TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento, sua compreensão por vários especialistas

Artigo: Planejamento, sua compreensão por vários especialistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Artigo  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

Planejamento é o primeiro processo administrativo, o principal objetivo é pensar depois agir, prevendo o máximo possível de possibilidades e desenvolver as ferramentas, métodos ou estratégias para transpor e solucionar obstáculos. O planejamento é essencial para que as situações adversas apareçam com a menor frequência possível, não comprometendo os planos de ação e nem os objetivos da empresa.

PLANEJAMENTO POR IDALBERTO CHIAVENATO é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Os tipos de planejamento são:

* Planejamento Estratégico: as empresas têm com o objetivo alcançar suas metas, através de planejamento global e em longo prazo.

*Planejamento Tático: de médio prazo, gerencia os recursos, cada área tem seu planejamento e busca otimizar essas áreas para alcançar um resultado.

*Planejamento Operacional: abrange tarefas ou atividades específicas, projetadas no curto prazo, a fim de alcançar as metas impostas pela organização.

Para BARBOSA & RABAÇA, planejamento é o ato de relacionar e avaliar informações e atividades de forma ordenada e com lógico encadeamento entre elas. Segundo STONER, planejar significa pensar antes em seus objetivos e ações, baseando seus atos em algum método, plano ou lógica, e não palpite.

Para Fernandes Berton: Refere-se às decisões presentes que tem implicações nos rumos futuros da empresa, é a ferramenta essencial para a empresa que deseja definir a sua futuro.

Ao comparar os autores, o planejamento é visto de uma forma diferente mais com significado praticamente iguais, destacando o valor que eles têm dentro da administração.

O autor Roberto Shinyashiki:

Um administrador deve ter uma visão além do seu alcance, não podem ser limitadas, pensando sempre à frente, em algo novo para conquistar futuramente. Para Paulo Barreto dos Santos: A melhor forma de negócio é a atualização, estando à frente de tudo que se passa. Tem que ter postura e utilizar ideias futuristas, transmitir segurança, confiança, ser justo, pontual, ter mais acertos do que erros.

DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO

Planejamento é o ato de antecipar-se na busca de seus objetivos e ações.

“Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim”. (Aurélio),

“Planejar é a determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc.), visando à realização de determinado projeto; planificação”. (Houaiss) “O planejamento é uma atribuição pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificados”. (FRIEDMAN, 1960)

TIPOS DE PLANEJAMENTO

Nível Estratégico

Envolvem a visão de uma empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização.

Nível Tático

Ou Planos Táticos, que envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo.

Nível Operacional

A partir dos planos Táticos são desenvolvidos os planos Operacionais. Estes planos são bem mais objetivos, racionais e detalhados, elaborados pelos executores operacionais da empresa, abordando cada operação do departamento em separado em um horizonte de tempo de curto prazo.

De todos os planos operacionais que podem existir, os mais comuns são:

Procedimentos, orçamentos, programas, regras.

PLANEJAMENTO:

Arte de pensar em algo antes de ser executado, ou na forma de sua execução, para atingir seus objetivos e metas de um modo em que o resultado seja o mais próximo possível daquilo estipulado.

Projeto Social

Objetivo:

Promover uma ação social através da visita aos idosos de um asilo.

Situação atual: Carente de pessoas que se coloquem a disposição para realizar uma visita e oferecer algum tipo de conforto aos idosos.

Formar uma equipe de forma que uma vez por semana uma das duplas ofereça o serviço voluntário totalizando quatro visitas mensais aos idosos.

Será organizado um movimento através de palestras para divulgar e conscientizar os alunos sobre a situação em que se encontram os idosos, com relação aos itens de uso e consumo diário, e principalmente sobre a situação psicológica que muitos desses idosos se encontram, muitas vezes abandonados pela família, traumatizados por não terem condições físicas para executar pequenas tarefas diárias.

Após receber os voluntários será fornecido um treinamento sobre primeiros socorros que serão ministrados em parceria com o corpo de bombeiros, para que os voluntários estejam aptos a prestar o primeiro atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com