TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e plano de aula

Projeto de pesquisa: Planejamento e plano de aula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho vem mostrar a importância do planejamento e do plano de aula na ação pedagógica. O planejamento e o plano de aula na educação vêm levantar questionamento de que tipo de cidadão se pretende formar. É um trabalho presente que se analisa o futuro de cada criança.

Sendo assim o planejamento é feito em longo prazo contendo os eixos temáticos que serão trabalhados durante o ano. O plano de aula vem ser o desdobramento desse planejamento anual ou semestral. O texto abaixo vai mostrar mais o aprofundamento deste estudo e em seguida o modelo de um plano de aula.

2 DESENVOLVIMENTO

Planejamento e plano de aula

Diante dos estudos o planejamento sempre está presente em todas as coisas que vamos fazer, por isso é imprescindível na área docente. Sabemos que o planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja o objetivo proposto no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes. Apesar da importância do planejamento muitos professores optam por aulas improvisadas que acabam não dando certo. Portanto um bom docente sempre planeja suas aulas.

Além do planejamento não se pode deixar de falar do plano de aula que é realizado para ser trabalhado em um dia, semana, ou mês. Foi possível perceber nos estudos que o planejamento é mais completo que o plano de aula, pois você pode planejar um semestre ou até mesmo um ano letivo. O planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre os recursos e objetivos para melhor desenvolvimento do trabalho pedagógico. Enquanto o plano de aula é a preparação de um dia letivo do professor, onde ele pode alternar essa aula de acordo com a necessidade de cada criança. O plano de aula tem a função de orientar a prática do professor, partindo da própria prática.

O planejamento é realizado sem o professor conhecer seu aluno, já o plano de aula o professor já o conhece, ou seja, o plano de aula vai ser o desenvolvimento do planejamento que já havia sido realizado porem mais detalhado alcançando a necessidade de cada aluno. Alem disso por mais bem planejado que seja o planejamento e o plano de aula o professor precisa ter consciência que alguns imprevistos irão surgir tornando se necessários às novas alterações.

Assim os componentes que deve compor um plano de aula é clareza, objetividade e flexibilidade. Diante desta expectativa posso afirmar que o planejamento é uma estruturação e organização da ação educativa em forma de intervenções orientadas que se têm resultados através dos planos de aula aplicados, ou seja, o planejamento indica qual rumo o plano de aula deve se seguir.

Plano de aula interdisciplinar

Dados de identificação:

Escola: Municipal Benjamin Guedes

Serie: 2º ano

Disciplina: Educação Física

Conteúdo interdisciplinar: língua portuguesa

Professora: Magnólia Rodrigues

Data:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com