TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos De Planejamento Na Construção Das Políticas Sociais No Brasil

Dissertações: Os Processos De Planejamento Na Construção Das Políticas Sociais No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 11

A GESTÃO SOCIAL E OS INDICADORES SOCIAIS

Machadinho D’ Oeste-RO

2014

CLEBER SANTANA

A GESTÃO SOCIAL E OS INDICADORES SOCIAIS

Trabalho apresentado ao Curso Serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Estatística e indicadores sociais; Processo de Trabalho e Serviço Social; Oficina de formação - tecnologia da informação

Orientadores:Prof. Amanda Boza; Clarice Kernkamp; Rodrigo Zambon

7º Semestre pendência

Machadinho D’ Oeste-RO

2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO......................................................................................5

2.1 Os indicadores sociais e o processo de gestão ...................................7 CONCLUSÃO...................................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O tema abordado sobre os indicadores sociais configura-se em uma discussão recente, porém, torna-se cada vez mais evidente a sua importância para o processo de gestão. Nesta perspectiva, visa essa pesquisa apresentar dados sobre a abordagem crítica dos dados obtidos, a discussão referente à atitude dos profissionais frente a esse tema, a construção dos indicadores sociais e a atualização profissional. Neste sentido, o presente artigo discute a necessidade e o fundamento de um dos elementos indispensáveis ao processo de gestão social, o indicador social.

Qual a importância da utilização de indicadores sociais nos remete a uma discussão anterior referente à gestão social, processo presente em toda política pública, manifestada por meio de programas, projetos, serviços sociais.

2 DESENVOLVIMENTO

A gestão social não pode ser resumida a um simples sistema de gerenciamento, ela se apresenta de forma mais ampla e complexa, pois supõe uma postura filosófica, política e ideológica profundamente relacionada com a dimensão econômica, política e social. Nela é definida a direção, a natureza da ação que requer conhecimentos técnicos e administrativos, ainda, supõe a permanente análise dos contextos interno e externo. (Carvalho, 1999 p. 19-29.)

A sociedade e seus fenômenos não são estáticos, genéricos e neutros, mas sim, um conjunto de relações criadas e recriadas num dado processo histórico, o que significa dizer que está em constante transformação, movimento, caracterizando cada contexto sócio-histórico e econômico e sua forma de gerir o social.

A tendência da gestão social, hoje, é também uma conseqüência desse processo. Deste modo, a gestão social refere-se a um processo contínuo e dinâmico que envolve ações de planejamento, execução e avaliação de serviços sociais e um compromisso de construir respostas às necessidades sociais da população. Deve ser desenhada e realizada, com fundamentação, para não comprometer a ação social demandada, visto que o indicador social permite o desenho de uma gestão social.

Os indicadores sociais possibilitam informações importantes, que nos permite avaliar aonde vamos, onde estamos e de que forma seguir, em relação aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados.

Conforme Jannuzzi (2004),

“um indicador social é uma medida, em geral quantitativa dotada de um significado social, utilizado para quantificar, substituir, operacionalizar um conceito social abstrato”. É um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, é um instrumento programático operacional para planejamento, execução, monitoramento, avaliação de políticas públicas.

Ou seja, de acordo com Bonadío (2003, p.129) compõem a agenda da política social como um referencial indispensável para a definição de prioridades e alocação de recursos. Enfim indicadores não são simplesmente dados, números, eles nos permitem conferir os dados de acordo com as questões postas na realidade social, ou seja, é uma atribuição de valor, números a situações sociais. Entretanto, é importante lembrar que existe uma diferença entre indicador social e estatística pública, embora estes sejam interpretados corriqueiramente com o mesmo conceito.

A utilização de indicadores sociais apresenta-se imprescindível, uma vez que se trata de “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas” (Jannuzzi, 2004, p. 15), que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos, serviços sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com