TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de carreira

Tese: Planejamento de carreira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Tese  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

Este trabalho tem por objetivo descrever o papel da área de Recursos Humanos em termos de seu significado e importância no alcance dos objetivosestratégicos de uma locadora de DVDS,identifica o posicionamento que a área de RH ocupa na empresa e identifica o modelo de gestão adotado pela empresa,reconhece,por meio das políticas e praticas de RHadotadas,os subsistemas de provisão e desenvolvimento contemplando as seguintes disciplinas:Desenvolvimento de recursos humanos,Suprimento de mão de obra,Mercadologia,Contabilidade,Gestão de Recursospatrimoniais e logísticos e Dinâmica das relações interpessoaisExplicar o que vem a ser planejamento de mão de obra, discorrer sobre sua importância e descrever a postura da empresa em relação a tal prática.

Descrever os tipos de recrutamento e quais são utilizados pela organização estudada. Descrever o processo de seleção adotado pela empresa e comentar suas principais ferramentas e técnicas.

Há avaliação do processo de recrutamento e seleção? Como é feito? Qual sua relevância?

Suprimentos de mão de obra

Planejamento da vaga

O planejamento de RH representa um processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais dentro de determinado período de tempo. Trata-se de antecipar a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização de ação organizacional futura” com base na oferta e demanda do mercado de trabalho (CHIAVENATO, 2009, p. 29). Após o planejamento os gestores de área ficam responsáveis por produzir as solicitações de contratação durante o ano, a partir disto é elaborado o perfil da vaga com base na descrição do cargo, onde constam informações como formação, experiência, competências técnicas e comportamentais que a função exige. Com estes dados em mãos o recrutador pode definir qual a melhor fonte para divulgar a vaga e iniciar o processo de recrutamento.

Segundo Chiavenato (2009, p. 68) “recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização”, ou seja, neste processo às empresas buscam fontes de profissionais capacitados e comprometidos que possam agregar valor ao seu negócio. De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Você S/A em parceria com a ABRH Nacional em 2013, os meios mais utilizados para recrutamento atualmente são os sites Linkedin, Catho on-line, Facebook e Infojobs, sendo o Linkedin uma ferramenta utilizada para recrutar desde cargos de analista até presidentes e diretores.

Com os currículos em mãos inicia-se o processo de seleção, que de acordo com Chiavenato (2009, p. 106) se resume em escolher e filtrar “entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização.

FONTE: Recursos Humanos - O Capital Humano das Organizações 9ª edição

Recrutamento de Pessoal

O capital intelectual tornou-se primordial para as empresas entenderem as tendências globais, pois cada vez mais os dados e as informações passaram a chegar às empresas com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com