os retalhos de produto, que não possuem mais utilização, é vendido e a receita dessa venda é destinada à realização de uma confraternização com crianças, em uma comunidade próxima a unidade fabril.

Este trabalho visa a implantação da gestão ambiental na empresa nas áreas de produção visando a implantação de um novo sistema de qualidade, agregando inclusive controle de resíduos produzidos, e elaboração de um manual de segurança interna da empresa. Investir em desenvolvimento de tecnologias, ou apenas ações que reduzam os impactos ambientais e contratação de especialista para assessoramento do processo. Implantação de um sistema de gerenciamento dos impactos ambientais, controle e prevenção de impactos ambientais. Inserção da gestão ambiental no planejamento estratégico da empresa e, consequentemente, em seus orçamentos. Inserir a preservação ambiental como prioridade em seus orçamentos, destinando parcela dos recursos a essas ações. Implantar sistemas de divulgação das praticas da empresa em relação ao meio ambiente, proporcionando maior transparência.

Em seus processos produtivos são gerados resíduos sólidos, principalmente poeira em excesso.

3

Não há controles rigorosos em seu processo produtivo, consequentemente, não há tratamentos para controle e redução desses resíduos, mas há uma preocupação com os colaboradores que precisam usar mascaras para poderem operar as máquinas e desenvolver suas atividades.

Outro fator que prejudica o desempenho e precisa ser reavaliado pela empresa é o uso de protetores auriculares por parte de seus colaboradores, uma vez que os ruídos sonoros produzidos são altos e todas as máquinas produzem algum ruído sonoro.

Com tudo isso o objetivo da implantação da Gestão ambiental é a implantação de um controle de qualidade mais completo, englobando a avaliação dos aspectos e impactos ambientais e capacitação dos colaboradores e gestores sobre estes aspectos e impactos para reduzir os impactos provocados ao meio ambiente, decorrente dos processos da empresa, bem como para promover a conscientização dos aspectos ambientais inerentes ao processo, junto aos seus colaboradores.

4

3. CONCLUSÃO

Com a aplicação do projeto de gestão ambiental, através do plano apresentado neste estudo o objetivo geral desta pesquisa que era analisar a gestão ambiental de uma empresa de médio porte. Observou-se a importância da gestão ambiental em uma empresa, notou-se que a necessidade de se avaliar a sustentabilidade ambiental em empresas desse porte, revela informações importantes que merecem tratamento adequado, possível a partir da utilização dos instrumentos propostos neste estudo.

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »