TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Departamento PEssoal

Trabalho Universitário: Introdução Ao Departamento PEssoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  1.866 Visualizações

Página 1 de 5

1 Introdução a Departamento Pessoal

Partes das atividades do departamento pessoal atual, data de épocas bem remotas, desde quando a humanidade inventou o trabalho, já se registrava atividades de admissão e demissão de pessoal.

A partir da Revolução de 1930, o governo provisório instituiu o decreto nº 19.398, de 11/11/1930, trazendo várias medidas de proteção ao trabalhador: Regularização da Sindicalização, Critérios de concessão de férias, carteira de trabalho, etc.

Departamento pessoa é constituído de três setores:

Admissão de Pessoal

Manutenção de Pessoal

Desligamento de pessoal.

No departamento de pessoal tem que seguir todas as leis definidas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)

Os funcionários pertencem a uma classe de categoria que chama-se Sindicato. O sindicato determina o piso salarial dessa categoria, (a data do reajuste salarial dá-se o nome de data-base), para isto tem que haver negociação.

Não é só o funcionário que possui sindicato, as empresas também possuem um sindicado de categoria, chamado Sindicato Patronal. O sindicato patronal é que faz acordo com o sindicato da categoria, o que chamamos de acordo coletivo, e na época da data-base vão discutir o reajuste salarial, isso se chama convenção coletiva. Se ambas as partes não chegarem a um acordo, a justiça então decide, sendo nesse caso a sua sentença chamada de dissídio, que é um acordo coletivo dado na lei.

2 RH – Recursos Humanos

Dentro de um sistema capitalista, onde o objetivo da empresa é de gerar lucro para os acionistas através de atendimento das necessidades da sociedade, todas as áreas de uma empresas tem o objetivo de melhorar o resultado da empresa, através de algum tipo de recurso.

Então o RH é o responsável por melhorar o resultado da empresa, através do recurso “pessoas”. A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem as organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos.

Sendo assim, na maioria das empresas o RH cuida dos processos que selecionam pessoas, treinam as pessoas, desenvolvem as pessoas e remuneram as pessoas.

O Rh também é responsável junto com a direção da empresa, por definir em uma empresa sua cultura, sua identidade, seus valores que irão permear todas as ações de todas as pessoas em todos os processos.

Além desses, o RH auxilia em todas as atividades da empresa que impactam no comportamento e atitude das pessoas: Estrutura Organizacional, promoção interna, feedback, liderança, gestão de processos e metas, gestão de projetos, entre outras.

3 RH – Área de seleção de pessoas

A área de seleção é uma das áreas mais estratégicas da empresa de recursos humanos.

Dentro das atividades estratégicas, a área de seleção deve conhecer como ninguém o negócio da empresa, deve ter no sangue a cultura e os valores da empresa, deve conhecer as pessoas e o gestor. Existem atividades como: ligar para candidatos, agendar sala, preparar material para dinâmicas de grupo, responder e enviar e-mails, fazer anúncio de vagas, filtrar currículos, etc.

4 RH – Desenvolvimento Organizacional

A área de Desenvolvimento de Pessoas no RH como o próprio nome diz, é responsável por construir ferramentas e metodologias para que as pessoas se desenvolvam, dentro da estratégia das empresa.

4.1 Cultura e Valores

Cuidar para que as ações praticadas correspondam ao que foi escrito no papel.

4.2 Avaliação de Desempenho

Metodologia que avalia os funcionários em relação aos resultados e a forma como os resultados foram alcançados (valores, competências, comportamento).

4.3 Treinamento

Treinar os funcionários dentro de determinados conhecimentos e competências corporativos ou especificas para a função.

4.4 Gestão de Talentos

Programa de desenvolvimento para novos profissionais através de programas corporativos de estágios ou traines.

Um fatos importante e a diferenciação, ou seja, pessoas são diferentes e por isso não podem ser reconhecidas como se fossem todas iguais. Um grande desafio dessa área é desenvolver processos e métodos que consigam diferenciar os resultados e atitudes das pessoas, para construir um plano de desenvolvimento individual.

4.5 Atividades

1) O que se entender por atrair, manter e desenvolver os talentos humanos das empresas?

2) Qual a maior dificuldade que o RH encontra nas organizações?

3) Diferencie R.H. de D.P.

4) O que se entende por clima organizacional?

5) A área de seleção é considerada uma área estratégica da empresa. Porque isso ocorre? Qual a importância desta área para a emrpesa?

5 Relação de Emprego

Conforme o artigo 2º da CLT, o empregador é aquele que: Admite, assalaria, controla a prestação de serviços.

Empregador: Empresa individual ou coletiva.

Equiparam ao empregador, para efeitos exclusivos da relação de emprego:

- Profissionais Liberais;

- Instituições de beneficência;

- ONG’S.

5.1 Artigo 2º da CLT

Empregado: Toda pessoa física que presta serviço de natureza não eventual a empregados, sob independência deste e mediante salário.

Para que ocorra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com