TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estrategico vale do rio doce entre 2010 a 2014

Por:   •  12/5/2015  •  Monografia  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT[pic 1]

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

LUZIA BATISTA DOS SANTO

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA CRESCENTE COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL.

SINOP-MT

2015

LUZIA BATISTA DOS SANTO

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA CRESCENTE COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL.

[pic 2]

SINOP-MT

2015

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO        03

 JUSTIFICATIVA...................................................................................................................05

 OBJETIVO..............................................................................................................................06

 METODOLOGIA        .07

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................................08

REFERÊNCIAS........................................................................................................................09



1 INTRODUÇÃO

Por volta dos anos 50, com o crescimento de empresas americanas como General Motors e Ford, houve uma real necessidade de se desenvolver uma metodologia para planejar o futuro, de uma maneira que o crescimento não ficasse dependendo somente das habilidades de seus executivos chefes (Tavares, 1991; Robson, 1997).

Na década de 70, o planejamento chegou a uma nova etapa, a do Planejamento Estratégico que nasceu centrado na competição entre as empresas, pois os níveis de crescimento dos mercados à época não eram suficientes para atender as expectativas de crescimento de todas as empresas de determinados ramos (Robson, 1997).

Planejamento é o processo através do qual as empresas se mobiliza para atingir o sucesso e construir seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro (PAGNONCELLI, 1992).

O planejamento pode ser conceituado também como um processo de desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa (OLIVEIRA 2003).

O planejamento estratégico se mostra, cada vez mais, como uma ferramenta fundamental no mercado competitivo, buscando melhores métodos de aperfeiçoamento de gestão das operações empresariais (PORTELLA, 2011).

A competitividade de uma organização é condicionada por questões econômicas, políticas, sócio-culturais, de infra-estrutura, além de suas competências internas em práticas gerenciais, relação de trabalho, domínio de tecnologias e capacidade de inovação. Competitividade é a correta adequação das atividades do negócio no seu micro-ambiente (DEGEN, 1989).

Segundo Barcellos (2002), no mundo empresarial, a estratégia está associada a arte da guerra. Entretanto antes da estratégia já existia a concorrência, que aos longos dos anos não desenvolveu qualquer estratégia, tratou-se de seleção natural e sobrevivência do mais apto.

A estratégia está relacionada com uma adequada utilização dos recursos físicos, financeiros e humanos, a fim de ter as oportunidades maximizadas e os problemas minimizados (OLIVEIRA 1991).

  1. PROBLEMÁTICA

1.2 HIPOTESE

1.3.1 OBJETIVO GERAL

  • Este trabalho tem como objetivo identificar modelos de planejamento estratégicos existentes no cenário empresarial.

1.3.2 OBEJETIVO ESPECÍFICOS

  • Enfatizar, através de bibliografia, os motivos que fazem as empresas investirem em planejamentos estratégicos.
  • Destacar a contribuição real que o planejamento pode dar a administração moderna e
  • Demonstrar métodos práticos para se empreender a tarefa do planejamento.

1.4 JUSTIFICATIVA

O planejamento estratégico tem sido um dos principais temas explorados nos últimos anos, com sua atenção centralizada sobre o planejamento geral nas empresas, sua importância e sua aplicação. Com isso quero destacar a crescente necessidade de formar práticas de planejamento, a contribuição real que o planejamento pode dar a economia moderna e demonstrar métodos práticos para se empreender a tarefa do planejamento.

Com métodos simples demonstrar a possíveis mudanças estratégicas para a transformação econômica de uma indústria, salientar os modelos dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com