TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica: O planejamento urbano no Rio

Por:   •  15/5/2018  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  1.056 Visualizações

Página 1 de 2

FRIDMAN, Fania, SIQUEIRA, Eduardo UMA CIDADE GLOBAL NO RIO DE JANEIRO Revista Rio de Janeiro, n. 9, p. 23-40, jan./abr. 2003.[pic 1]

Ricardo Vitor baia Martins.

Turma:92N

O trabalho aborda as principais características do marketing urbano no planejamento estratégico do estado do Rio de Janeiro, assim como algumas referencias e consequências de planos elaborados dentro desse planejamento.

O marketing urbano é uma ramificação do planejamento estratégico que trata com a promoção e venda das cidades. O resultado que se espera com as ações do poder público são de produção, consumo e lucro, fazendo assim uma imagem significativa da cidade no âmbito global, como é o caso da cidade do Rio de Janeiro.

A cidade do Rio foi uma das pioneiras no uso do planejamento estratégico no Brasil, inspirado principalmente nos modelos espanhóis mais específico no caso de Barcelona, buscou-se uma adaptação desses planos para a realidade brasileira, assim o planejamento urbano local poderia atingir um patamar internacional.

Foi no governo de Cesar maio que foi implantado o plano Rio sempre Rio no ano de 2005, o mesmo que se utiliza até hoje passando por atualizações como Os Planos da Cidade no segundo governo de Cesar Maia.

Em meio as ações do plano se destacaram o programa Favela-Bairro e o Rio Cidade, o primeiro buscava uma quebra da segregação urbana, tentando inserir as comunidades a cidade, através de serviços básicos e infraestrutura que se baseava na qualificação dos espaços nas favelas ao invés de construir novas casas e transferir os moradores, já o segundo faria uma identificação de bairros potencializadores da cidade para a partir deles serem traçados eixos e daí inicia-se o processo de qualificação urbana.

Outro plano foi a instalação do teleporto que se deu por conta da precária infraestrutura de serviços em geral, e de serviços de alta tecnologia em particular. A instalação na cidade do Rio procurou preencher de certa forma essas lacunas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (350.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com