TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Plano De Aula

Ensaios: Planejamento E Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ELIZABETE CAVAGNOLLO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA

VILHENA

2014

ELIZABETE CAVAGNOLLO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa; Ensino de Língua Portuguesa; Ensino de Educação Física Escolar; Seminário VI; Estágio Curricular Obrigatório II Educação Infantil, Professoras: Juliana Fogaça; Laura Cabral; Marlizete Steinle; Sandra Reis; Suhellen Lee; Vilze Vidotti.

Tutora eletrônica: Tânia Regina Caldini

Tutora de sala: Leonir A. Flores

VILENA

2014

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o planejamento e os planos de aula estudados neste semestre na disciplina Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais Ensino Fundamental

Planejamento

O planejamento envolve organização das atividades, que permite o direcionamento do docente, dessa forma, apresentam-se como um processo reflexivo de intervenção na realidade. ‘O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social’ (LIBANEO, 1994, p. 222).

O planejamento deve ser flexível e sempre adaptá-los à realidade do nosso aluno, sempre colocando em pratica o que desejamos. O professor não pode se acomodar, desse modo, precisa ter clareza dos fatores que podem não permitir que o plano seja colocado em ação.

Assim organizado, o planejamento é uma atividade mental que envolve reflexão e previsão de ações. Para ser concretizado, necessita ser transformado em um documento, ou seja, um plano ou um projeto.”O plano e os projetos constituem a forma escrita do planejamento, é a sua culminância, é um esboço das conclusões resultantes do processo mental de planejar” (HADJI. 2001, p. 95). .

O plano necessita ainda de clareza, precisa escrito em linguagem simples e clara, que permita seu entendimento por todos. Não pode dar margem à margem dupla interpretação e não deve ser rebuscado e cheio de palavras bonitas e inócuas.

A elaboração do planejamento é um processo de construção do conhecimento e pode ser compreendido em etapas de acordo com Vasconcellos (2000), sendo que a primeira etapa, a analise da realidade, na qual ocorre a busca de informações sobre a realidade em que vai ocorrer a ação pedagógica, envolve os conhecimentos dos sujeitos: professor e alunos..

No processo de planejamento necessitamos ainda definir as forma de avaliação do processo ensino aprendizagem, tendo em vista a analise critica e profunda do trabalho realizado e a reordenação de novos direcionamentos.

Considerando os elementos, compreendemos que planejar é um ato necessário a pratica pedagógica do professor. Sem planejamento, ação docente dissolve-se e se perde. No entanto, planejar não dever ser uma ação obrigatória, realizada simplesmente para cumprir tarefas ou atender formalidades do sistema escolar. É necessário que o professor reconheça a importância e necessidade de planejar, a fim de assegurar a aprendizagem do aluno, ou seja, que o professor tenha clareza da concepção de planejamento escolar.

Plano de aula

O plano de aula consiste na proposta do trabalho para uma aula, ou de um grupo de aula ou de uma unidade e deve estar articulado como o plano de curso e o projeto político-pedagogico. A elaboração de plano de aula deve partir da reflexão mental realizada no planejamento, uma vez que o plano de aula é a concretização do ato de planejar. Dessa forma, um plano de aula deve conter, em sua estrutura, os elementos necessários a sua execução: dados de identificação, cronograma, objetivos específicos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos, avaliação, referencias e anexos.

Apresentamos, assim, uma discussão acerca dos elementos constitutivos do plano de aula bem como sugestões para elaboração de um plano. Contudo não temos a intenção de engessar o plano, nem tampouco enrijecer sua estrutura. Apenas apresentamos reflexões pontuais que possas=m contribuir com a ação do professor.

Os dados de identificação devem conter os elementos que possibilitam identificar e caracterizar a escola e a turma: nome da escola, turma, série, professor, disciplina e ano.

O cronograma consiste na previsão do tempo a ser desenvolvido na ação pedagógica.

Os objetivos específicos correspondem às intenções, aos propósitos, ao que se espera que o aluno alcance, naquele determinado período de tempo, com o conteúdo trabalhado.

O conteúdo é o que vai ser trabalhado, na aula, para alcançar aqueles objetivos previstos.

Os procedimentos metodológicos ou estratégias de ensino é a organização seqüencial das aulas ou intervenções, ou seja, é a forma como a aula será desenvolvida, como deve ser realizada para que o aluno aprenda aquele conteúdo e atinja o objetivo.

Os recursos didáticos são os materiais necessários a execução da aula, o que será utilizado e deve ser disponibilizado para que se efetive aquela aula, conforme foi prevista.

A avaliação é o acompanhamento da aprendizagem do aluno, para futuras intervenções. Permite verificar o que o aluno aprendeu ou não, quais e onde ouve falhas e ouve a tomada de decisão que culmine com a revisão do processo e aprendizagem do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com