TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de carreira

Tese: Planejamento de carreira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Tese  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

gestão de carreira é elemento fundamental quando se trata do desenvolvimento profissional. Se num passado não tão distante as empresas é que definiam como seria o futuro dos funcionários, hoje esse papel se inverteu. Para apresentar o tema, a comissão organizadora da VI Semana Acadêmica da Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF) convidou Dr. Idalberto Chiavenato. Na noite de segunda-feira (03/10) ele proferiu a palestra de abertura do evento.

Na segunda vez que palestra em Passo Fundo, Chiavenato abordou o tema da gestão de carreira. Segundo ele, muitas vezes durante a vida acadêmica os estudantes não percebem que têm uma carreira pela frente. “Ele aprende a planejar, a definir objetivos, uma série de coisas, mas ele não as aplica em si mesmo. O que vamos mostrar aqui nada mais é do que como planejar a carreira”, pontuou. Hoje, o autogerenciamento é que define qual será o futuro dos profissionais. “Antigamente era a empresa que praticamente moldava a carreira de seus funcionários. Hoje essa responsabilidade foi delegada a cada pessoa”, comparou.

Planejamento

O planejamento da carreira é feito em três passos, conforme explica Chiavenato. O primeiro é fixar objetivos, seguido pelo planejamento de como eles serão atingidos. “Em terceiro lugar uma coisa muito importante. Vivemos em uma época em que se fala muito em capital intelectual e cada pessoa precisa gerir o seu. E o que é capital intelectual? Nada mais é do que conhecimento transformado em habilidades, juntamente com julgamento e uma atitude para centralizar isso tudo”, finalizou.

Semana Acadêmica

Durante a abertura do evento, o reitor da UPF José Carlos Carles de Souza destacou a importância de os estudantes aproveitarem o período acadêmico para desenvolverem o empreendedorismo. “Trabalhamos cada vez mais essa temática em todas as áreas para termos coragem de enfrentar o futuro que está a disposição de todos. Se tivermos uma boa formação tenho certeza que o empreendedorismo estará estampado na frente de cada um, desafiando-o a fazer cada vez mais e melhor”, considerou. Para o diretor da Feac, professor Eloi Dalla Vecchia, a Semana Acadêmica é uma oportunidade para os alunos encontrarem referenciais em diversas áreas. “Quero parabenizar o Dauceca pela bela organização da Semana Acadêmica que com certeza será um sucesso”, avaliou.

Para o presidente do Diretório Acadêmico dos Universitários de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Dauceca) Douglassi Negri o objetivo da Semana Acadêmica Integrada da FEAC é aumentar o conhecimento do aluno, agregando valores que nem sempre são abordados em sala de aula. “Para isso trouxemos profissionais, palestrantes voltados a essa área, para agregar ainda mais conhecimento ao aluno”, pontuou. A Semana Acadêmica Integrada acontece em todos os campi da UPF onde são desenvolvidos cursos da Feac.

Também participaram da abertura do evento as professoras Cassiana Cruz, coordenadora do curso de Administração, e Maristela Capacchi, coordenadora do curso de Ciências Contábeis. A programação da Semana Acadêmica segue até esta sexta-feira (07/10). As atividades da manhã se concentram no Auditório da Feac e à noite no Centro de Eventos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com